A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI
Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio/ 2015

2 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 3ºs ANOS
Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio / 2015

3 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA DO DIA… Educação Infantil V e VI
LEITURAS DELEITE12 de maio Manhã: Dulce / EMEIF BORACÉIA Tarde: Leonísia / EMEIF BORACÉIA Retomada do encontro anterior e HTPC VIRTUAL , Avaliações Espaços de formação em leitura, planilhas das leituras de março e abril Apresentação da Silvia Orthof e o livro A Vaca Mimosa Vídeo “ O CHICO NO SHOPING” ATIVIDADES EM GRUPO: LER É DIFERENTE DE CONTAR HISTÓRIAS CARDÁPIO DE LEITURA

4 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 1ºs e 2ºs ANOS
Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio / 2015

5 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA DO DIA…
LEITURAS DELEITE 1ºs e 2ºs Anos Manhã: professoras Jocinara (EMEIF JOSÉ CARLOS BUZINARO) Tarde: professoras Pattrícia , Maria, Renata e Marli ( EMEIF Vista Linda) Retomada do encontro anterior e HTPC VIRTUAL , Avaliações Espaços de formação em leitura, planilhas das leituras de março e abril Apresentação da Silvia Orthof e o livro A Vaca Mimosa Vídeo “ O CHICO NO SHOPING” ATIVIDADES EM GRUPO: LER É DIFERENTE DE CONTAR HISTÓRIAS CARDÁPIO DE LEITURA

6 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA LEITURA DELEITE
A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda - A história de uma vaca que cansada de ser perturbada por uma mosca, acaba por engoli-la. Mas a mosca que não se cansa, mesmo dentro do intestino continua a alvoroçar. Até que como um tufão, ou melhor, um furacão acaba achando a saída e sai em forma de um pum. Sylvia Orthof

7 Como vocês trabalhariam esse texto ?
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Como vocês trabalhariam esse texto ? Pensem em como fariam exploração desse texto em sala de aula... Explorariam os elementos pré-textuais? 1. Na capa do livro tem desenhos? Quais? 2. E escrita? Onde? E qual será o título? 3. Observe como está escrito vaca Mimosa e mosca Zenilda. Por que será que escolheram letras com tamanhos diferentes? 4. Como será a vaca Mimosa? E a mosca Zenilda? 5. Como será essa história? Você acha que contará história de duas amigas? De duas inimigas?

8 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Conhecendo a autora e o ilustrador Sylvia Orthof nasceu em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em 1932, e faleceu em Ao longo de sua vida, publicou cerca de 120 livros para crianças, desde a estreia, em 1981, com Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelo livro A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, em 1983, e o Prêmio Ofélia Fontes, pela coleção Assim é se lhe parece, junto com Angela Carneiro e Lia Neiva, em 1995, entre outros. Sylvia morreu de câncer aos 64 anos, em Petrópolis (RJ), onde morou muito tempo. Isso aconteceu no dia 24/7/1997.

9 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Gê Orthof nasceu em 1959, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Tornou-se artista plástico, ilustrador e professor no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Cursou pósdoutorado na School of the Museum of Fine Arts, Boston, doutorado e mestrado em Artes Visuais na Columbia University, NY, Fulbright Scholar – School of Visual Arts, NY, e Bacharelado em Design – ESDI/ UERJ. Ilustrou mais de 30 livros infantis, tendo recebido importantes prêmios, entre eles: O Melhor para a Criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Melhor Ilustrador do Ano, na categoria livro infantil, da APCA, e outros, internacionais.

10 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Nas abordagens de leitura e de produção de textos orais (oralidade) não podemos ficar restritos a uma abordagem. Assim, no trabalho com leitura é relevante conciliar essas abordagens para que os alunos possam ir além de localização de informações. Dessa forma, todas as abordagens colaboram para a produção de sentidos na leitura. Precisamos avançar para a abordagem discursiva. Ela pressupõe que: a compreensão de um texto não se encerra nele mesmo, nem somente nas capacidades cognitivas do leitor, pois leva em conta suas vivências e experiências; o sentido do texto não está circunscrito apenas a ele e nem tampouco a seu leitor, mas na relação dialógica entre texto e sujeitos. O leitor aciona seus conhecimentos para interagir com o texto, dialogando com ele; necessitamos explorar as condições de produção do texto, a sua relação com outros textos, as dimensões éticas, estéticas, políticas, as imagens que contribuem para a constituição de sentidos, a discussão crítica.

