A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente."— Transcrição da apresentação:

1 Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente uma subversão radical da cultura e até dos costumes sociais, negando em bloco todo o passado e substituindo a pesquisa metódica por uma ousada experimentação na ordem estilística e técnica” (Giuliuo Carlo Argan)

2 Introdução A palavra vanguarda remete ao francês avant-garde que significa o que “marcha a frente”. Após o início do século XX, passa a designar correntes artísticas que tragam propostas inovadoras. São nomeadas “correntes de vanguardas” as tendências da arte que surgem na Europa antes, durante e depois da 1ª Guerra Mundial. Dentro das vanguardas européias estão os diversos “-ismos”: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo. As vanguardas caracterizavam-se pela publicação inicialmente de manifestos que foram publicados no período de 1909 à 1924.

3 Cubismo (1907) Surge em Paris, três anos após o Futurismo, nascido de experiências de Pablo Picasso e de Georges Braque. Inicialmente, detém-se às pinturas através da valorização de formas geométricas. A colagem será outra técnica introduzida pelos cubistas. Além disso, a pintura cubista propoe o rompimento com real (foto) e a linearidade da arte renascentista. Proposta: Olha-se para um cubo e compreende-se a totalidade do objeto. “O trabalho do artista não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo”(Picasso). Literariamente, o cubismo tem sua primeira experiência literária através do manifesto de Apollinaire em a literatura cubista manifesta uma preocupação em se aproximara das outras artes plásticas. Ainda valoriza a construção do texto e os espaços em branco e preto da folha de papel. Defendia-se as “palavras em liberdade”, “a invenção de palavras” e a “destruição das sintaxes condenadas pelo uso”. No Brasil, Oswald de Andrade será influenciado por essa tendência na década de 20 e também, posteriormente, a poesia concretista.

4 Les Demoiselles d’Avigno (1907) – de Pablo Picasso
Principais características: * geometrização das formas e volumes;  * renúncia à perspectiva;  * o claro-escuro perde sua função;  * representação do volume colorido sobre superfícies planas;  * sensação de pintura escultórica; 

5 Georges Braque

6 Mulher Chorando (1937) - Picasso
"A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade". Pablo Picasso

7 Poema “A pomba apunhalada e jato d’água” – de Apollinaire

8 O Futurismo Primeiro movimento de vanguarda depois do impressionismo. Inicia-se no século XX com a publicação de um manifesto em 20 de fevereiro de 1909 por Filippo Tomaso Marinetti. Proposta: Olhar para o futuro e desprezar o passado. Nada feito antes é levado em consideração. Exaltação da vida moderna, a máquina, a eletricidade, a velocidade e oautomóvel Trechos do Manifesto: 1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. 8. Nós estamos no promontório extremo dos séculos!... Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Nós já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade onipresente. 9. Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas idéias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher. 10. Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academia de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária. 11. Nós cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifônicas das revoluções nas capitais modernas;

9 O barulho da rua invade a casa (1911), de Umberto Boccioni

10 3) O Dadaísmo (1916) Surge durante a Primeira Guerra Mundial quando ainda acreditava-se na vitória Alemã. Surge durante o movimento de instabilidade do período da Guerra. O manifesto é idealizado por Tristan Tzara : Manifesto Dadá. Proposta: é um movimento de retorno à infância – dadá. Eles querem a inocência primitiva. Propõe a valorização do nada. É o mais radical e agressivo dos movimentos de vanguarda. Na literatura, a arte é caracterizada pela agressividade, improvisação, desordem e rejeição de qualquer tipo de racionalização. Valorizou-se também a livre associação de palavra e a construção de palavras explorando apenas o significante. Pegue um jornal Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. (Tristan Tzara)

11 O elefante Celebes (1921) – Max Ernst

12 Roda de Bicicleta (1913), de Marcel Duchamp, técnica ready-made

13

14 Marcel Duchamp – Monalisa (1919)

15 4) O Expressionismo Surge, na Alemanha, concomitante ao Futurismo, mas só tem o seu manifesto publicado em Surge durante o período da primeira Guerra Mundial. Proposta: Constitui o movimento de DENTRO para fora. O que importa é a associação que o pintor faz em seu interior, o objeto não precisa estar presente. A única realidade é a expressão, ou seja, as imagens nascidas em nosso mundo interior, o belo e o feio não importam. Ideias trazidas pelo manifesto: Ironiza o Real/Naturalismo – o indivíduo estrutura os fatos, não os descreve; Defende o fim das adiposidades da linguagem – poesia sem adjetivo, substantivada; Globalização do movimento – nem Alemão ou Francês; e defende a ideia de que a salvação da humanidade estaria no mundo interior – movimento um pouco mitificado. Obs: Não confundir com Impressionismo – tendência artística que visava a impressão, ou seja, é um movimento de FORA para dentro. O objeto está sempre presente.

16 O grito (1893) – de Edvard Munch.

17 O Moinho Encantado – Franz Marc

18 A mulher com Sombrinha - Ernst Ludwig Kirchner

19 Surrealismo Lançado por André Breton – que rompe com o Dadaísmo- em Paris no ano de Surge no período entre guerras. Suas origens estão ligadas mais ao Expressionismo e à sondagem do mundo interior. Movimento que busca unir Arte e Psicanálise. Proposta: São duas as linhas de em seu início: experiências criadoras automáticas e o imaginário onírico (do sonho). Posteriormente, o surrealismo vai agregar-se a teorias sociais como o Marxismo causando rompimentos interiores e perdendo a sua força. Artistas: André Breton (Literatura); Salvador Dalí, Max Ernst e Joan Miró (artes plásticas); e no Luis Bruñel (cinema)

20 René Magritte, Madame Récamier de David, 1950

21 A Persistência da Memória – Salvador Dalí (1931)

22 The Son of Man, 1926, Magritte. "Tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre ver o que está escondido pelo que vemos.”

23 O carnaval de Arlequim (1925) – Joan Miró


Carregar ppt "Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google