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Fundamentos da Administração Ambiente Externo e Cultura Organizacional

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Administração Ambiente Externo e Cultura Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Administração Ambiente Externo e Cultura Organizacional

2 1. O Macroambiente

3 1.1 Definições

4 Sistemas abertos – organizações que são influenciadas por seu próprio ambiente e que, por sua vez, exercem influência sobre ele.

5 Inputs – bens e serviços utilizados pelas organizações para criar produtos ou serviços.

6 Outputs – produtos ou serviços criados pelas organizações.

7 Ambiente externo – toda força relevante que seja externa ao limites de uma empresa, como, concorrentes, clientes, governo e cenário econômico.

8 Ambiente competitivo – ambiente que envolve, de forma bem próxima, a empresa; inclui fornecedores, clientes, concorrentes e assim por diante.

9 Macroambiente – ambiente mais geral; inclui governo, condições econômicas e outros fatores fundamentais que afetam, freqüentemente, todas as organizações.

10 1.2 Normas e legislação

11 O governo pode influenciar nas oportunidades de negócios por meio da legislação tributária, da política econômica e das normas de comércio exterior.

12 1.3 A Economia

13 O ambiente econômico afeta substancialmente a capacidade do administrador de trabalhar com eficácia e influencia suas opções estratégicas.

14 Os juros e os índices de inflação têm efeito sobre a disponibilidade e o custo de capital, a capacidade de expansão, os preços, os custos e a demanda por produtos.

15 A taxa de desemprego afeta a disponibilidade de mão-de-obra e os salários pagos aos trabalhadores, além da demanda do produto.

16 Custos crescentes de energia e de assistência médica e aumentos significativos nos gastos de segurança têm exercido grande influência na capacidade de contratação das empresas e nos seus custos de realização de negócios.

17 1.4 Tecnologia

18 Os avanços tecnológicos criam novos produtos, técnicas avançadas de produção e métodos mais eficazes de gestão e comunicação.

19 Com a evolução da tecnologia, novas indústrias, novos mercados e nichos de concorrência se desenvolvem.

20 1.5 Demografia

21 Demografia consiste na medição de várias características das pessoas que compõem os grupos ou outras unidades sociais.

22 1.6 Questões sociais e meio ambiente

23 As tendências sociais, em termos de pensamento e comportamento das pessoas, exercem grande influência na gestão da força de trabalho, nas ações sociais corporativas e nas decisões estratégicas envolvendo produtos e mercados.

24 2. O Ambiente Competitivo

25 Michael Porter: o ambiente competitivo envolve rivalidade entre a concorrência, ameaça de novos concorrentes, ameaça dos substitutos, poder dos fornecedores e poder dos clientes.

26 Porter: gestores bem-sucedidos não apenas reagem ao ambiente, mas também atuam de forma a efetivamente moldar ou alterar o ambiente organizacional.

27 2.1. Concorrentes

28 2.1.1 Quem é o concorrente?

29 (1) As pequenas empresas domésticas, principalmente aquelas que participam nos pequenos mercados de alto padrão; (2) os fortes concorrentes regionais; (3) as novas empresas domésticas explorando os novos mercados; (4) as empresas estrangeiras, especialmente aquelas que ou tentam solidificar sua posição nos pequenos nichos (tática tradicional japonesa) ou contam com mão-de-obra barata em grande escala (China); (5) os novos concorrentes (e.g.: empresas que oferecem seus produtos via Internet).

30 2.1.2 Análise do método de concorrência de cada concorrente – redução de preços? Lançamento de novos produtos? Campanhas publicitárias? Etc?

31 2.2. Ameaça dos novos concorrentes – os novos concorrentes competem com as empresas já estabelecidas.

32 Se houver poucas barreiras à entrada de novos concorrentes, a ameaça pode ser séria.

33 Barreiras à entrada de novos concorrentes – condições para evitar que novas companhias entrem no setor.

34 Exemplos de barreiras: políticas governamentais, necessidade de capital, identificação da marca, desvantagens em termos de custos, canais de distribuição.

35 2.3. Ameaça dos Substitutos – avanços tecnológicos e eficiência econômica são alguns dos recursos utilizados pelas empresas para desenvolver substitutos para produtos existentes.

36 Se o produto for. O substituto pode ser. Algodão Poliéster Café
Se o produto for O substituto pode ser... Algodão Poliéster Café Refrigerante Combustível fóssil Fusão solar Cinema DVD doméstico CD de música Rádio/MP3 Automóvel Metrô, ônibus, trem, bicicleta Açúcar Adoçante Casa Apartamento, flat Tijolo Parede de alumínio Revistas de fofocas Internet Telefone fixo Telefone celular

37 2. 4. Fornecedores – oferecem os recursos necessários para a produção
2.4. Fornecedores – oferecem os recursos necessários para a produção. Podem ser na forma de pessoal (fornecida, por exemplo, por faculdades), matéria-prima (fornecida por produtores, atacadistas e distribuidores), informação (fornecida por pesquisadores e empresas de consultoria) e capital financeiro (fornecido por bancos e outras fontes).

