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Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.

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1 Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel

2 Marketing Publicidade e propaganda “ a arte de vender Produtos.”

3 Marketing MARKET + ING “Conquistar e manter cliente.” (LEVITT,1998,p.33) “Atender a necessidades de maneira lucrativa” “A intenção de entender e atender o mercado.” (RAIMAR RICHERS, 2000,p.5)

4 Marketing Turístico É um processo contínuo e sequencial, através do qual a gestão no setor de hospitalidade e turismo planeja, pesquisa, implementa, controla e avalia as atividades elaboradas para satisfazer as necessidades e os anseios dos clientes (e da própria organização).

5 4 Ps Mix de Marketing Produto; Promoção; Preço; (Divulgação)
Para alcançar os objetivos da organização a empresa deve oferecer ao seu mercado-alvo, estratégias eficientes sobre: Produto; 4 Ps Promoção; (Divulgação) Preço; Praça (Ponto de venda/ logística);

6 Os 4 Ps adicionais do MKT Turístico
Pessoas; 4 Ps Pacotes; Parceria; Programação;

7 Pessoas Tecnicamente, os funcionários fazem parte do produto oferecido. Contudo, eles são tão diferentes de produtos inanimados que merecem consideração à parte. Recrutamento, seleção, orientação, treinamento, supervisão e motivação.

8 Pessoas Mix de clientes. Os clientes frequentemente fazem parte da experiência comprada. Os gerentes de marketing não precisam apenas pensar em quais mercados-alvo produzirão os melhores lucros, mas também se esses clientes são compatíveis.

9 Pacotes e programação Em primeiro lugar, são conceitos bastante orientados para clientes. Pacotes e programações podem ajudar a estimular a demanda. O grande desafio é a natureza perecível dos serviços.

10 Parceria Esforços de marketing cooperativo são necessárias para satisfação dos anseios dos clientes. Os relacionamentos precisam ser cuidadosamente gerenciados e monitorados.

11 Obs: P de Promoção Maior importância para informações boca a boca ou de canais não convencionais. Maior apelo emocional na comunicação.

12 Base Não existe administração mercadológica sem pesquisa e análise que oriente e forneça informações para o planejamento.

13 Estudo do comportamento do consumidor
Individual Corporativo

14 Orçamento de Marketing
Uma função importante da gestão de marketing é o orçamento – alocação de recursos humanos e financeiros para a implantação do plano de marketing. Fixo; Porcentagem; Paridade competitiva; Etc.

15 Avaliação de Marketing
Análise de vendas: mostra os desvios entre os resultados de vendas reais com os objetivos desejados; Análise de participação de mercado: é a porcentagem de vendas de uma organização com as vendas totais do setor; Análise do custo de marketing e da lucratividade: associados com várias etapas do seu plano de marketing; Taxa de conversão (eficiência): geralmente relacionada a uma determinada estratégia. Etc.

16 Conclusão Ter um plano de marketing não é uma receita para o sucesso. Embora os planos de marketing sejam vitais, há várias outras tarefas de gestão de marketing que exigem atenção.


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