A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro

2 Universidade brasileira Influência européia jesuítico napoleônico alemão

3 Modelo Jesuítico: Ratio Studiorum 1590 Transmissão do conteúdo Cópia e memorização Método por etapas pré-estabelecidas Conhecimento pronto e acabado

4 Modelo Napoleônico: Grade curricular Justaposição de disciplinas e hierarquizadas Ciclo básico e profissionalizante Separação teoria (ciclo básico) e a prática (estágio).

5 Modelo Alemão: Carreiras voltadas à sociedade industrial Cursos de especialização Pesquisas de interesse utilitário Conhecimento tecnológico e aplicado

6 Lei 5540 – Reforma Universitária/1968 a) Vínculo linear entre educação, desenvolvimento econômico e mercado de trabalho; b) Parcerias entre universidade e setor produtivo;

7 c) Vestibular unificado, ciclo básico, cursos, regime de créditos e matrícula por disciplinas; d) Fim da cátedra e a instalação do sistema departamental; e) Criação da carreira docente e do regime de dedicação exclusiva; e) Criação da carreira docente e do regime de dedicação exclusiva; f) Expansão do ensino superior; g) Extensão universitária; h) Ênfase nas dimensões técnica e administrativa.

8 Lei de Diretrizes e Bases da Educação–9394/96 Construção de diretrizes para as diferentes áreas ou cursos de graduação com objetivos e metas que se constituem em desafios ao modelo tradicional de organização institucional e trabalho docente, iniciando-se pelo momento de organização do projeto pedagógico institucional e de cursos. Construção de diretrizes para as diferentes áreas ou cursos de graduação com objetivos e metas que se constituem em desafios ao modelo tradicional de organização institucional e trabalho docente, iniciando-se pelo momento de organização do projeto pedagógico institucional e de cursos.

9 O professor universitário e o trabalho formativo... Para Garcia e Vaillant (2012) os processos formativos para os professores universitários devem se desenvolver num contexto específico, com organização de material determinado e com certas regras de funcionamento. Como afirmam os autores, (p. “é a inter-relação entre as pessoas que promove contextos de aprendizagem que facilitam o desenvolvimento complexo dos indivíduos que forma e se formam” 29). Para Garcia e Vaillant (2012) os processos formativos para os professores universitários devem se desenvolver num contexto específico, com organização de material determinado e com certas regras de funcionamento. Como afirmam os autores, (p. “é a inter-relação entre as pessoas que promove contextos de aprendizagem que facilitam o desenvolvimento complexo dos indivíduos que forma e se formam” 29).

10 Mas como o professor universitário se constitui docente... Saberes necessários a atuação profissional. Saberes necessários a atuação profissional. Saberes docentes dos professores universitários se voltam para um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício profissional. Saberes docentes dos professores universitários se voltam para um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício profissional. Mas será que os professores universitários possuem os saberes da docente no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão? Mas será que os professores universitários possuem os saberes da docente no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão? Como estamos nos constituirmos profissionais desse espaço se em muitos casos nunca fomos preparados para isso? Como estamos nos constituirmos profissionais desse espaço se em muitos casos nunca fomos preparados para isso?

11 Formação em serviço... A formação continuada refere-se a iniciativas instituídas no período que acompanha o tempo profissional dos professores. Pode ter formatos e duração diferenciados, assumindo a perspectiva da formação como processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Nesse caso os sistemas de ensino, as universidades e as escolas são as principais agencias mobilizadoras dessa formação. A formação continuada refere-se a iniciativas instituídas no período que acompanha o tempo profissional dos professores. Pode ter formatos e duração diferenciados, assumindo a perspectiva da formação como processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Nesse caso os sistemas de ensino, as universidades e as escolas são as principais agencias mobilizadoras dessa formação.

12 No processo de formação... É necessário que os professores possam desenvolver os processos de formação permanentes e para isso as experiências vividas e as trajetórias de vida e as trajetórias traçadas na formação inicial e continuada são marcantes. É necessário que os professores possam desenvolver os processos de formação permanentes e para isso as experiências vividas e as trajetórias de vida e as trajetórias traçadas na formação inicial e continuada são marcantes.

13 Cunha et alii, 2008) confirmamos que, se a universidade é o espaço da formação dos docentes que nela atuam, dificilmente esses espaços se transformam em lugares, compreendidos como o espaço ocupado por significados dos sujeitos envolvidos, ou seja, “quando reconhecemos a sua legitimidade para localizar ações, expectativas, esperanças e possibilidades” (p. 54). Muito menos, transformam-se em territórios, para os quais se teria de contar com o lugar reconhecido e com estabilidade e “onde se explicitam os valores e dispositivos de poder de quem atribui os significados” (p. 56). Cunha et alii, 2008) confirmamos que, se a universidade é o espaço da formação dos docentes que nela atuam, dificilmente esses espaços se transformam em lugares, compreendidos como o espaço ocupado por significados dos sujeitos envolvidos, ou seja, “quando reconhecemos a sua legitimidade para localizar ações, expectativas, esperanças e possibilidades” (p. 54). Muito menos, transformam-se em territórios, para os quais se teria de contar com o lugar reconhecido e com estabilidade e “onde se explicitam os valores e dispositivos de poder de quem atribui os significados” (p. 56).

14 A qualidade da formação... Precisamos nos atentar para o fato de que não devemos buscar apenas pela realização de atividades formativas que, em muitos casos, nem visam pela valorização de determinadas aprendizagens junto ao redimensamento de inúmeros construtos. A formação inicial e continuada precisa ser e estar acompanhada de avaliações e reflexões sobre as experiências e as trajetórias vividas nesses processos formativos. Precisamos nos atentar para o fato de que não devemos buscar apenas pela realização de atividades formativas que, em muitos casos, nem visam pela valorização de determinadas aprendizagens junto ao redimensamento de inúmeros construtos. A formação inicial e continuada precisa ser e estar acompanhada de avaliações e reflexões sobre as experiências e as trajetórias vividas nesses processos formativos.

15 A qualidade nos processos de formação exige uma ação: Participativa; Participativa; Auto-reflexiva; Auto-reflexiva; Contextual/plural; Contextual/plural; Processual; Processual; Transformadora Transformadora

16 Muito Obrigada! Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo razevedo@rc.unesp.br


Carregar ppt "Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google