A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ana Maria Bernardelli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ana Maria Bernardelli"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ana Maria Bernardelli
POLÍCIA FEDERAL CARGO: AGENTE 2014 Profa. Ana Maria Bernardelli

2

3 A Redação no Cespe pode ser de duas modalidades:
Dissertação argumentativa: o autor, apoiado em evidências, debate ideias, refuta opiniões contrárias às suas, buscando influenciar o leitor. - Dissertação expositiva: o autor somente informa o leitor sobre determinado tema, sem o propósito de convencimento, não é importante obter adesões ao seu ponto de vista.

4 Exemplo expositivo “O sistema presidencial de governo nasceu nos Estados Unidos com a constituição de 1787, na Convenção de Filadélfia. Sua formação teórica foi precedida de fato histórico; não sendo, pois, obra de nenhum arranjo ou convenção teórica. Sustenta-se que o presidencialismo é o poder monárquico na versão republicana. O presidencialismo, ao contrário do parlamentarismo, é demarcado por uma rígida separação de Poderes, assentada na independência orgânica e na especialização funcional.”

5 Exemplo Argumentativo
Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, consequentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia. O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.

6 No estilo argumentativo - podemos redigir de duas
maneiras diferentes: Tema geral – com a estrutura: TESE ARGUMENTAÇÃO CONCLUSÃO - Situação hipotética - estrutura : INTRODUÇÃO EXPLICÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÕRICA

7 CESPE TEMA: logo no edital, o Cespe já deixa às claras uma referência sobre o tema. Normalmente, a banca solicita temas que envolvam assuntos gerais da atualidade ou algum tema pertinente ao conteúdo programático listado para a prova objetiva – neste caso, costuma-se pedir um conhecimento mais específico, técnico da área para a qual se presta o concurso. Por exemplo, na prova para provimento de vagas no Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em 2008, a banca pediu atualidades, tanto o é, que na prova discursiva o tema abordou superpopulação; no processo de seleção no Espírito Santo, o Cespe esclareceu no edital que o tema da redação consistiria em um dos objetos de avaliação daquele edital, ou seja, em algum conhecimento específico da área.

8 TEMA 1- O agravamento da crise global no fim de 2008 aprofundou ainda mais a recessão na economia da zona do euro, arrastando todos os grandes países do bloco para a retração e encolhendo mais até que os Estados Unidos da América, o epicentro dos problemas. Com a Alemanha, a sua principal economia, registrando a maior retração desde a reunificação, em 1990, o PIB dos 15 países da zona do euro (neste ano, a entrada da Eslováquia levou o número de integrantes do bloco a 16) encolheu 1,5% no quarto trimestre do ano passado em relação aos três meses anteriores. A região já vinha de dois trimestres seguidos de contração (que é a definição técnica de recessão), mas, em compensação, ela era muito mais amena: de 0,2%. Folha de S.Paulo, 14/2/2009, p. B1 (com adaptações) Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema. CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, A OUTRA FACE DA GLOBALIZAÇÃO Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente os seguintes aspectos: - globalização: tecnologia, aumento da produção e ampliação dos mercados mundiais; - mundialização da atual crise econômica; - efeitos da crise econômica.

9 TEMA- 2 VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: - ação do crime organizado e do narcotráfico na configuração do atual quadro de violência no Brasil; - importância da ação policial no combate a violência e riscos que estão sujeitos os profissionais de segurança pública; - alternativas de combate ao crime.

10 TEMA - 3 Em meio aos saques e à insegurança, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas estão sob uma espécie de toque de recolher decretado pela Polícia Militar. Só poderão ficar nas ruas à noite moradores ou voluntários para ajudar os desalojados. Filas de distribuição de alimentos se espalham pelas cidades. (O Globo, 28/11/2008, capa.) Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema: "EM MEIO À TRAGÉDIA, A VIOLÊNCIA QUE GERA INSEGURANÇA."

