A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICC Profª Lucimare Ferraz Alana Becker Larissa Heberle Laura Pase Bottega Giovanni Sordi Maria Augusta D Righeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICC Profª Lucimare Ferraz Alana Becker Larissa Heberle Laura Pase Bottega Giovanni Sordi Maria Augusta D Righeto."— Transcrição da apresentação:

1 MICC Profª Lucimare Ferraz Alana Becker Larissa Heberle Laura Pase Bottega Giovanni Sordi Maria Augusta D Righeto

2 Conhecimento essencialmente baseado nas experiências do dia- a-dia. Obtido a partir da resolução de problemas imediatos e cotidianos.

3 Basicamente é :  Empírico  Vulgar  Espontâneo  Prático  Utilitarista  Transmitido de geração em geração.

4 Tal conhecimento apresenta as seguintes características:  Superficial  Sensitivo  Subjetivo  Assistemático  Ametódico  Acrítico

5 Superficial Forma de experiência diária que não busca o como e o porquê, ou seja, suas razões. É baseado nos fatos apresentados conforme a aparência, sem questionamentos.

6 Expressa-se com frases como:  “porque vi”  “porque senti”  “porque todo mundo diz”  “porque disseram”

7 Sensitivo Está ligado com a vivência, ou seja, refere-se a estados de ânimo e emoções da vida.

8 Também relacionado a percepção e as crenças pessoais- há uma interpretação afetiva e emotiva da realidade

9 Subjetivo O conhecimento subjetivo caracteriza-se por ser uma concepção individualizada da realidade, sem provas ou questionamentos.

10 Baseia-se nas experiências vividas por cada pessoa, por isso é peculiar a cada um.

11 Exemplos:  O homem gosta de alguma comida, pois já experimentou..  Os avós sabem que chá alivia a dor, por experiência própria.  A criança sabe que se cortar dói, pois já se cortou.

12 Assistemático Assim é considerado na medida em que constitui um conjunto disperso e desorganizado de crenças, não implicando por parte dos seus detentores um esforço de organização.

13 Por isso, algumas das crenças podem ser contraditórias. De forma que as mesmas pessoas podem acreditar que “Quem espera desespera” e “Quem espera sempre alcança”.

14 Ametódico o senso comum não tem método, ou seja, é um saber que não segue conjunto de regras formais algum. Os indivíduos adquirem-no sem esforço e sem estudo.

15 O senso comum é um saber que nasce da sedimentação casual da experiência captada ao nível da experiência quotidiana; é Sincrético.

16 Acrítico Não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é um conhecimento passivo.

17 O indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.

18 Referências:  MARCONI, Marina de Andrade  GIRÃO, José Manoel  PIRES, Carlos  KÖCHE, José Carlos  LAKATOS, Eva Maria  GRÁCIO, Rui Alexandre


Carregar ppt "MICC Profª Lucimare Ferraz Alana Becker Larissa Heberle Laura Pase Bottega Giovanni Sordi Maria Augusta D Righeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google