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Motivação Aula 6.

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Apresentação em tema: "Motivação Aula 6."— Transcrição da apresentação:

1 Motivação Aula 6

2 Definição Processo psicológico básico de relativa complexidade
Teoria da ação: Ação humana é multicausal Latim  Motivus Conceitos associados: satisfação envolvimento Comprometimento

3 conceitos associados satisfação envolvimento comprometimento
nível de contentamento com as relações, sistemas de recompensa e tarefas envolvimento nível de identidade e afinidade com o trabalho comprometimento afetos dirigidos à organização, trabalho ou carreira

4 Ação dirigida a objetivos
autoregulada biologicamente cognitivamente persistente no tempo ativada por necessidades emoções valores metas e expectativas

5 Modelos Teóricos ATIVAÇÃO ÊNFASE DIREÇÃO INTENSIDADE FOCO PERGUNTA
RESPOSTA PERSISTÊNCIA Estado inicial da pessoa Objeto ou alvo da ação Variação da força da ação Manutenção da ativação Como é ativada? Há escolha do alvo? Onde está a força? O que mantém a ação? Intrínseco ou extrínseco Consciência ou inconsciente Necessidade Desejo/afeto Objetivo/meta Pessoa ou ambiente

6 Modelo 1 Conteúdo Processo conduta orientada para a satisfação
necessidades que orientam a ação Processo tomada de decisão percepções, objetivos, expectativas e metas pessoais

7 modelo 2 reforço cognição fator externo fator interno
o que acontece depois da ação aumenta a chances dela se repetir cognição fator interno o que acontece no sistema cognitivo orienta ações futuras

8 Teorias e Conteúdo Hierarquia das necessidades Teoria ERC
Teoria das necessidades adquiridas Teoria X e Y Teoria Bifatorial

9 Hierarquia das necessidades
Maslow (1943): Necessidades tem origem biológica Fisiológicas Segurança Sociais Estima Realização

10 Teoria ERC Alderfer (1969) Mesmo raciocínio de Maslow Existência
Relacionameto Crescimento Frustração

11 Teoria das necessidades adquiridas
McClelland Poder Afiliação Realização Necessidades que se relacionam Necessidades que são aprendidas Perfil psicológico

12 Teoria Bifatorial Herzberg Satisfação – Fatores motivadores
Insatisfação – Fatores higiênicos Enriquecimento do trabalho A motivação resulta da natureza do trabalho e não de recompensas externas

13 Teorias X e Y McGregor X O ser-humano tem aversão ao trabalho e precisa ser controlado e punido Y O ser-humano está disposto a se auto-dirigir, aprender a aceitar responsabilidades e colocar em prática seu potencial criativo

14 Comparação Motivação - Maslow McCLELLAND E-R-G Higiene MOTIVADORES
Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Relação Existência Afiliação Poder Sucesso Crescimento MOTIVADORES Progresso Realização HIGIÊNICOS Salário Condições trabalho E-R-G Maslow

15 Teorias de Processo Teoria da Avaliação cognitiva Teoria do Fluxo
Teoria da expectância Teoria do estabelecimento de metas Teoria da equidade Teoria da aprendizagem social Teoria da auto-regulação

16 Teoria da avaliação cognitiva
Deci (1971) Recompensas extrínsecas podem vir a diminuir motivação intrínseca Superjustificação Reforçamento aleatório Suporte para políticas injustas de gestão

17 Teoria do fluxo Estado emocional de curta duração e de alta motivação.
Oferecer metas claras e atingiveis Feedbacks contínos Controle do processo Minimizar fatores de distração

18 Teoria da Expectância Vroom (1995) Força emocional, consciente.
Ativação Processos de escolha Valência Instrumentalidade Expectância Motivação para a realização

19 Teoria do estabelecimento de metas (Locke, 1990)
Metas afetam o comportamento Metas claramente específicas são os verdadeiros fatores motivadores da conduta humana no trabalho Fatores moderadores Teoria mais util para psicologos org. Curto, médio e longo prazo APO

20 Teoria da equidade Adams
As pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações Desigualdade gera insatisfação, tensão emocional Justiça de processos

21 Teoria da aprendizagem social
Bandura Auto-observação Auto-avaliação Auto-reação Auto-eficácia Motivação e desempenho podem ser melhorados pelo aumento da auto-eficácia.

22 Teoria da auto-regulação
Perceber Comparar Agir Adiamento da gratificação

23 Mediadores entre motivação e desempenho no trabalho
Significado do trabalho Sistema de recompensas e punições Valores pessoais e organizacionais Estilo Gerencial

24 Significado do trabalho

25 Alta performance Estados psicológicos
experimentar o trabalho como significativo auto-percepção de ser responsável pelos resultados capacidade de determinar como surge o esforço e o resultado e se estes são válidos e satisfatóios

26 Dimensões Variedade de habilidades pessoais importância da tarefa
identidade com a tarefa autonomia feedback Moderadores qualificação para realizar a tarefa motivação pela necessidade de crescimento pessoal e profissional nível de satisfação com o contexto formal e informal de trabalho

27 Sistema de recompensas e punições

28 valores organizacionais
idéias abstratas sobre o que é bom e desejável para a organização e são expressos sob a forma de princípios hierárquicos básicos que orientam as ações das pessoas na própria organização aspectos que expressam como a organização trata o empregado como a organização estrutura os seus processos de trabalho como a organização se relaciona com o ambiente externo se a organização valoriza o empregado, tenderá a adotar políticas que incentivem o seu crescimento pessoal mais do que aquelas que direcionam ações para a conformidade aos padrões e normas estabelecidas. os valores declarados e os valores arraigados nem sempre são congruentes congruência VP X VO Motivação

29 Estilo gerencial

30 elementos para uma boa relação de trabalho
incentivo para o desenvolvimento e crescimento profissional qualidade e frequência de feedback oferecido pelos gerentes reflexão conjunta sobre os desempenhos individuais e grupais

31 Teoria e prática

32 As teorias de conteúdo não consideram:
necessidades humanas variam entre pessoas e se modificam ao longo do tempo o modo como as necessidades são expressas em comportamentos também se alteram de pessoas para pessoa o comportamento das pessoas nem sempre é coerente com suas necessidades o modo como as pessoas atuam para satisfazer suas necessidades e quando são frustradas também é complexo as necessidades humanas sofrem transformação em suas prioridades de acordo com a cultura

33 teorias de processo necessário desenvolver instrumentos mais confiáveis para avaliação de cognição e estados internos teoria da expectância teoria do estabelecimento de metas

34 Programas de envolvimento do empregado

35 administração participativa
subordinados realmente compartilham de um grau significativo de poder a participação aumenta o comprometimento com as decisões fornece recompensas intrínsecas teoria Y

36 circulos de qualidade grupo de trabalho de 8 a 10 empregados e supervisores que: compartilham responsabilidade se encontram regurlamente para discutir e resolver problemas de qualidade pouca efetividade


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