A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Expansão islâmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Expansão islâmica."— Transcrição da apresentação:

1 Expansão islâmica

2 ARTE ISLÂMICA

3 A forma árabe de escrita transformou-se na mais importante característica isolada de toda a arte islâmica, levando ao desenvolvimento de uma infinita variedade de ornamentação abstrata e todo um sistema de abstração linear.

4 Artes visuais Quando se evoca a expressão "arte islâmica", frequentemente julga-se estar perante uma arte desprovida de representações figuradas, constituída unicamente por motivos geométricos e arabescos – esmerados entrelaçamentos de figuras geométricas, folhas, plantas, homens e animais, elaborados à maneira árabe.

5 No entanto, existem numerosas representações de figuras animais e humanas na arte islâmica, que surgem sobretudo em contextos não religiosos.

6 A partir do século IX verifica-se uma censura da representação figurada e considera-se que o ato de representar um animal ou um ser humano é o assumir, por parte do artista, do papel de criador que se acredita que deva estar reservado unicamente a Deus.

7

8 Pintura A pintura de cavalete não existiu na arte islâmica, cujas obras são representadas por afrescos e miniaturas. Os tecidos procedentes de um tiraz eram considerados possessões do mais alto valor e, freqüentemente, levavam impressa a marca da oficina, a data de fabricação e o nome do governante.

9

10 Mosaico A arte do mosaico foi herdada de Bizâncio e da Pérsia antiga, tornando-se uma das disciplinas mais importantes na decoração de mesquitas e palácios.

11 Caligrafia A caligrafia é a mais sublime das artes islâmicas e a expressão mais típica do espírito muçulmano. Ao formar os caracteres da escrita à sua maneira, com muito gosto e finura, a caligrafia provou que as letras podem ser talhadas de diferentes maneiras, o que lhe confere uma riqueza ornamental ilimitada.

12

13 Tapetes A arte de dar nós e de tecer os tapetes e as mantas foi uma criação clássica dos povos nômades, que encontrou acolhida por parte dos muçulmanos.

14 Os temas são variados, mas predominam cenas de caçada e combate, não raro de origem chinesa. Entre os desenhos mais clássicos estão os de utensílios, de motivos florais, de caça, com animais e plantas, e os geométricos, de decoração.

15

16 A cerâmica, o vidro, os azulejos, o artesanato em metal, madeira ou marfim têm sido de importância fundamental na cultura islâmica.

17 ARQUITETURA “A celebrada arquitetura islâmica tenta mostrar a magnificência de um Deus onipresente e invisível através de uma ‘sinfonia de pedra’ - harmônica, matemática, racional, musical - que tenta simbolizar esta transcendência”  Roger Garaudy (filosofo e historiador de arte)

18

19 As mesquitas foram construídas seguindo o modelo da casa de Maomé em Medina, no entanto a arquitetura sagrada não manteve a simplicidade e a rusticidade dos materiais da casa do profeta

20

21

22 Iwan – espécie de pórtico

23 Nas construções mais imponentes, os iwan das fachadas eram flanqueados por dois níveis de pequenos nichos.


Carregar ppt "Expansão islâmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google