A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis Inervacionais de Sherrington e Hering

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis Inervacionais de Sherrington e Hering"— Transcrição da apresentação:

1 Leis Inervacionais de Sherrington e Hering
Disciplina- Ortóptica I Aula:

2 Revisão conceitual (Von Noorden, 1996 -p.64)
. Toda contração de um músculo leva a um movimento. . Músculo agonista: é aquele responsável pelo movimento.

3 Revisão conceitual (Von Noorden, 1996 -p.64)
. Toda contração de um músculo leva a um movimento. . Músculo agonista: é aquele responsável pelo movimento. . Músculo antagonista: é aquele que produz um movimento em sentido oposto ao realizado pelo músculo agonista.

4 Revisão conceitual (Von Noorden, 1996 -p.64)
. Músculos sinergistas em um olho: músculos que atuam simultaneamente e movem o olho em um mesmo sentido. RS e OI: sinergistas na elevação RI e OS: Sinergistas na depressão

5 Revisão conceitual (Von Noorden, 1996 -p.64)
. Músculos antagonistas em um olho: músculos que atuam simultaneamente e movem o olho em sentido oposto aos sinergistas. RS e OI: antagonistas em movimentos horizontais. RS – adutor OI - abdutor RI e OS: antagonistas em movimentos horizontais. RI – adutor OS - abdutor

6 Revisão conceitual (Von Noorden, 1996 -p.64)
.Músculos sinergistas nos dois olhos ou Conjugados: músculos que atuam simultaneamente e movem ambos os olhos em um mesmo sentido. RSD, RSE, OID e OIE: sinergistas na elevação RID, RIE,OSD e OSE: sinergistas na depressão RLD e RME: sinergistas na destro-versão RME e RLE: sinergistas na levo-versão

7 Lei inervacional de Sherrington Lei da inervação recíproca
René Descartes (1594 – 1660) Charles Scott Sherrington (1857 – 1952)

8 Lei Inervacional de Sherrington ou Lei da Inervação Recíproca
. Sempre que o músculo agonista recebe um impulso inervacional de contração, um impulso equivalente inibitório é enviado ao seu músculo antagonista.

9 Lei Inervacional de Sherrington ou Lei da Inervação Recíproca
. Sempre que o músculo agonista recebe um impulso inervacional de contração, um impulso equivalente inibitório é enviado ao seu músculo antagonista. . O estado de tensão no agonista exerce uma influência regulatória no estado de tensão em seu antagonista (e vice-versa).

10 Lei Inervacional de Sherrington ou Lei da Inervação Recíproca
. Sempre que o músculo agonista recebe um impulso inervacional de contração, um impulso equivalente inibitório é enviado ao seu músculo antagonista. . O estado de tensão no agonista exerce uma influência regulatória no estado de tensão em seu antagonista (e vice-versa). . Consequências: movimentos binoculares estáveis e suaves.

11 BICAS, 2003. - Se dois músculos de um par agonista/antagonista (p.ex. RM e RL) fossem simultaneamente estimulados para contração, dar-se-ia de modo isométrico, a força desenvolvida por um deles seria neutralizada pela do outro, não resultando uma rotação do olho. - A desobediência à lei de Sherrington é tipificada na Síndrome de Duane.

12 Lei Inervacional de Hering ou Lei da Correspondência Motora dos Olhos

13 Lei Inervacional de Hering ou Lei da Correspondência Motora dos Olhos

14 Lei Inervacional de Hering ou
Lei da Correspondência Motora dos Olhos Bases: . Não há estimulação inervacional isolada para um M.E.O.

15 Lei Inervacional de Hering ou
Lei da Correspondência Motora dos Olhos Bases: . Não há estimulação inervacional isolada para um M.E.O. . Os estímulos inervacionais que levam ao movimento dos olhos são sempre integrados.

16 Lei Inervacional de Hering ou
Lei da Correspondência Motora dos Olhos Bases: . Não há estimulação inervacional isolada para um M.E.O. . Os estímulos inervacionais que levam ao movimento dos olhos são sempre integrados. . Todos os movimentos oculares são associados.

17 Lei Inervacional de Hering ou
Lei da Correspondência Motora dos Olhos Bases: . Não há estimulação inervacional isolada para um M.E.O. . Os estímulos inervacionais que levam ao movimento dos olhos são sempre integrados. . Todos os movimentos oculares são associados. . Movimentos oculares dissociados ocorrem em situações patológicas.

18 Lei Inervacional de Hering ou Lei da Correspondência Motora dos Olhos
(Von Noorden, p.65) . Quando um impulso inervacional é disparado para a realização de uma ação motora binocular, os músculos correspondentes de cada olho recebem impulsos inervacionais iguais, seja para contração, seja para relaxamento.

19 Lei Inervacional de Hering ou Lei da Correspondência Motora dos Olhos
(Von Noorden, p.65) . Quando um impulso inervacional é disparado para a realização de uma ação motora binocular, os músculos correspondentes de cada olho recebem impulsos inervacionais iguais, seja para contração, seja para relaxamento. . Lei de Hering: rege os movimentos conjugados dos olhos (persecutórios e sacádicos).

20 Lei Inervacional de Hering ou Lei da Correspondência Motora dos Olhos
(Von Noorden, p.65) . Quando um impulso inervacional é disparado para a realização de uma ação motora binocular, os músculos correspondentes de cada olho recebem impulsos inervacionais iguais, seja para contração, seja para relaxamento. . Lei de Hering: rege os movimentos conjugados dos olhos (persecutórios e sacádicos). . A Lei de Hering também se aplica aos movimentos vergenciais dos olhos (convergência e divergência).

21 Evidência eletromiográfica da inervação recíproca
Destroversão Levoversão (RME + / RLE -) (RME - / RLE +)

22 Referência: VON NOORDEN, G.K. Binocular Vision and Ocular Motility. Theory and Management of Strabismus. 5th Ed.Saint Louis: Mosby, 1996. Sugestão de leitura: BICAS, H.E.A. Oculomotricidade e seus fundamentos Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 no.5 São Paulo Sept./Oct Disponível em:


Carregar ppt "Leis Inervacionais de Sherrington e Hering"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google