A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia de Interface de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia de Interface de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia de Interface de Software

2 Agrupamento por localização
Presteza Projete um sistema que conduza o usuário na interação. Agrupamento por localização Certifique-se de que a distribuição espacial dos itens nas telas conduz o usuário na interação.

3 Agrupamento por Formato
Use os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças. Feedback Forneça feedback imediato e de qualidade às ações do usuário. Legibilidade Garanta a legibilidade das informações apresentadas nas telas do sistema.

4 Densidade Informacional
Concisão Dimensione adequadamente os códigos e termos apresentados e introduzidos no sistema. Ações Mínimas Dimensione adequadamente os diálogos propostos para a realização dos objetivos do usuário. Densidade Informacional Garanta uma adequada densidade informacional das telas apresentadas pelo sistema.

5 Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade
Certifique-se que é o usuário quem comanda explicitamente as ações do sistema. Controle do usuário Forneça possibilidades do usuário controlar o encadeamento e a realização das ações. Flexibilidade Permita que o usuário possa personalizar as apresentações e os diálogos.

6 Experiência do usuário
Projete para usuários com diferentes níveis de experiência. Proteção contra erros Ofereça as oportunidades para o usuário prevenir eventuais erros.

7 Mensagens de erros Correção de erros Consistência
Garanta a qualidade das mensagens de erro enviadas aos usuários em dificuldades. Correção de erros Ofereça facilidades para que o usuário possa corrigir os erros cometidos. Consistência Garanta a coerência do projeto de códigos, telas e diálogos com o usuário.

8 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

9 Significados Quando a codificação é significativa, a recordação e o reconhecimento são melhores. Códigos e denominações não significativos para os usuários podem sugerir operações inadequadas para o contexto, levando a cometer erros.

10 Significados Recomendações
1 - O título deve ser único, pequeno mas suficientemente significativo para ser facilmente relembrado.

11 Significados Recomendações
2 - Os títulos de menu devem ser explicativos, refletindo a natureza da escolha a ser feita.

12 Significados Recomendações
3 - Os títulos de menus devem ser distintos e descritivos - curtos e representativos da opção (utilizando palavras-chave, por exemplo).

13 Significados Recomendações
4 - Os títulos de menus devem ser combináveis, ou seja, devem poder se associar a outros termos, para formar títulos contendo diversas palavras (Animais/Pássaros, por exemplo), a fim de representar a estrutura do menu.

14 Significados Recomendações
5 - A terminologia utilizada nos nomes das opções deve ser familiar aos usuários. COMENTÁRIO: De uma maneira geral, é desejável adaptar a terminologia em função das tarefas dos usuários.

15 Significados Recomendações
6 - Ao definir as palavras a serem utilizadas nos rótulos, prompts, mensagens para o usuário, adote uma terminologia familiar aos usuários. EXEMPLO POSITIVO: Dados requerem código de acesso especial; Chame Administrador da Base de Dados, Erro: X-9999. EXEMPLO NEGATIVO: IMS/VS DBMS dados privativos; Veja DBSA , 0/99-99

16 Significados Recomendações
7 - Adote palavras orientadas à tarefa para rótulos, prompts e mensagens de orientação ao usuário, incorporando termos especiais e jargão técnico que sejam usualmente empregados nas tarefas dos usuários.

17 Significados Recomendações
8 - Nos rótulos dos campos de dados utilize vocabulário descritivo ou termos, abreviações e/ou códigos padrão pré-definidos; evite códigos arbitrários. COMENTÁRIO: Evite rótulos tais como CONJUNTO A, CONJUNTO B, GRUPO 1 e GRUPO 2.

18 Significados Recomendações
9 - Adote códigos familiares ou significativos, em vez de códigos arbitrários. EXEMPLO: Um código mnemônico de três letras (DIR= diretório) é mais fácil de ser lembrado do que um código com três dígitos numéricos. COMENTÁRIO: Um código arbitrário, tal como um número de CEP, pode, eventualmente, tornar-se familiar devido ao seu freqüente uso.

19 Significados Recomendações
10 - Evite abreviações obscuras.

20 Significados Recomendações
11 - Para favorecer a compreensão dos usuários, siga regras simples ao definir abreviaturas. COMENTÁRIO: Quando definir abreviaturas ou outros códigos em entrada de pequenos dados, escolha-os distintamente para evitar confusão e similaridade entre eles. Exemplo: LAN x WAN – fácil confusão Loc x Wid – oferece menos risco de confusão

21 Significados Recomendações
12 - A intermitência deve ser usada com moderação em situações especiais e bem definidas tais como alarmes. Embora a intermitência seja bastante eficiente para atrair a atenção, muitos usuários acham esse recurso aborrecedor e dispersante. Permita ao usuário desligar as intermitências existentes.

22 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

23 Compatibilidade O desempenho é melhor quando a informação é apresentada de uma forma diretamente utilizável (telas compatíveis com o suporte tipográfico, denominações de comandos compatíveis com o vocabulário do usuário, etc.).

24 Compatibilidade Recomendações
1 - As caixas de diálogo para abertura, gravação e fechamento de arquivos, além das caixas para impressão devem ser mais próximas possíveis das padronizadas pelo DOS, MS Windows, Macintosh, etc.

