A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM GRANDE GERADOR: estudo de caso da CEASA/RN Autores: Emília Margareth de Melo Silva Denise Cristina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM GRANDE GERADOR: estudo de caso da CEASA/RN Autores: Emília Margareth de Melo Silva Denise Cristina."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM GRANDE GERADOR: estudo de caso da CEASA/RN Autores: Emília Margareth de Melo Silva Denise Cristina Silva de Oliveira Marcílio Pereira Xavier João Igor Vieira de Miranda Novembro/2015 Natal/RN

2  Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos – PGRS.  Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A – CEASA - grande geradora de resíduos sólidos.  O setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador – VISAMT (Departamento de Vigilância em Saúde -DVS; Secretaria Municipal de Saúde de Natal).  Desenvolve ações para a melhoria das condições sanitária e ambiental na CEASA.

3  Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA é uma sociedade anônima de economia mista, constituída por força da transferência do controle acionário do Governo Federal para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sendo esta vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca. Está como condição de Empresa Estatal, sob controle do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em face da Lei 5.825 de 07/12/88.

4 01 área denominada shopping, contendo 40 lojas de 75 m²; 09 áreas de mercado permanente, divididos em 188 boxes; 04 áreas de mercado livre do produtor, divididos em 750 pedras; 03 áreas de mercado livre, denominadas: Área do Melão, Melancia e Abacaxi, Área do Brejo e Área Livre; Frigorífico com capacidade de 4000 toneladas. Mercado Permanente Mercado Livre FONTE: http://www.ceasa.rn.gov.br/mapas.asp CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

5 Funcionando no local desde 17 de outubro de 1976. 104 funcionários, incluindo os cargos comissionados. O volume médio de produtos alimentícios comercializados 14 mil ton/mês. Atualmente a área de suas instalações é de 76 mil m². CEASA RN Fonte: Adaptado do Google Earth, 2014.

6 OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA Objetivo Geral: Analisar as condições que se encontram os resíduos sólidos na CEASA. Objetivos específicos: - Levantar dados a fim de conhecer melhor a história da CEASA /RN; - Vistoriar as instalações das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA; - Propor soluções quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no local, caso necessário.

7  Várias reuniões no período de maio a julho/2014 com os administradores do estabelecimento Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA;  Realização de 4 (quatro) vistorias na área de circulação e nas instalações dos boxes dos permissionários;  Coletânea de documentos referentes à organização das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA;  Acompanhamento das melhorias do estabelecimento com orientações permanentes. METODOLOGIA APLICADA

8  Gerenciamento de Resíduos Sólidos RESULTADOS OBTIDOS Gerenciamento dos resíduos: é realizado pelo próprio estabelecimento; Média de RS: 10 a 12 ton/dia (média de 310 ton/mês); Coleta e varrição: 3 (três) ou mais vezes por dia, caso seja necessário; Trabalhadores:12(doze) envolvidos diretamente no serviço de limpeza. EPI: Fardamento, luvas e botas. Transporte: Carrinhos de mão, 1 veículo coletor compactador e 1 terceirizado. Acondicionamento: Depósitos, bombonas de 200L e caixas estacionárias. Armazenamento: 4 caixas estacionárias com capacidade para 5m 3

9  Área interna da CEASA  Área de entorno da CEASA - Escoamento de esgoto a céu aberto; - Presença de Vegetação; - Resíduos se acumulam na área (ponto de lixo). - Exposição de frutas no pátio, sobre lonas ou em estrados de madeira, outros acondicionados em caixas plásticas sem higienização. - Falta de limpeza na parte de baixo dos estrados de madeira, (baratas). - Lavagem das caixas plásticas em um dos boxes. - A maioria dos boxes apresentavam aspectos de ambiente sujo.

10  Sistema de Drenagem de Águas Pluviais  Projetos sociais Bocas de lobos e pontos de gradeamento obstruídos Sarjetas com a presença de água de lavagem e resíduos Existem banheiros (feminino e masculino) para uso do público local. - A CEASA desenvolve projetos sociais desde 2003. - É parceira do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN no programa “Mesa Solidária”. - O objetivo do projeto: auxiliar no combate à fome, diminuindo o desperdício e contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda. - Com isto, se reduz o descarte de alimentos, diminuindo assim, a geração de resíduos.

11

12

13

14

15

16 - O estabelecimento deverá buscar um local apropriado para a colocação das caixas estacionárias, a fim de melhorar o acondicionamento dos resíduos e a fluidez do transito nas vias internas; - Limpeza imediata e sistematizada dos resíduos, remoção de vegetação e o tamponamento do escoamento do esgoto, e limpeza das águas servidas nas sarjetas e remoção dos resíduos; - Sugere-se promover a Educação Ambiental e Sanitária de forma permanente aos permissionários e funcionários para melhorar as condições do ambiente; - Recomenda-se também, que a CEASA utilize estagiários em vários setores para devolver trabalhos no intuito de melhorar as condições do serviço oferecido pelas Centrais. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO

17 - Recomenda-se que em seu quadro de profissionais, contratar um gestor ambiental para se responsabilizar pela organização e melhorias nas condições sanitárias e ambientais da CEASA. - Cumprir o que estabelece o Estatuto e o Regimento de Mercado da CEASA. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO - Realização da gravimetria dos resíduos, a fim qualificar e quantificar os tipos de resíduos e rejeitos gerados no local, para construir o PGRS. - Implementação do projeto social, com uma maior doação de alimentos. - Buscar parceria com a URBANA, EMATER e Instituições de ensino superior, no intuito de reciclar os resíduos orgânicos através do processo de compostagem, podendo assim, beneficiar a associação produtores de hortaliças de Gramorezinho.

18 CONTATOS: chefiavisamt@gmail.com emilia.ms@uol.com.br (84) 3232 8535 (84) 99984 3899


Carregar ppt "ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM GRANDE GERADOR: estudo de caso da CEASA/RN Autores: Emília Margareth de Melo Silva Denise Cristina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google