A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise dos dados da pesquisa qualitativa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise dos dados da pesquisa qualitativa."— Transcrição da apresentação:

1 Análise dos dados da pesquisa qualitativa.

2 ANÁLISE DE CONTEÚDO É um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, a descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam conhecimentos relativos ao tema em estudo (BARDIN, 2011).

3 ANÁLISE DE CONTEÚDO Nesse sentido, Demo (1995) ressalta que na Análise de Conteúdo é preciso ir além da interpretação do sentido das palavras, que é necessário saborear as entrelinhas. O dito e o não dito, o explícito e o implícito fazem parte da linguagem e compõem a dinâmica das relações na vida cotidiana. Revelar tais implícitos faz parte do trabalho do pesquisador, valendo-se também de sua sensibilidade.

4 O corpus submetido a análise é o conjunto dos relatos/depoimentos/falas.

5 ANÁLISE DE CONTEÚDO 1ª ETAPA - Pré-Análise
Consiste na escolha das questões a serem analisadas a partir da retomada dos objetivos da pesquisa. Nessa fase, determina-se a unidade de registro, ou seja, a palavra-chave, frase ou o tema dentro da unidade de contexto de cada questão a ser analisada.

6 ANÁLISE DE CONTEÚDO 1ª ETAPA - Pré-Análise
*geralmente abrange três aspectos: 1- escolha do material; 2-estabelecer objetivos; 3- classificação dos indicadores (Unidades de Registro).

7 2ª ETAPA - Exploração do Material
Essa fase consistiu em uma profunda exploração do material. Para tanto, é realizado várias leituras, buscando-se, as unidades de registro definidas na fase anterior.

8 2ª ETAPA - Exploração do Material
Após é feito recortes das unidades de registro, as quais são classificadas em categorias. Esse processo desenvolve-se até o surgimento das categorias finais de análise, que podem ser codificadas.

9 1-identificar as unidades de registros;
ANÁLISE DE CONTEÚDO 2ª ETAPA - Exploração do Material *nessa fase consiste em: 1-identificar as unidades de registros; 2-categoriza-las; 3-codifica-las (Opcional).

10 1 2 1 ANÁLISE DE CONTEÚDO EXEMPLO
Pergunta: Qual a forma que você melhor apreende o conteúdo? FALA 1-Quando são realizados seminários e debatidos os assuntos, quando o professor consegue explicar o assunto sem precisar ficar lendo o conteúdo nos slides, uma aula expositiva com discussões, com exemplos práticos. UNIDADE DE REGISTRO “seminários e debatidos os assuntos” “professor consegue explicar o assunto sem precisar ficar lendo” “expositiva com discussões exemplos práticos” CATEGORIA Didática/dinâmica da aula Professor CÓDICO 1 2      1

11 3 4 ANÁLISE DE CONTEÚDO EXEMPLO
Pergunta: Qual a forma que você melhor apreende o conteúdo? 2-Eu aprendi mais foi numa experiencia que tive em estágio, onde a enfermeira do setor deixou de cuidar do carro de parada e foi tirar bichos de pé de um “sujeito” que tinha condições de fazer ele próprio. Aprendi porque na hora da parada o carro não estava completo com tudo o que era necessário e com isso o paciente foi a óbito, foi uma experiência que jamais esquecerei. Eu aprendo bastante lendo, pesquisando. “experiência que tive em estágio” “Eu aprendo bastante lendo, pesquisando” Pratica Método de estudo do acadêmico 3 4

12 3ª ETAPA - Tratamento dos Resultados Obtidos e Interpretação
Na última fase, os resultados brutos podem ser submetidos a um tratamento quantitativo, que permitiram colocar em relevo as informações obtidas, auxiliando a interpretação dos dados de acordo com o referencial teórico e os objetivos do estudo.

13 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
(qualitativos) Exemplo “Meu, foi um choque, era o fim do mundo... Parece que fica nas idéias, não aceita, vai aceitando aos poucos. Esse dia, 29 de abril, nunca mais vou esquecer, foi uma segunda feira (Mãe 5). “Só sei que foi horrível, um trauma, Ter um filho sempre sadio e de repente Ter leucemia. Primeiramente não acreditei, pensei que fosse engano, que o médico dissesse que estava enganado. Só senti, de fato, quando fui para o hospital e conversei com outras mães” (Mãe 3).

14 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS (qualitativos)
Exemplo CHOQUE NEGAÇÃO PERDA Figura 1- Sentimentos das mães ao receber o diagnóstico de leucemia de seu filho, 2003.

15 Referências Bibliográficas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70, 2011. DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, p. ISBN MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.


Carregar ppt "Análise dos dados da pesquisa qualitativa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google