11 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Na leitura é importante refletir também sobre:
A frequência que ela é desenvolvida; Os suportes mais utilizados (livros, jornais, revistas, encartes etc.) Os gêneros mais utilizados; As finalidades (para entreter, obter informações, lembrar, despertar sentimentos, ampliar conhecimentos etc.) Os espaços/tempos (na sala de aula, na biblioteca, no recreio, laboratório etc.) Como são realizadas (pelo professor, pelos alunos individualmente, em pequenos grupos etc.) As queixas dos alunos nas atividades de leitura propostas.

12 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DEBATENDO E OPINANDO O professor como mediador das reflexões: Na história que acabamos de ler vimos que a Vaca Mimosa ficou bastante incomodada com a mosca Zenilda, que na história foi até apelidada de Chatilda. A história retratou um animal pequeno incomodando um animal bem maior, mas por outro lado a mosca acabou sendo engolida pela vaca, animal de maior porte... Vocês conhecem a expressão popular “tamanho não é documento”? O que ela quer dizer? Vamos ler um texto para nos informar um pouco mais sobre essa expressão.

13 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “Tamanho não é documento é um jargão utilizado para dizer que o tamanho das coisas e/ou pessoas não é importante, quando elas possuem outras qualidades. A expressão é utilizada, muitas vezes, por pessoas de baixa estatura, que geralmente são motivo de chacota por outros indivíduos, e dizem que tamanho não é documento, ou seja, apesar da altura elas são pessoas boas, corretas, de caráter e etc. A expressão é para dizer que nem sempre pessoas pequenas são inferiores as mais altas, inclusive existe uma frase que diz  “se tamanho fosse documento, girafa era rei da selva”, mostrando que a girafa é um dos animais mais altos do mundo, porém o conhecido como o rei da selva é o leão, que é mais forte, rápido, ágil, e conhecido por suas habilidades para caça. Tamanho não é documento é para mostrar que o que importa nas pessoas não é a altura, e sim suas qualidades, atitudes, habilidades. [

14 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Agora, vamos organizar um debate.
PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL Agora, vamos organizar um debate. Quem concorda com a expressão “tamanho não é documento”? Quem discorda? Vamos levantar as mãos a cada questão para contabilizarmos as opiniões no quadro. Em seguida vamos organizar as falas para que os colegas justifiquem suas opiniões, podem, por exemplo citar situações já vivenciadas por vocês ou por algum conhecido...

15 PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO
Agora vamos produzir um texto manifestando nossa opinião se na história “A Vaca Mimosa e a mosca Zenilda”foi tamanho ,foi documento. Inicie o texto informando o seu posicionamento; Depois escreva argumentos convincentes para defender a sua opinião. Encerre o seu texto com um argumento bem convincente e apelativo. A turma poderá ser dividida em duplas para a elaboração de um texto de opinião sobre o assunto; Poderão produzir individualmente; Poderá ser feito texto coletivo, com ajuda da professora.

16 Ações combinadas com os alunos
Com as produções iremos confeccionar um cartaz para afixar na biblioteca ou em algum mural da escola. Para incentivarmos outros colegas/ turmas a realizarem a leitura da história “A vaca Mimosa e mosca Zenilda” para também manifestarem as suas opiniões. Por isso deixaremos um reservado para nossos colegas/turmas colem suas opiniões no cartaz.

17 CARDÁPIO DE LEITURA Formar 4 grupos de trabalho: GRUPO 1 - PROPAGANDA DO LIVRO GRUPO 2 - ALÔ LEITURA GRUPO 3 - FANTOCHEANDO GRUPO 4 – PAINEL DE LEITURA

18 Atividade : Ler é diferente de contar histórias
14 pessoas do grupo receberão definições acerca das ações de contação de histórias e leituras. Seguindo os itens: Característica principal Objetivo Preparação organização da turma Início da atividade cuidados O que fazer depois Deverão montar o quadro com a ajuda de todos da formação.


Carregar ppt "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google