11 TEMA- 4 "DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA: POTENCIALIDADES, LIMITES E CONTRADIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS"

12 TEMA- 5 O levantamento Mapa da Violência: os Jovens da América Latina indicou que o Brasil ocupa o quinto lugar entre os países do continente com maior número de homicídios de jovens. A pesquisa indicou ainda que o Brasil também ostenta um dos mais altos índices de vitimização juvenil do mundo, o que significa que a taxa de homicídios entre os jovens é bem maior do que entre os não-jovens. Nesse quesito, o país aparece em terceiro lugar no ranque, atrás apenas de Porto Rico e Venezuela. Traduzindo em números: entre 1994 e 2005, a taxa de homicídio total no Brasil passou de 20,2 para 25,2 mortes para cada 100 mil habitantes. No mesmo período, esse índice, apenas entre os jovens, subiu de 34,9 para 51,6 homicídios. Família Cristã, fev./2009, p. 19 (com adaptações). . Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. A TRAGÉDIA DA VIOLÊNCIA E OS JOVENS Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: - violência como característica do mundo contemporâneo; - drogas ilícitas, álcool, trânsito e violência; - oportunidades educacionais, culturais e profissionais: caminho para reduzir a violência juvenil.

13 TEMAS Código Florestal http://agenciabrasil.ebc.com.br
Copa do Mundo Brasiguaios Síria Programa Nuclear Iraniano; energia nuclear no Brasil- Angra III TEMAS

14 Ilhas Malvinas http://guiadoestudante.abril.com.br
Facilitação de vistos para brasileiros (EUA) A nova ordem mundial Aumento das greves em diversos setores Combate às Drogas Lei do Acesso à informação

15 Vazamento de Óleo na Bacia de Campos http://agenciabrasil.ebc.com.br
Crise econômica europeia e sua implicação com o Brasil (IMPORTANTE) CNJ - É da competência do CNJ manter o bom funcionamento da Justiça brasileira e, para isso, o órgão desenvolve ferramentas eletrônicas e promove parcerias para garantir agilidade e transparência nas atividades. Todas as ações promovidas pelo Conselho são destinadas a instruir o cidadão, para que ele conheça seus direitos perante a Justiça e possa fiscalizar o cumprimento deles. Ficha Limpa Redes Sociais e mobilização política

16 Brasil x Espanha http://agenciabrasil.ebc.com.br
espanhois-terao-ao-entrar-no-brasil-mesmo-tratamento-que-os-brasileiros-recebem-na-espanha Imigração - haitianos Defesa proteção-da-amazonia-e-patrulhamento-de-fronteira-são-prioridades-da-defesa Brasil-e-Colombia-vão-fazer-plano-bilateral-de-fronteiras-para-combater-crime-organizado Brasil-e-Cabo-Verde-estreitam-cooperação-nas áreas-de-defesa-e-segurança Desenvolvimento Econômico Brasileiro classe-c-passou-ser-maioria-da-população-brasileira-em-2011-mostra-pesquisa

17 Combate à prostituição do menor A comissão da verdade
Eleições – tecnologia Crimes ambientais- Biopirataria na Amazônia Quadro de violência no Brasil (em todas as áreas sociais) Redes sociais no combate à violência Brasil como sede de eventos: desafio à segurança PF – Guardiã da ordem Combate à prostituição do menor A comissão da verdade CPIs – instrumento de consolidação da democracia

18 EXPLICAÇÃO Nas provas anteriores foi apresentado um texto sobre um determinado assunto. A partir deste texto o candidato deveria fazer uma redação dissertativa que contemplasse, obrigatoriamente, alguns tópicos. Qual a recomendação para que o candidato deixe claro ao examinador que os tópicos foram realmente abordados no texto? Os tópicos apresentados em proposta de dissertação correspondem aos três argumentos que o candidato deverá desenvolver, representando, normalmente, os três parágrafos de desenvolvimento do texto. E, para que isso fique claro ao examinador, basta apontar em cada um desses parágrafos as palavras-chave dos tópicos.

19 É permitido colocar título. Resposta: Sim. É permitido
É permitido colocar título? Resposta: Sim. É permitido. Agora leia com atenção: Primeira situação => Caso as instruções da prova orientem o candidato para colocar título, então o título será obrigatório. Preste atenção: O título somente será obrigatório se a prova deixar escrito que é obrigatório, ou seja, se a prova pedir expressamente que coloquemos o título. Segunda situação => Se a prova orientar para NÃO colocar, então é óbvio que não colocaremos o título. Nesse caso da PROIBIÇÃO expressa, o candidato que colocar título pode ser apenado. Quer dizer: pode perder pontos. Terceira situação => Se porventura a prova nem proíbe nem exige o título, então é facultativo colocá-lo. Nesse caso de ser facultativo, o título colocado é simplesmente ignorado. As linhas que o título tiver ocupado não contadas para efeito do cálculo da nota.

