A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Larissa Codeço Crespo 28 de abril de 2014

2 ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS
O desinteresse em compreender e aprender os conteúdos, está muitas vezes associado à forma como as atividades são trabalhadas pelos professores nas salas de aula. Como introduzir os conteúdos de forma mais atrativa? De forma contextualizada; De forma lúdica; De forma lúdica e contextualizada.

3 ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS
O lúdico tem em sua essência o prazer, a alegrIa e o divertimento (HUIZINGA, 2000). A atividade lúdica refere-se às manifestações que envolvem situações lúdicas, ou seja, situações em que estão envolvidos o prazer e o divertimento no decorrer da ação. Brougère (2010, p.21) destaca que “o caráter lúdico de um ato não vem da natureza do que é feito, mas da maneira como é feito”.

4 ATIVIDADES LÚDICAS DIDÁTICAS

5 Atividades lúdicas didáticas
São divertidas e prazerosas Desenvolvem habilidades e atuam na esfera corporal, afetiva e social – educativas. Atividades lúdicas Auxiliam na construção de conhecimentos específicos Atividades lúdicas didáticas Jogos Brincadeiras de rua Música Artes Jogos didáticos Envolvem regras definidas Competição Envolvem conceitos/ conteúdos de Química Jogos didáticos Brincadeiras didáticas Experimentos didáticos KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. 3. Reimp. da. 1. ed. de São Paulo: Thomson, 2010.

6 EXEMPLOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Experimentos Utilização de sucatas e material de baixo custo Dramatizações História em Quadrinho Recursos multimídia Jogos educativos https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry

7

8

9 Aspecto Social e Afetivo
O jogo na escola Aspecto Didático Introduzir, exercitar, revisar, auxiliar na construção de novos conhecimentos. Desenvolver habilidades e competências. O aprendizado deixa de ser visto como obrigação. Aspecto Social e Afetivo Melhoram a socialização, relação aluno-aluno e aluno-professor. Aumentam a autonomia e a iniciativa individual. Aspecto Disciplinar Modificam a rotina das aulas. Os alunos participam de forma mais ativa do que nas atividades tradicionais. Adaptado de Grando (2000); Cunha (2012); Antunes (2012); Crespo (2010) e Alves (2007).

10 Resultado da implantação das Ludotecas de Química
Figura 2: Jogo Serpentes e Escadas. a) Caixa na qual os materiais do jogo estão guardados. b) Exemplo de um conjunto do jogo: cartas, peões, dado, tabuleiro, encarte de regras e encarte de consulta ao conteúdo.

11 Quando utilizar as atividades? Como controlar a disciplina dos alunos?
-Pontos de discussão: Quando utilizar as atividades? Como controlar a disciplina dos alunos? O que fazer com o aluno que não quer participar? HUIZINGA, J. Homo Ludens. Tradução de J. P. Monteiro. 4. ed. São Paulo. Perspectiva, 2000. SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004, 203f. Tese.

12 Resultados da pesquisa de doutorado
Categoria: Aspectos didático, disciplinar, social e afetivo O papel do professor PL (2012) “Eu noto eles até na hora do jogo, como eles se interessam mais porque tem aquela competitividade entre eles para ganhar, eles tiram mais as dúvidas ali. Então pra mim é até uma forma de avaliação, que aí eu vejo o que eles entenderam de errado, o que eles não compreenderam.” Depoimento da professora PL em 2012

13 Resultado da análise de conteúdo dos professores
5ª Categoria: Aspectos didático, disciplinar, social e afetivo b) A cooperação e a função social do jogo PZ (2012) “Entre os alunos, um tenta ajudar o outro pra poder participar do jogo. Quando o jogo é em grupo e o outro não está entendendo, sempre o que sabe vai passando informação pro outro e eu acho que isso é muito bom.” Figura 9: Depoimento da professora PZ em 2012

14 ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS
Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica

15 Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica
a) Definição do conteúdo – cotidiano b) Definição da objetivo educacional – qual competência se pretende atingir com um determinado conteúdo c) Conhecimento do público alvo – número de participantes, nível de conhecimento, faixa etária d) Tempo de duração e) Espaço f) Materiais

16 Etapas do Planejamento de uma atividade lúdica
g) Dinâmica – regras, material de consulta h) Adaptações i) Teste


Carregar ppt "Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google