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PublicouAníbal Canedo Bergler Alterado mais de 8 anos atrás
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Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel
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Marketing Publicidade e propaganda “ a arte de vender Produtos.”
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Marketing MARKET + ING “Conquistar e manter cliente.” (LEVITT,1998,p.33) “Atender a necessidades de maneira lucrativa” “A intenção de entender e atender o mercado.” (RAIMAR RICHERS, 2000,p.5)
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Marketing Turístico É um processo contínuo e sequencial, através do qual a gestão no setor de hospitalidade e turismo planeja, pesquisa, implementa, controla e avalia as atividades elaboradas para satisfazer as necessidades e os anseios dos clientes (e da própria organização).
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4 Ps Mix de Marketing Produto; Promoção; Preço; (Divulgação)
Para alcançar os objetivos da organização a empresa deve oferecer ao seu mercado-alvo, estratégias eficientes sobre: Produto; 4 Ps Promoção; (Divulgação) Preço; Praça (Ponto de venda/ logística);
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Os 4 Ps adicionais do MKT Turístico
Pessoas; 4 Ps Pacotes; Parceria; Programação;
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Pessoas Tecnicamente, os funcionários fazem parte do produto oferecido. Contudo, eles são tão diferentes de produtos inanimados que merecem consideração à parte. Recrutamento, seleção, orientação, treinamento, supervisão e motivação.
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Pessoas Mix de clientes. Os clientes frequentemente fazem parte da experiência comprada. Os gerentes de marketing não precisam apenas pensar em quais mercados-alvo produzirão os melhores lucros, mas também se esses clientes são compatíveis.
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Pacotes e programação Em primeiro lugar, são conceitos bastante orientados para clientes. Pacotes e programações podem ajudar a estimular a demanda. O grande desafio é a natureza perecível dos serviços.
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Parceria Esforços de marketing cooperativo são necessárias para satisfação dos anseios dos clientes. Os relacionamentos precisam ser cuidadosamente gerenciados e monitorados.
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Obs: P de Promoção Maior importância para informações boca a boca ou de canais não convencionais. Maior apelo emocional na comunicação.
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Base Não existe administração mercadológica sem pesquisa e análise que oriente e forneça informações para o planejamento.
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Estudo do comportamento do consumidor
Individual Corporativo
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Orçamento de Marketing
Uma função importante da gestão de marketing é o orçamento – alocação de recursos humanos e financeiros para a implantação do plano de marketing. Fixo; Porcentagem; Paridade competitiva; Etc.
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Avaliação de Marketing
Análise de vendas: mostra os desvios entre os resultados de vendas reais com os objetivos desejados; Análise de participação de mercado: é a porcentagem de vendas de uma organização com as vendas totais do setor; Análise do custo de marketing e da lucratividade: associados com várias etapas do seu plano de marketing; Taxa de conversão (eficiência): geralmente relacionada a uma determinada estratégia. Etc.
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Conclusão Ter um plano de marketing não é uma receita para o sucesso. Embora os planos de marketing sejam vitais, há várias outras tarefas de gestão de marketing que exigem atenção.
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