20 Qual o tempo que devo dedicar para a redação até que fique pronta a versão final para entregar?
Resposta: Tempo ótimo = 60 minutos (uma hora). Tempo máximo = 90 minutos (uma hora e meia).

21 Terceiro milênio: desafios da humanidade.
Imagine que a prova de redação peça um texto dissertativo sobre o seguinte tema: Terceiro milênio: desafios da humanidade. Sua primeira providência deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QUÊ? Começando sua análise do tema, procure possíveis respostas a esta pergunta. Lembre-se de tudo que já leu ou ouviu sobre o tema.

22 Existem populações imersas em completa miséria. (primeiro argumento)
Para explorar bem o assunto, o ideal é obter duas ou três “respostas” para a questão POR QUÊ? Cada resposta torna-se um argumento. O primeiro argumento que podemos apresentar é o da miséria, grave problema que o homem não consegue resolver: Existem populações imersas em completa miséria. (primeiro argumento) O segundo argumento: Pensando um pouco mais nos problemas que enfrentamos, poderíamos formular: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. O terceiro argumento: Refletindo um pouco mais sobre as questões que afligem a humanidade, logo lembramos do desequilíbrio ecológico: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

23 1- Existem populações imersas em profunda miséria.
Dessa maneira, obtemos o seguinte quadro: TEMA Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Por quê? 1- Existem populações imersas em profunda miséria. 2- A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. 3- O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério equilíbrio ecológico.

24 TESE , ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO
Temos já o necessário para, na folha de rascunho, redigir a dissertação. Ela deverá constar de três partes fundamentais: TESE , ARGUMENTAÇÃO E CONCLUSÃO Ao redigir o primeiro parágrafo, ou seja, a Tese, usamos o quadro acima. Para compô-la, basta usar as palavras-chave do tema e a elas acrescentar os três argumentos, assim como aparecem no quadro, enunciando seu posicionamento. Veja como poderia ser:

25 Tese Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. Além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. A Tese não entra em detalhes, mas apenas menciona os argumentos como forma de apresentar o assunto. Os detalhes são deixados para a Argumentação. IMPORTANTE: As palavras pois e além do mais são colocadas no texto para ligar as diferentes partes da Tese: o tema e os argumentos: os elementos coesivos

26 O segundo parágrafo já inicia o desenvolvimento
O segundo parágrafo já inicia o desenvolvimento. Agora, detalhe, escreva tudo o que souber sobre o fato de existirem populações miseráveis. Assim: A1 Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos –, encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Como você pode perceber, convém, vez por outra, lançar mão de certos exemplos para comprovar suas afirmações.

27 Fazer isso é costurar as ideias, o que dá muitos pontos a uma redação.
No parágrafo seguinte desenvolve-se o segundo argumento: A2 Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos nos países árabes, em alguns países membros da União Africana, sem falar dos conflitos da Síria, que tanta apreensão têm causado à população mundial. Note a presença da expressão Além disso no início do parágrafo, que estabelece a ligação com o parágrafo anterior. Ela deve ser colocada para evidenciar o fato de que os parágrafos se relacionam entre si. Fazer isso é costurar as ideias, o que dá muitos pontos a uma redação.

28 Falemos agora do terceiro argumento:
A3 Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Observe a expressão Outra preocupação constante, colocada no início deste parágrafo, é o elemento de ligação com o parágrafo anterior da Argumentação. Estabelece a conexão entre os argumentos apresentados.

29 Vejamos agora de que partes se compõe a conclusão.
A Conclusão pode iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafos anteriores (expressão inicial). A ela deve seguir-se uma reafirmação do tema proposto no início da redação. No final do parágrafo, é interessante colocar uma observação, fazendo um comentário sobre os fatos mencionados ao longo da dissertação. Concl. Diante desses fatos, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que atitudes eficazes e eficientes- políticas públicas contra a fome, a corrupção, o crime organizado- sejam tomadas no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

30 Agora, reunindo todos os parágrafos escritos, temos a dissertação completa:
Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações. Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos nos países árabes, em alguns países membros da União Africana, sem falar dos conflitos da Síria, que tanta apreensão têm causado à população mundial. Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável. Diante desses fatos, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que atitudes eficazes e eficientes- políticas públicas contra a fome, a corrupção, o crime organizado- sejam tomadas no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

