A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação para as relações Étnicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação para as relações Étnicas"— Transcrição da apresentação:

1 Educação para as relações Étnicas
Prof. Ms. Rafael Baioto

2 LEI No , DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências

3 Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

4 § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. "Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."         Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

5 Cotas de 10% Empresas multinacionais estão reservando vagas para minorias. Principalmente negros

6 A aprovação da lei 10.639 ajuda a desconstruir o mito da democracia racial no Brasil
Nova legislação e política de cotas desencadeariam ascensão econômica e inclusão dos negros, diz professor professor Kabengele, nasceu na República Democrática do Congo e leciona na USP desde 1980.

7 A aprovação da lei 10.639 ajuda a desconstruir o mito da democracia racial no Brasil?
Kabengele Munanga - A lei vem provar que o Brasil não era uma democracia racial, pois levou 115 anos para introduzir no ensino o estudo da matriz cultural africana.

8 Distribuição da população por cor ou raça (%) Censo de 1999
Fonte: IBGE ( - Pesquisa nacional por amostra de domicílios

9 Sobre a Experiência de Cotas no EUA
É claro que o sistema de cotas é uma experiência que já foi vivida por outros países do mundo. É o caso, por exemplo, dos EUA, onde os negros são cerca de 12% da população e, a partir das lutas pelos direitos cívicos nos anos 1960, uma parcela deles conquistou uma grande mobilidade social e econômica. Há uma classe média negra bastante notável, com intelectuais nas grandes universidades, médicos em grandes hospitais, engenheiros até na NASA. A experiência deles deu certo.

10 Estatísticas da Violência no Brasil
Homicídios no território brasileiro, por habitantes. Vítimas caracterizadas pela cor.  Para o advogado Oscar Vilhena Vieira, diretor-executivo da ONG Conectas Direitos Humanos e professor da Escola de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que também participou do debate, as estatísticas de homicídio desmentem a visão do Brasil como um país cordial. "O Brasil não tem nada de país cordial. É um país profundamente violento, especialmente com jovens, negros e moradores das periferias."

11

12

13

14 As origens da Desigualdade Étnica no Brasil
Uma das grandes questões da história do Brasil foi a da escravatura que, iniciada nos alvores da colonização, provavelmente em 1532, estendeu-se até São três séculos e meio de escravidão, condição na qual o negro desempenhou importante papel tanto na fase colonial quanto depois da Independência, no desenvolvimento econômico do Brasil.

15 O Tráfico de Escravos Os negros, comprados aos sobas da África, atravessavam o Atlântico em terríveis condições, comprimidos em embarcações denominadas "navios negreiros", "funileiros" ou "tumbeiros

16 A Escravidão dos Nativos
No início do processo de Colonização do Brasil, os primeiros a serem escravizados foram os nativos

17 Todo dia era dia do índio
Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de povos, sendo dois a seis milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 300 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores a epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas.

18 Projeto de Cristianização dos Indígenas
As Missões Jesuíticas

19 Projeto Excludente de Colonização
 BULA PAPAL – 1537 – OS ÍNDIOS TEM ALMA O preconceito foi marcante já no início da conquista do Brasil  

20 LEI Nº , DE 10 MARÇO DE 2008. “Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

21 O índio foi utilizado como mão-de-obra escrava.
Dia 1 de abril se comemora o fim da escravidão indígena (1540 a 1570)

22 A formação da Sociedade Racista
As possessões portuguesas na África serviram de regiões fornecedoras de mão de obra escrava. A Escravidão já era conhecida na África no entanto não desumanizava o indivíduo, o que ocorreu na forma como foi implantada no período colonial.  

23 A colonização foi realizada com trabalho escravo
Inicialmente se utilizou trabalho escravo indígena e depois de africanos

24 Trafico de escravos Os Africanos eram castigados por resistirem a escravidão.

25 África Contemporânea Vinham de diferentes regiões da África: da costa ocidental, de Cabo Verde ao Cabo da Boa Esperança; da costa oriental, de Moçambique, também das regiões do interior do continente. Sudaneses, compostos pelos iorubas ou nagôs, os jejes e os minas, bem como o grupo berbere-etiópico, com os fulas e os mandês, os sudaneses islamizados banto, de que faziam parte os angolas, os congos ou cabindas, os benguelas e os moçambiques

26 O Comércio Triangular de Escravos

27 A população Negra era maior que a população Branca
Segundo estimativas da época, nos meados do século XVII a população escrava no Brasil já superava a população livre Do século XVI ao século XIX, calcula um total de africanos desembarcaram no Brasil como escravos.

