A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2

2

3

4

5 O processo de desenvolvimento do capitalismo
- O Capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia, África, América, Oceania) que estavam sendo incorporados à economia mundial. - É um sistema de produção ou sistema econômico baseado na economia de mercado;

6 - Ao longo dos anos, seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações. Por isto podemos dividi-lo, historicamente, em fases: - Capitalismo Comercial (ou pré-capitalismo) - Capitalismo Industrial - Capitalismo financeiro - Capitalismo informacional

7 - Ainda assim, alguns princípios do Capitalismo permanecem inalterados:
- Tem como principal objetivo o lucro. - Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção. - Tem no dinheiro ou seus similares (cartões de crédito, cheques) seu principal meio de troca. - Funciona conforme a lei da oferta e da procura (Economia de Mercado). - Nas relações de trabalho predomina o trabalho assalariado. O trabalhador “vende” seu trabalho para os donos dos meios de produção. - A diferença entre o valor do trabalho produzido pelo trabalhador e o valor pago como salário ao mesmo recebe o nome de mais-valia - No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes e na divisão social do trabalho.

8 - Como as mudanças nesse sistema econômico levam a transformações no espaço geográfico?
- Em seus primórdios, a humanidade tinha sua sobrevivência determinada pela natureza e por sua capacidade de mobilidade sobre a Terra. - O desenvolvimento técnico e a construção de instrumentos de trabalho tornaram possíveis a transformação da natureza e a produção dos elementos vitais ao ser humano. - Neste sentido, o sistema capitalista, ao transformar a forma de produção e, por consequência, de apropriação da natureza, imprimiu novas paisagens sobre a Terra e transformou definitivamente o espaço geográfico. - Com efeito, nos últimos séculos a humanidade presenciou um notável desenvolvimento das técnicas produtivas, decorrentes de descobertas de diversos campos do conhecimento. Criou-se o que chamamos de Tecnologia.

9 Técnicas são os conhecimentos, os instrumentos e as habilidades empregados intencionalmente para a realização de uma finalidade. Ex: o cultivo de milho. Tecnologias são aplicações de conhecimentos científicos à produção de objetos úteis. Ex: satélites artificiais.

10 ATIVIDADE PROPOSTA 2 VALOR: 1,0 ponto. ENTREGA: 16/11/2015 Leia as páginas 19 à 48 (inicia-se no título “O modo de produção capitalista”) do livro O que é Capitalismo (Afrânio Mendes Catani – Coleção Primeiros Passos, Editora Brasiliense). Com base em sua leitura, responda às seguintes questões: 1. Quais definições de o que é capitalismo o trecho trás? 2. Com suas palavras, defina o que é troca. Qual é o papel da troca para o sistema capitalista? 3. O que é valor? Como o valor de uma mercadoria é determinado? 4. Para facilitar a troca de mercadorias, criou-se um equivalente geral. O que seria este equivalente geral? Como uma mercadoria torna-se um equivalente geral? Explique.

11 ATIVIDADE PROPOSTA AVALIATIVA
VALOR: 5,0 pontos ENTREGA: No dia da avaliação 1 Monte um Glossário com os principais termos econômicos utilizados nesta e nas próximas aulas. Toda semana seu professor irá destacar novos conceitos para que você acrescente em seu Glossário. Para esta semana, busque o significado dos seguintes vocábulos: sistema de produção, modo de produção, sistema econômico, economia de mercado, economia planificada, capitalismo, socialismo, desenvolvimento, crescimento, mercadoria, alienação.


Carregar ppt "Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google