A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA CRECHE PARAÍSO Supervisora bolsista: Adriana Bolsistas: Bruna Fernandes Barbosa Janaína Crespo de Andrade Dias Luana Lopes da Rosa Thayane de Souza Gonzales Correa Márcia Regina Maia da Silva Brincando na creche Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO O projeto teve início com o diálogo entre as supervisoras e equipe diretiva acerca do local proposto para a construção de espaços educativos e atividades que pudessem desenvolver melhor a capacidade psicomotora dos alunos. 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Creche Municipal Paraíso na turma de jardim e maternal I e II que é composta respectivamente por 17, 15 e 16 alunos em média.

3 2.1 - Organização / ações: A definição de um espaço físico para a construção de uma brinquedoteca não foi possível pelo fato de a creche não contar com espaços disponíveis para a realização do mesmo. Sendo assim, resolvemos nos adaptar e reformar um local em uma casinha de boneca, onde as crianças poderão, além de tudo, aprender brincando.

4 3. INAUGURAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA CASINHA DE BONECA No primeiro semestre foram realizadas atividades que pudessem desenvolver nas crianças a psicomotricidade, identidade, conhecimento do mundo, autonomia, trabalho em grupo, educação moral, diversidade, musicalidade, linguagem oral, entre outros. Os alunos puderam experimentar diferentes formas para obter a noção de regras ou seja, esperar sua vez, seguir um percurso, além de desenvolver suas habilidades psicomotoras que pudemos perceber que se encontram m em desenvolvimento. No segundo semestre, o maior projeto foi o de construir uma Casinha de Bonecas. Este espaço era um local de risco por conter lixos e entulhos, o que poderia ter a proliferação de dengue e demais doenças. Fizemos deste local, um espaço de lazer e aprendizagem para as crianças, sem deixar de lado os demais conceitos que já haviam sendo trabalhados.

5 4. CONCLUSÃO Por meio das atividades realizadas, percebemos que os alunos estão se familiarizando com as regras, colocando-as em prática na rotina diária. Além de terem a oportunidade de brincar aprendendo e desenvolvendo suas habilidades. Puderam também aprender no meio destas atividades a importância de cuidar do espaço em que vivem através da casinha, que possibilitou lazer e aprendizagem. BIBLIOGRAFIA BAZÍLIO, Luiz Cavalieri e KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. CRAYDY, Carmem e KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google