A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015

2 “a world dominated by GVCs”: a visão da OCDE

3

4

5 INTRODUÇÃO  Explique, nas suas palavras, qual o problema essencial da disciplina da nossa disciplina.  Quais são as principais perspectivas sobre o processo de internacionalização propostas na disciplina?  Qual a interpretação de Fernand Braudel sobre a globalização e como ela contribui para a compreensão do processo atual de internacionalização dos investimentos produtivos?  A partir das abordagens do sistema-mundo e da crise sistêmica do capitalismo (Wallerstein), interprete o padrão dos investimentos externos diretos a partir dos anos 1970.  Quais são as principais tendências atuais dos investimentos externos diretos segundo o relatório da UNCTAD de 2014 discutido em aula?

6 PARTE I: Dinâmica dos Investimentos Produtivos internacionais: o foco na empresa  Quais as formas de internacionalização das empresas? Em que circunstâncias o IED é preferido?  Apresente as principais escolas teóricas de internacionalização dos investimentos a partir do ponto de vista da empresa estudadas na primeira parte do curso. No que elas convergem e no que elas diferem?  Exponha a perspectiva de Dunning sobre como evolui a teoria sobre determinantes dos investimos externos diretos.  Ainda segundo Dunning, como se deu o processo de surgimento da empresa multinacional.

7 PARTE I: Dinâmica dos Investimentos Produtivos internacionais: o foco na empresa  Quais são as principais críticas formuladas ao paradigma OLI.  Em que medida o LLL supera as críticas ao OLI?  Em que medida ele repõe as limitações desse paradigma?  Qual o processo histórico que o artigo de John Matthews apresenta e por que esse processo importa para o Brasil?  Os paradigmas vistos na primeira parte do curso dão conta de explicar a internacionalização das empresas brasileiras?  Explique no que consiste as cadeias globais de valor e como ela altera a dinâmica das negociações internacionais.


Carregar ppt "Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google