A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática Financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática Financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Financeira
Estatística Matemática Financeira

2 Estatística Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam. Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo.

3 População e amostra População é um grupo inteiro. Todos os indivíduos que fazem parte da pesquisa e que possuem uma característica em comum que condiz com o que é pesquisado. Quando não é possível estudar todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.

4 Variável As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. Variável qualitativas:não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. . Variável quantitativa:quando as variáveis de uma pesquisa são, por exemplo, altura, peso, idade em anos e numero de irmãos, dizemos que elas são quantitativa, pois seus possíveis valores são números.

5 Moda Define-se moda como sendo:  o valor que surge com mais freqüência se os dados são discretos, ou, o intervalo de classe com maior freqüência se os dados são contínuos.  Assim, da representação gráfica dos dados, obtém-se imediatamente o valor que representa a moda ou a classe modal Esta medida é especialmente útil para reduzir a informação de um conjunto de dados qualitativos, apresentados sob a forma de nomes ou categorias, para os quais não se pode calcular a média e por vezes a mediana.

6 Mediana A mediana é uma medida de localização do centro da distribuição dos dados, definida do seguinte modo:   Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana  Para a sua determinação utiliza-se a seguinte regra, depois de ordenada a amostra de n elementos:   Se n é ímpar, a mediana é o elemento médio.  Se n é par, a mediana é a semi-soma dos dois elementos médios.

7 Media aritmética A média aritmética simples é a mais utilizada no nosso dia-a-dia. É obtida dividindo-se a soma das observações pelo número delas. É um quociente geralmente representado pela letra M ou pelo símbolo Se tivermos uma série de N valores de uma variável x, a média aritmética simples será determinada pela expressão:

8 Freqüência absoluta e freqüência relativa
Toda pesquisa envolve uma coleta de dados, que devem ser organizados e analisados. Ao determinarmos o número de vezes que determinado valor de uma variável acontece estamos demonstrando a sua Freqüência Absoluta.Freqüência Absoluta de um valor é o número de vezes em que uma determinada variável assume um valor. Em estatística denomina-se freqüência relativa, o resultado obtido da divisão entre a freqüência - o valor que é observado na população - e a quantidade de elementos da população. Geralmente é apresentada na forma de percentagem. Freqüência Relativa (fr) - é o quociente entre a freqüência absoluta da variável e o número total de observações

9 Representação gráfica
A representação gráfica fornece uma visão de conjunto mais rápida que a observação direta dos dados numéricos. Por isso, os meios de comunicação com freqüência oferecem a informação de estatística por meio de gráficos.

10 Colunas

11 Barras

12 Setores (Pizza)

13 Linha

14 Legalização de entorpecentes no Brasil
Pesquisa!! Legalização de entorpecentes no Brasil

15 Pesquisa!! População e amostra: Variável :
Em nossa pesquisa usamos uma amostra. Foram entrevistados indivíduos maiores de 15 anos para representar toda população. Variável : Variável quantitativa: Em nossa pesquisa foi utilizado a idade em numero como característica.

16 Pesquisa!! Freqüência absoluta,freqüência relativa e freqüência absoluta: 41 Freqüência Absoluta Freqüência Acumulada Freqüência Relativa Sim 01 03 45 ___ 45% Não 49 05 55 100 55%

17 Pesquisa!! Representação gráfica:

18 Nomes: Bárbara 03 Cássia 05 Dênia 08 3ªC Maísa 24 Vanessa 36
Viviane


Carregar ppt "Matemática Financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google