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Educação para as relações Étnicas
Prof. Ms. Rafael Baioto
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LEI No , DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências
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Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
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§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. "Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’." Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
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Cotas de 10% Empresas multinacionais estão reservando vagas para minorias. Principalmente negros
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A aprovação da lei 10.639 ajuda a desconstruir o mito da democracia racial no Brasil
Nova legislação e política de cotas desencadeariam ascensão econômica e inclusão dos negros, diz professor professor Kabengele, nasceu na República Democrática do Congo e leciona na USP desde 1980.
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A aprovação da lei 10.639 ajuda a desconstruir o mito da democracia racial no Brasil?
Kabengele Munanga - A lei vem provar que o Brasil não era uma democracia racial, pois levou 115 anos para introduzir no ensino o estudo da matriz cultural africana.
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Distribuição da população por cor ou raça (%) Censo de 1999
Fonte: IBGE ( - Pesquisa nacional por amostra de domicílios
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Sobre a Experiência de Cotas no EUA
É claro que o sistema de cotas é uma experiência que já foi vivida por outros países do mundo. É o caso, por exemplo, dos EUA, onde os negros são cerca de 12% da população e, a partir das lutas pelos direitos cívicos nos anos 1960, uma parcela deles conquistou uma grande mobilidade social e econômica. Há uma classe média negra bastante notável, com intelectuais nas grandes universidades, médicos em grandes hospitais, engenheiros até na NASA. A experiência deles deu certo.
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Estatísticas da Violência no Brasil
Homicídios no território brasileiro, por habitantes. Vítimas caracterizadas pela cor. Para o advogado Oscar Vilhena Vieira, diretor-executivo da ONG Conectas Direitos Humanos e professor da Escola de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que também participou do debate, as estatísticas de homicídio desmentem a visão do Brasil como um país cordial. "O Brasil não tem nada de país cordial. É um país profundamente violento, especialmente com jovens, negros e moradores das periferias."
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As origens da Desigualdade Étnica no Brasil
Uma das grandes questões da história do Brasil foi a da escravatura que, iniciada nos alvores da colonização, provavelmente em 1532, estendeu-se até São três séculos e meio de escravidão, condição na qual o negro desempenhou importante papel tanto na fase colonial quanto depois da Independência, no desenvolvimento econômico do Brasil.
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O Tráfico de Escravos Os negros, comprados aos sobas da África, atravessavam o Atlântico em terríveis condições, comprimidos em embarcações denominadas "navios negreiros", "funileiros" ou "tumbeiros
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A Escravidão dos Nativos
No início do processo de Colonização do Brasil, os primeiros a serem escravizados foram os nativos
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Todo dia era dia do índio
Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de povos, sendo dois a seis milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 300 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores a epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas.
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Projeto de Cristianização dos Indígenas
As Missões Jesuíticas
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Projeto Excludente de Colonização
BULA PAPAL – 1537 – OS ÍNDIOS TEM ALMA O preconceito foi marcante já no início da conquista do Brasil
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LEI Nº , DE 10 MARÇO DE 2008. “Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. § 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
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O índio foi utilizado como mão-de-obra escrava.
Dia 1 de abril se comemora o fim da escravidão indígena (1540 a 1570)
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A formação da Sociedade Racista
As possessões portuguesas na África serviram de regiões fornecedoras de mão de obra escrava. A Escravidão já era conhecida na África no entanto não desumanizava o indivíduo, o que ocorreu na forma como foi implantada no período colonial.
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A colonização foi realizada com trabalho escravo
Inicialmente se utilizou trabalho escravo indígena e depois de africanos
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Trafico de escravos Os Africanos eram castigados por resistirem a escravidão.
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África Contemporânea Vinham de diferentes regiões da África: da costa ocidental, de Cabo Verde ao Cabo da Boa Esperança; da costa oriental, de Moçambique, também das regiões do interior do continente. Sudaneses, compostos pelos iorubas ou nagôs, os jejes e os minas, bem como o grupo berbere-etiópico, com os fulas e os mandês, os sudaneses islamizados banto, de que faziam parte os angolas, os congos ou cabindas, os benguelas e os moçambiques
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O Comércio Triangular de Escravos
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A população Negra era maior que a população Branca
Segundo estimativas da época, nos meados do século XVII a população escrava no Brasil já superava a população livre Do século XVI ao século XIX, calcula um total de africanos desembarcaram no Brasil como escravos.
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Registros da Escravidão
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Registros da Sociedade Sec. XVIII
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O Africano era tratado como uma propriedade dentro da lógica escravista.
