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Expansão islâmica
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ARTE ISLÂMICA
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A forma árabe de escrita transformou-se na mais importante característica isolada de toda a arte islâmica, levando ao desenvolvimento de uma infinita variedade de ornamentação abstrata e todo um sistema de abstração linear.
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Artes visuais Quando se evoca a expressão "arte islâmica", frequentemente julga-se estar perante uma arte desprovida de representações figuradas, constituída unicamente por motivos geométricos e arabescos – esmerados entrelaçamentos de figuras geométricas, folhas, plantas, homens e animais, elaborados à maneira árabe.
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No entanto, existem numerosas representações de figuras animais e humanas na arte islâmica, que surgem sobretudo em contextos não religiosos.
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A partir do século IX verifica-se uma censura da representação figurada e considera-se que o ato de representar um animal ou um ser humano é o assumir, por parte do artista, do papel de criador que se acredita que deva estar reservado unicamente a Deus.
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Pintura A pintura de cavalete não existiu na arte islâmica, cujas obras são representadas por afrescos e miniaturas. Os tecidos procedentes de um tiraz eram considerados possessões do mais alto valor e, freqüentemente, levavam impressa a marca da oficina, a data de fabricação e o nome do governante.
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Mosaico A arte do mosaico foi herdada de Bizâncio e da Pérsia antiga, tornando-se uma das disciplinas mais importantes na decoração de mesquitas e palácios.
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Caligrafia A caligrafia é a mais sublime das artes islâmicas e a expressão mais típica do espírito muçulmano. Ao formar os caracteres da escrita à sua maneira, com muito gosto e finura, a caligrafia provou que as letras podem ser talhadas de diferentes maneiras, o que lhe confere uma riqueza ornamental ilimitada.
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Tapetes A arte de dar nós e de tecer os tapetes e as mantas foi uma criação clássica dos povos nômades, que encontrou acolhida por parte dos muçulmanos.
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Os temas são variados, mas predominam cenas de caçada e combate, não raro de origem chinesa. Entre os desenhos mais clássicos estão os de utensílios, de motivos florais, de caça, com animais e plantas, e os geométricos, de decoração.
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A cerâmica, o vidro, os azulejos, o artesanato em metal, madeira ou marfim têm sido de importância fundamental na cultura islâmica.
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ARQUITETURA “A celebrada arquitetura islâmica tenta mostrar a magnificência de um Deus onipresente e invisível através de uma ‘sinfonia de pedra’ - harmônica, matemática, racional, musical - que tenta simbolizar esta transcendência” Roger Garaudy (filosofo e historiador de arte)
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As mesquitas foram construídas seguindo o modelo da casa de Maomé em Medina, no entanto a arquitetura sagrada não manteve a simplicidade e a rusticidade dos materiais da casa do profeta
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Iwan – espécie de pórtico
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Nas construções mais imponentes, os iwan das fachadas eram flanqueados por dois níveis de pequenos nichos.
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