A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição de CIM A CIM ( Computer Integrated Manufacturig) é uma filosofia que vê a empresa de produção como um sistema integrado e não apenas um agrupamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição de CIM A CIM ( Computer Integrated Manufacturig) é uma filosofia que vê a empresa de produção como um sistema integrado e não apenas um agrupamento."— Transcrição da apresentação:

1 Definição de CIM A CIM ( Computer Integrated Manufacturig) é uma filosofia que vê a empresa de produção como um sistema integrado e não apenas um agrupamento de funções isoladas. Como se vê na figura, a montagem da carroceria de um veículo é efetuada por vários robôs sincronizados entre si, que constituem, portanto, uma célula de trabalho. Tal célula deverá ser então controlada por um sistema de supervisão - que irá enviar as informações de trabalho ao computador central de gestão da fábrica. Obtem-se, dessa forma, uma estrutura de gerência piramidal.

2 Os Níveis da CIM Nível 4: planificação e gestão global
 Nível 3: gestão da produção  Nível 2: comando centralizado das máquinas e dos processos  Nível 1: comando individual das máquinas e dos processos  Nível 0: partes operacionais das máquinas com sensores e acionadores

3 Os Níveis da CIM  A representação piramidal da fábrica automatizada fornece uma indicação sobre como são gerenciados os vários processos de produção. Observa-se aqui como é possível subdividir em duas zonas, uma de INFORMÁTICA e uma de AUTOMAÇÃO da nossa fábrica.

4 Os Níveis da CIM  A parte de Automação, por sua vez, está subdividida em vários níveis, cada nível correspondendo a uma determinada tarefa. Exemplo: pode-se encontrar, no nível 1, os comandos das máquinas responsáveis pela produção dos vários detalhes que, uma vez montados em conjunto, representam o produto acabado, pronto para comercialização.

5 Os Níveis da CIM  Os níveis superiores desempenham principalmente funções de controle e planificação das operações a serem desenvolvidas no nível 0. O nível 0 contém máquinas mecânicas, centros de trabalho, motores, transportadores, cilindros pneumáticos, etc., ou seja, todos os componentes mecânicos que, gerenciados de modo oportuno, efetuam a produção.

6 Nível 0: Partes operacionais de máquinas ou processos munidos de seus respectivos sensores e acionadores

7 Nível 1: Máquinas individuais, condução de uma máquina ou de um processo isolado

8 Nível 2: Controle de células, supervisão das áreas referentes a várias máquinas e/ou processos

9 Nível 3: Controle de área, funções de gerência da produção e supervisão de grupos de células

10 Nível 4: Controle de fábrica, funções globais de planificação e gerência


Carregar ppt "Definição de CIM A CIM ( Computer Integrated Manufacturig) é uma filosofia que vê a empresa de produção como um sistema integrado e não apenas um agrupamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google