31 Internet: <http://www.drauziovarella.com.br> (com adaptações)
ESCRIVÃO DE POLÍCIA CESPE COLETÂNEA TEXTO 1 Depois de cuidadoso tratamento estatístico, os autores de uma pesquisa em Nova Iorque verificaram que, independentemente dos fatores de risco (a renda familiar, a possível existência de desinteresse paterno pela sorte dos filhos, os níveis de violência na comunidade em que viviam, a escolaridade dos pais e a presença de transtornos psiquiátricos nas crianças), o número de horas que um adolescente com idade média de 14 anos fica diante da televisão, por si só, está significativamente associado à prática de assaltos e à participação em brigas com vítimas e em crimes de morte mais tarde, quando atinge a faixa etária dos 16 aos 22 anos. Internet: < (com adaptações)

32 TEXTO 2 Na revista Science, Craig Anderson, da Universidade de Iowa, responsabiliza a imprensa por apresentar até hoje como controverso um debate que deveria ter sido encerrado anos atrás. Segundo o especialista, esse comportamento é comparável ao mantido por décadas diante da discussão sobre as relações entre o cigarro e o câncer de pulmão, quando a comunidade científica estava cansada de saber e de alertar a população para isso. Seis das mais respeitadas associações médicas norte-americanas (entre as quais as de pediatria, psiquiatria, psicologia e a influente American Medical Association) publicaram, em 2001, um relatório com a seguinte conclusão sobre o assunto: “Os dados apontam de forma impressionante para uma conexão causal entre a violência na mídia e o comportamento agressivo de certas crianças”.

33 TEXTO III Os valores transmitidos pelo sistema educacional seriam, na visão de Pinheiro Guimarães, os “da produção material e da maximização do consumo individual do ser humano como unidade de trabalho e não como cidadão político-solidário, digno de uma vida espiritual superior”. Ele vê essa “vida espiritual superior” prejudicada pelos “programas degradantes e idiotizantes de televisão”, atividade que consome, segundo sua conta, mais de 80% do tempo livre do cidadão comum. “Esse tempo foi capturado pela televisão, que os estados e os governos têm tratado como uma atividade econômica normal e não como um veículo com influência extraordinária sobre a sociedade e seu imaginário”.

34 Considerando que as ideias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo,posicionando-se acerca do tema seguinte: A influência da televisão no imaginário social

35 Nos últimos anos, o mundo foi colocado diante de uma realidade nova: os sindicatos do crime ultrapassaram as fronteiras geográficas dos países, com os objetivos de obter maiores resultados nas operações delituosas e assegurar proteção e impunidade a seus agentes. Em razão disso, a comunidade das nações entendeu a importância da criação de acordos internacionais para uma ação conjunta contra o crime transnacional organizado. No ano de 1998, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou a criação de um comitê de trabalho com o fim específico de elaborar uma convenção internacional para enfrentar esses crimes. Em dezembro de 1999, realizou-se em Palermo, Itália, uma reunião para a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional — a Convenção de Palermo —, que identificou que os países estão diante de um gravíssimo problema, que só pode ser eliminado mediante uma ação conjunta da comunidade das nações. TEXTO ÚNICO

36 Essa Convenção, que foi adotada pela ONU em novembro de 2000, na Assembleia Geral do Milênio, é suplementada por três documentos que abordam áreas específicas de atuação do crime organizado: • o protocolo para prevenir, suprimir e punir o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças; • o protocolo contra o contrabando de imigrantes por terra, ar e mar; • o protocolo contra a fabricação ilegal e o tráfico de armas de fogo, incluindo peças, acessórios e munições. O problema da corrupção também foi abordado nos documentos; neles há propostas para agravar as sanções contra esse tipo de crime. A Convenção trata, ainda, de aspectos relacionados com a extradição de criminosos e a transferência de presos, respeitando a legislação nacional dos países. O Congresso Nacional do nosso país aprovou, em maio de 2003, o texto da Convenção de Palermo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Decreto n.º 5.015, de 12 de março de 2004, sacramentou a adesão do Brasil a esse documento. Convenção de Palermo (fragmento). In: Estudos Avançados. USP, 21 (61), 2007, p. 102 (com adaptações).

37 Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: < importância da Convenção de Palermo; < crime organizado e direitos humanos; < medidas de combate ao poder financeiro do crime organizado.


Carregar ppt "Profa. Ana Maria Bernardelli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google