25 Compatibilidade Recomendações
2 - Quando os dados tiverem que entrar a partir de documentos em papel, projete o layout da tela de entrada de acordo com a forma do documento em papel. Isso ajuda o usuário a encontrar e manter a localização enquanto olha para cima e para baixo no terminal.

26 Compatibilidade Recomendações
3 - Se a aplicação deve ter todos os dados disponíveis antes de prosseguir, selecione uma caixa de diálogo modal.

27 Compatibilidade Recomendações
4 - As caixas de diálogo do sistema devem apresentar um botão de validação (Ok), um botão de anulação (Cancela) e, se possível, um botão de ajuda.

28 Compatibilidade Recomendações
5 - Defina a codificação baseando-se nas associações convencionais de determinadas cores. EXEMPLOS: Na apresentação de dados contábeis os números negativos podem ser mostrados em vermelho.

29 Compatibilidade Recomendações
6 - Minimize a codificação por cores, usando poucas cores para designar categorias críticas de dados apresentados.

30 Compatibilidade Recomendações
7 - Estruture a codificação de cores de forma redundante com outras características de apresentação tais como simbologia; não codifique apenas pela cor.

31 Compatibilidade Recomendações
8 - Taxa de intermitência ótima. COMENTÁRIO: Os intervalos "ligado" e "desligado" são frequentemente especificados com a mesma duração. Entretanto, esse tipo de codificação pode funcionar, mesmo quando o intervalo "desligado" for, consideravelmente, mais curto do que o "ligado" .

32 Compatibilidade Recomendações
9 - Saídas sonoras compatíveis com o ambiente. Não faça apresentações sonoras detalhadas em ambientes com ruído elevado.

33 Compatibilidade Recomendações
10 - Use frases afirmativas e na voz ativa. COMENTÁRIOS: As frases na afirmativa são mais facilmente compreendidas do que as negativas. Diga o que deve ser feito em vez de o que deve ser evitado. EXEMPLO POSITIVO: Limpe a tela antes de inserir dados. EXEMPLO NEGATIVO: Não insira dados antes de limpar a tela.

34 Compatibilidade Recomendações
11 - Se uma frase descreve uma seqüência de eventos, a ordem das palavras na frase deve corresponder à seqüência temporal dos eventos. EXEMPLO POSITIVO: "Entre com sua senha antes de rodar um programa." EXEMPLO NEGATIVO: "Antes de rodar um programa entre sua senha."

35 Compatibilidade Recomendações
12 - Ilustrações e animações devem ser usadas para completar as explicações do texto.

36 Compatibilidade Recomendações
13 - Siga as convenções do usuário para formatos de dados padronizados. COMENTÁRIO: O formato da data deve respeitar o formato do país em que a aplicação será utilizada (ex.: no Brasil o formato da data é dia/mês/ano, na Inglaterra e EUA é mês/dia/ano)

37 Compatibilidade Recomendações
14 - As unidades de medida devem ser as que são normalmente utilizadas. Consumo de Combustível [kilometros por litro] Bom [litros por minuto] Ruim Continua...

38 Compatibilidade Recomendações
14 - As unidades de medida devem ser as que são normalmente utilizadas. COMENTÁRIO:Quando os dados necessitarem ser convertidos para unidades familiares, o computador deverá fazê-lo automaticamente. COMENTÁRIO: Quando uma unidade de medida é consistentemente associada a um determinado campo de dados, inclua essa unidade já como parte do rótulo ou do campo, não solicitando que o usuário a digite. Exemplo: Custo = $_____________ Exemplo: Velocidade (mph): ______

39 Compatibilidade Recomendações
15 - Uma exibição é mais conveniente para mostrar um dado numérico que se altera rapidamente, do que uma exibição digital. EXEMPLOS POSITIVOS: Um contagiros ou um velocímetro de um carro, um altímetro ou um horizonte artificial para um avião.

40 Compatibilidade Recomendações
16 - Apresentação digital é adequada para transmitir, particularmente, a precisão numérica da informação.

41 Compatibilidade Recomendações
17 - Se itens identificadores arbitrários forem usados para enumerar uma lista, os números inteiros (começando com 1 (um) para o primeiro item da lista) são preferíveis, em vez de letras (ordem alfabética). Exemplos: Escolha a opção: ___ A – Gravar 1 – Gravar G - Gravar B – Excluir 2 – Excluir E - Excluir C – Sair 3 – Sair S - Sair

42 Compatibilidade Recomendações
18 - Se indicadores numéricos são utilizados para a seleção de opções de menu, convém adotar uma numeração seqüencial começando por "1" e não por "0". Exemplos: Escolha a opção: ___ 1 – Gravar 2 – Excluir 3 – Sair

43 Compatibilidade Recomendações
19 - Organize os eixos de um gráfico de maneira compatível com as convenções e expectativas dos usuários; escalas numéricas iniciando em zero, com intervalos padronizados, crescendo da esquerda para a direita e de baixo para cima.

44 Compatibilidade Recomendações
20 - Use botões de rádio para escolhas mutuamente exclusivas.

45 Compatibilidade Recomendações
21 - Use caixas de atribuição para atribuir valores booleanos.

46 Acabaram as recomendações !!! Ufa!
Dentro do assunto Ergonomia de Software, vimos: 194 recomendações Divididas em 18 critérios Mais informações consulte o site:


Carregar ppt "Ergonomia de Interface de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google