28 Registros da Escravidão

29 Registros da Sociedade Sec. XVIII

30 O Africano era tratado como uma propriedade dentro da lógica escravista.

31 Instrumentos de tortura utilizados para martirizar escravos

32 Escravo utilizando Gargantilha no formato de Canga, para evitar fugas

33 Cenas do cotidiano dos escravos de ganho

34 Liteira conduzida por escravos

35 Muitas foram as formas de resistência
Suicídio; Recusa ao trabalho; Sabotagem de instalações; Assassinato de seus senhores; Fugas; Rebeliões (Ex. Malés) Formação de Quilombos

36 Os Quilombos eram aldeamentos de escravos fugidos
Os Quilombos eram aldeamentos de escravos fugidos. Os mais famosos foram os de palmares 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.

37 - 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. - 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.

38 Mapa de terras quilombolas no Brasil

39 Cronologia das Leis Abolicionistas
1. Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. 2. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. 3. No ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. 4. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. 5. A abolição da escravatura se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel. Dia da consciência Negra 20 de novembro em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares em 1695.

40 Após a abolição houve política de Exclusão
                                                       A lei de Terras do Brasil excluía negros e indígenas de terem a posse de terras. Houve uma política excludente, baseada em teorias racistas.

41 Política de Imigração Já no final do período colonial e início do Imperial. Ocorreu a política de branqueamento do país por meio do incentivo a imigração européia, principalmente, portuguesa, açoriana e posteriormente alemã e italiana.

42 A Política excludente leva ao empobrecimento de grandes parcelas da população brasileira

43 O Racismo é resultado de um processo Histórico Os brancos têm preconceito em relação aos negros? ZUMBI 1995

44 70% dos jovens assassinados são negros Folha de São Paulo - 15/10/2006
Na Atualidade os Números apontam para o resultado da Exclusão histórica 70% dos jovens assassinados são negros Folha de São Paulo - 15/10/2006

45 Muitos São os problemas sociais do Brasil Além do Racismo Histórico
No Brasil, a distância entre ricos e pobres é enorme. Os 10% mais ricos concentram 46,1% da renda total, enquanto os 10% mais pobres usufruem de apenas 1% da renda gerada no país. O Brasil esta em 4º lugar na lista dos países com pior distribuição de renda no mundo.

46 Miséria A falta de trabalho gera miséria e violência.

47 A luta para a integração e por políticas sociais de inclusão.
MOVIMENTO NEGRO Uma história de Resistência e luta social. Durante o período escravista muitas foram as formas de resistência: quilombos, revoltas, negação do trabalho, sabotagens e principalmente organização do movimento abolicionista.

48 Zumbi é o Ícone representativo da resistência a escravidão e símbolo de luta do povo até os dias de hoje

49 Influência Africana no Brasil é percebida de diversas formas
ALIMENTAÇÃO: abará, acarajé, angu, bobó, cachaça, canjica, caruru, dendê, fubá, inhame, jiló, maxixe, mocotó, mungunzá, muxiba, quiabo, quibebe, quitute, vatapá, chuchu. RELIGIÃO: babá, babalaô, babalorixá, candomblé, Exu, Iansã, Iemanjá, macumba, mandinga, Oxum , Olorum, Ogum, orixá, Obatalá, Oxossi, patuá, Xangô. SENTIMENTOS: banzeiro, dengoso, fulo, macambúzio, cafuné, muxoxo, quizila, quindim.

50 AÇÕES: cochilar, desbundar, engambelar, xingar, batucar, sambar.
MÚSICA: agogô, maracatu, atabaque, batuque, berimbau, bumbo, caxambu, congada, jongo, lundu, samba, xequerê, zabumba. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS: banguela, cangote, corcunda, careca LAZER: coringa, dunga, empate.

51 REINO ANIMAL: búzio, camundongo, bugio, gambá, caxinguelê, marimbondo, minhoca, papagaio, zebra.
OBJETOS: bengala, carimbo, cachimbo, gongá, miçanga, cacimba DOENÇAS: banzo, caxumba, calombo. TERMOS DE USO SOCIAL : caçula, moleque, dengo, iaiá, ioiô, mucama, senzala, sinhá. OUTROS TERMOS : banzé, cambada, muamba, mulambo, catinga, quitanda.

52 Religiosidade

53 Ossanhã Oxossi Oxalá

54 A Copoeira: Dança e Luta

55 Concurso de Releituras sobre personalidades Negras

56 Grupo de Teatro de Alunos Sapucaia do Sul

57 Discussão sobre experiências de Vida

58 Coral do CECUNE

59 OFICINA DE PERCUSSÃO Paulo Romeu - Odomodê

60 Ritmos Africanos Edgar Araújo

61 Maracatu Truvão

62 Religiosidade Afro-Brasileira – Africanamente – Miriam Alves

63 Central do Samba - Odomodê

64 Palestra Ações Afirmativas – Manoel Ávila – Pref. POA

65 CUFA – Manoel

66 Equipe de organização Semana da Consciência Negra

67

68 Em 2008 é eleito o primeiro presidente Negro do EUA: Barack Obama

69                                                                                                                                                                                                                                           


Carregar ppt "Educação para as relações Étnicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google