A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento motor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento motor"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento motor
Ensino médio Desenvolvimento motor

2 Conceito DESENVOLVIMENTO MOTOR é a contínua alteração no comportamento motor, durante o processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência, ao longo do ciclo da vida, relacionando-se a idade cronológica, mas não dependendo dela, que apenas fornece estimativa aproximada, ocorrendo da interação das necessidades e exigências das tarefas motoras, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.

3 Identificação de conceitos relacionados ao desenvolvimento motor
MATURAÇÃO – é inata, determinada geneticamente e refere-se as alterações qualitativas que possibilitam a progressão a níveis mais elevados de funcionamento. CRESCIMENTO:ocorre em razão de fatores hereditários e ambientais, constitui-se no aumento da estrutura corporal, causado pela multiplicação ou aumento das células.

4 Prontidão Motora é a faixa etária indicada como mais adequada para o início da aprendizagem de movimentos específicos. Experiências Motoras:são fatores que podem alterar o ritmo do processo de desenvolvimento.

5 Movimento Humano deslocamento do corpo e/ou membros, no espaço e tempo, em conseqüência de uma contração muscular. PADRÕES DE MOVIMENTO:são séries organizados de movimentos isolados, relacionados de acordo com uma seqüência tempo-espaço particular. Os padrões de movimentos fundamentais referem-se a combinação de padrões de dois ou mais segmentos corporais. Ex. correr, pular, girar,arremessar.

6 Habilidade Motora é um padrão de movimento realizado com precisão, acuidade, controle e economia de energia. São classificados em habilidades de locomoção, manipulação e estabilização.

7 Fatores que interferem no desenvolvimento
Indivíduo ( hereditariedade) Ambiente ( experiências culturais) tarefa( complexidade) Interação(influenciados) Transação (modificados)

8 Fatores que intervém no desenvolvimento motor
AMBIENTE • VÍNCULOS (pais / crianças) • ESTÍMULOS E PRIVAÇÕES • CLASSE SOCIAL • CULTURA E ETNIA • ESCOLHA DO ESTILO DE VIDA (família)

9 Organização e estrutura para o desenvolvimento motor
O planejamento de um programa de aprendizado de habilidades motoras, com abordagem desenvolvimentista, deve considerar o aprendizado como uma função da interação entre a biologia do indivíduo, o objetivo da tarefa e as condições do ambiente

10 CONTEÚDOS • BRINCADEIRAS/ JOGOS • ESPORTES
• ATIVIDADES RÍTMICAS/•DANÇA • LUTAS Ginástica • AUTO-ANÁLISE - Indivíduo trabalha por conta própria

11 ABORDAGENS DE ENSINO SIMPLES PARA COMPLEXO GERAL PARA O ESPECIFICO

12 ABORDAGENS DE ENSINO INDIRETAS- EXPLORAÇÃO- DESCOBERTA ORIENTADA.
COMBINAÇÃO: ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE, SITUAÇÕES PROBLEMAS, COMANDO, TAREFA. DIRETAS: APLICAÇÃO: JOGOS, BRINCADEIRAS. REFINAMENTO:ESPORTES, DANÇAS. INDIVIDUALUZAÇÃO: PERSONALIZAR O MOV.

13 Fases do desenvolvimento motor
4 meses a 1 ano: FASE MOTORA REFLEXIVA, Estágio de Decodificação de Informações Estágio de Codificação de Informações DE 1 A 2 ANOS: FASE MOTORA RUDIMENTAR, Estágio de Pré-Controle Estágio de Inibição de Reflexos

14 Fases do desenvolvimento Motor
De 2 a 7 anos: FASE MOTORA FUNDAMENTAL: Estágio Maduro, Estágio Elementar, Estágio Inicial. De 7 a 14 anos acima:FASE MOTORA ESPECIALIZADA, Estágio de Utilização Permanente, Estágio de Aplicação, Estágio Transitório,Estágio Maduro

15 Fases do desenvolvimento especializado
É a resultante das fases anteriores, pois é o período em que as habilidades fundamentais (locomoção, manipulação e estabilização) são progressivamente elaboradas, refinadas e combinadas para o uso em situações de exigência crescente.

16 Estágio da fase de movimento especializado
TRANSITÓRIO (7 a 10 anos) - momento de combinação dos movimentos fundamentais, com forma, precisão e controle maior. APLICAÇÃO (11 a 13 anos) - período em que busca ou evita a participação em atividades específicas de uma prática culturalmente conhecida. ESTÁGIO DE UTILIZAÇÃO PERMANENTE (14 a...) - participação em atividades físicas específicas com uma especialização das determinadas habilidades exigidas a função.

17 Características importantes nesta faixa etária
Grande identificação com o sexo oposto, Grande diferença de habilidades e força entre os sexos; Aceitação e discussão das diferenças de habilidades entre os sexos; Apresenta um pouco de necessidade de auto-afirmação; Desprezo pelas atividades físicas Valorização por atividades culturais e sociais

18 Maturações Maturação Física:
Meninos: A capacidade de força aumenta com a maturidade sexual, as extremidades inferiores crescem mais rapidamente, existe um aumento de peso e de estatura. MENINAS: O aumento da estatura começa a declinar aos 14- ganham apenas 60 de força, os quadris de alargam, há uma grande perda da flexibilidade.

19 Maturação cognitiva: O cérebro alcançou seu tamanho final, mas prossegue sua maturidade neurológica, continuam melhorando as habilidades de pensamento abstrato e complexo. Maturação Psicossocial: Conflitos – o mundo esta contra ele! Ligações amorosas.

20 “Quando a gente diz: ‘a luta continua’, significa que não dá para parar. O problema que a provoca está aí presente. É possível e normal um desalento. O que não é possível é que o desalento vire desencanto e passe a imobilizar.” Paulo Freire (1991)


Carregar ppt "Desenvolvimento motor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google