38 Custos da troca de fornecedor – custos fixos com os quais o comprador arca quando troca de fornecedor (E.g.: empresa contrata um novo software de um novo fornecedor).

39 Gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) – é a gestão da rede de recursos e pessoal que obtém materiais de outras organizações para transformá-los em produtos e distribuir aos consumidores.

40 2.5. Clientes – são aqueles que compram os produtos ou serviços oferecidos pelas organizações.

41 Consumidor final é aquele que compra o produto acabado.

42 Consumidor intermediário é o cliente que compra matéria-prima ou produtos de atacado antes de revendê-los ao consumidor final.

43 Serviço de atendimento ao cliente – é a agilidade e a confiabilidade com que a organização consegue atender às necessidades dos seus clientes.

44 “É com seu cliente mais insatisfeito que você mais aprende”. Bill Gates

45 3. Análise Ambiental – o gestor precisa entender como o ambiente influencia a organização para poder identificar as oportunidades e ameaças importantes.

46 Incerteza ambiental – é a falta de informação, na maioria das vezes, necessária para entender ou prever o futuro.

47 3.1. Mapeamento ambiental – é a busca e classificação de informações sobre o ambiente.

48 Quem são os concorrentes atuais da empresa
Quem são os concorrentes atuais da empresa? - No setor em que a empresa atua, existem poucas ou muitas barreiras para a entrada de novos concorrentes? - Quais os substitutos existentes para os produtos ou serviços oferecidos pela empresa? - A empresa é excessivamente dependente de fornecedores poderosos? - A empresa é excessivamente dependente de clientes poderosos?

49 Às respostas a estas perguntas ajudam o gestor a desenvolver inteligência competitiva – informações que ajudam o gestor a determinar a melhor forma de competir.

50 3.2. Desenvolvimento de Cenários – deve ser desenvolvido pelo gestor na tentativa de determinar o efeito das forças ambientais sobre a organização.

51 Cenário – é a descrição de um conjunto particular de situações futuras.

52 3.3. Previsão – enquanto o mapeamento ambiental é usado para identificar fatores importantes e o desenvolvimento de cenários é utilizado para obter visões alternativas do futuro, a previsão é usada como um método para projeção de como as variáveis vão mudar o futuro.

53 3.4. Benchmarking – identifica a empresa com melhor desempenho em um aspecto dentro de um determinado setor e compara sua performance aos processos de sua própria organização.

54 4. Resposta ao ambiente – a resposta ao ambiente precisa ser efetiva e rápida.

55 4.1. Adaptando-se ao ambiente: mudando a própria empresa – a fim de lidar com a incerteza ambiental, muitas vezes as organizações fazem ajustes em suas estruturas e nos processos operacionais.

56 Empowerment – é o processo de compartilhamento de poder com funcionários, aumentando, assim, a autoconfiança deles na própria capacidade de desempenhar o trabalho e a crença de efetivamente serem contribuintes influentes na organização.

57 4.2. Influenciando o próprio ambiente – além da adaptação ou reação ao ambiente, o gestor e as organizações podem gerar respostas proativas para mudar o ambiente.

58 Estratégias independentes – estratégias adotadas por uma organização, atuando por conta própria, para mudar algum aspecto do seu ambiente atual.

59 Estratégias cooperativas – estratégias usadas por duas ou mais organizações trabalhando juntas para controlar o ambiente externo.

60 4.3. Mudando o próprio ambiente – as organizações podem enfrentar a incerteza ambiental realizando mudanças em si próprias, mudando o ambiente em geral ou mudando o próprio ambiente.

61 Manobra estratégica – esforços conscientes de uma organização para mudar os limites do seu próprio ambiente de tarefas.

62 Seleção de domínio – entrada em um novo mercado ou novo setor de atividades com uma expertise já existente.

63 Diversificação – investimento de uma empresa em produtos, negócios ou regiões geográficas diferentes.

64 Fusão – combinação de uma ou mais companhias.

65 Aquisição – compra de uma empresa por outra.

66 Desinvestimento – a venda de uma ou mais empresas de uma grande corporação.

67 Prospectoras – companhias que mudam constantemente os limites do seu ambiente de tarefas, buscando novos produtos e mercados, diversificando e realizando fusões ou adquirindo novas empresas.

68 Defensoras – companhias que adotam como manobra estratégica a permanência dentro de um domínio estável de produto.

69 5. Cultura e Ambiente Interno Organizacional

70 Cultura organizacional – conjunto de pressupostos importantes, compartilhado pelos membros da empresa, sobre a organização e suas metas e práticas.

71 5.1. Diagnóstico da cultura organizacional – diversos aspectos dão boas dicas sobre a cultura da empresa, mas especialmente: - declaração de missão e metas - práticas de negócios - símbolos, ritos e cerimônias - relatos de funcionários.

72 5.2. Gestão da cultura organizacional – orientação voltada ao cliente, melhoria da qualidade e disposição para implementar as transformações necessárias para se manter competitivo.


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