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Instrumentos de tortura utilizados para martirizar escravos
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Escravo utilizando Gargantilha no formato de Canga, para evitar fugas
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Cenas do cotidiano dos escravos de ganho
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Liteira conduzida por escravos
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Muitas foram as formas de resistência
Suicídio; Recusa ao trabalho; Sabotagem de instalações; Assassinato de seus senhores; Fugas; Rebeliões (Ex. Malés) Formação de Quilombos
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Os Quilombos eram aldeamentos de escravos fugidos
Os Quilombos eram aldeamentos de escravos fugidos. Os mais famosos foram os de palmares 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.
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- 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. - 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.
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Mapa de terras quilombolas no Brasil
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Cronologia das Leis Abolicionistas
1. Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. 2. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. 3. No ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. 4. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. 5. A abolição da escravatura se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel. Dia da consciência Negra 20 de novembro em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares em 1695.
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Após a abolição houve política de Exclusão
A lei de Terras do Brasil excluía negros e indígenas de terem a posse de terras. Houve uma política excludente, baseada em teorias racistas.
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Política de Imigração Já no final do período colonial e início do Imperial. Ocorreu a política de branqueamento do país por meio do incentivo a imigração européia, principalmente, portuguesa, açoriana e posteriormente alemã e italiana.
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A Política excludente leva ao empobrecimento de grandes parcelas da população brasileira
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O Racismo é resultado de um processo Histórico Os brancos têm preconceito em relação aos negros? ZUMBI 1995
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70% dos jovens assassinados são negros Folha de São Paulo - 15/10/2006
Na Atualidade os Números apontam para o resultado da Exclusão histórica 70% dos jovens assassinados são negros Folha de São Paulo - 15/10/2006
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Muitos São os problemas sociais do Brasil Além do Racismo Histórico
No Brasil, a distância entre ricos e pobres é enorme. Os 10% mais ricos concentram 46,1% da renda total, enquanto os 10% mais pobres usufruem de apenas 1% da renda gerada no país. O Brasil esta em 4º lugar na lista dos países com pior distribuição de renda no mundo.
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Miséria A falta de trabalho gera miséria e violência.
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A luta para a integração e por políticas sociais de inclusão.
MOVIMENTO NEGRO Uma história de Resistência e luta social. Durante o período escravista muitas foram as formas de resistência: quilombos, revoltas, negação do trabalho, sabotagens e principalmente organização do movimento abolicionista.
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Zumbi é o Ícone representativo da resistência a escravidão e símbolo de luta do povo até os dias de hoje
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Influência Africana no Brasil é percebida de diversas formas
ALIMENTAÇÃO: abará, acarajé, angu, bobó, cachaça, canjica, caruru, dendê, fubá, inhame, jiló, maxixe, mocotó, mungunzá, muxiba, quiabo, quibebe, quitute, vatapá, chuchu. RELIGIÃO: babá, babalaô, babalorixá, candomblé, Exu, Iansã, Iemanjá, macumba, mandinga, Oxum , Olorum, Ogum, orixá, Obatalá, Oxossi, patuá, Xangô. SENTIMENTOS: banzeiro, dengoso, fulo, macambúzio, cafuné, muxoxo, quizila, quindim.
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AÇÕES: cochilar, desbundar, engambelar, xingar, batucar, sambar.
MÚSICA: agogô, maracatu, atabaque, batuque, berimbau, bumbo, caxambu, congada, jongo, lundu, samba, xequerê, zabumba. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: banguela, cangote, corcunda, careca LAZER: coringa, dunga, empate.
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REINO ANIMAL: búzio, camundongo, bugio, gambá, caxinguelê, marimbondo, minhoca, papagaio, zebra.
OBJETOS: bengala, carimbo, cachimbo, gongá, miçanga, cacimba DOENÇAS: banzo, caxumba, calombo. TERMOS DE USO SOCIAL : caçula, moleque, dengo, iaiá, ioiô, mucama, senzala, sinhá. OUTROS TERMOS : banzé, cambada, muamba, mulambo, catinga, quitanda.
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Religiosidade
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Ossanhã Oxossi Oxalá
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A Copoeira: Dança e Luta
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Concurso de Releituras sobre personalidades Negras
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Grupo de Teatro de Alunos Sapucaia do Sul
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Discussão sobre experiências de Vida
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Coral do CECUNE
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OFICINA DE PERCUSSÃO Paulo Romeu - Odomodê
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Ritmos Africanos Edgar Araújo
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Maracatu Truvão
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Religiosidade Afro-Brasileira – Africanamente – Miriam Alves
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Central do Samba - Odomodê
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Palestra Ações Afirmativas – Manoel Ávila – Pref. POA
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CUFA – Manoel
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Equipe de organização Semana da Consciência Negra
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Em 2008 é eleito o primeiro presidente Negro do EUA: Barack Obama
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