A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplo de Comunicação CLP Atos MPC6006 mestre e Remota OTB em Modbus RTU V0.0.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplo de Comunicação CLP Atos MPC6006 mestre e Remota OTB em Modbus RTU V0.0."— Transcrição da apresentação:

1 Exemplo de Comunicação CLP Atos MPC6006 mestre e Remota OTB em Modbus RTU
V0.0

2 Rack 6006.24 CPU 6006.06 Fonte 6006.40 Remota OTB 1S0DM9LP
Atos A1 Soft

3 MPC6006 (MESTRE) OTB (ESCRAVO) RS485MODBUS SERIAL VW3A806D30

4 Atenção! Este documento é apenas um guia de orientação de como comunicar um CLP Atos MPC6006 em modo Mestre e uma Remota OTB em modo escravo Modbus RTU, onde não dispensa a utilização do manual dos respectivos equipamentos. É estritamente necessário avaliar as condições de segurança para o correto funcionamento dos equipamentos em questão, evitando-se assim funcionamento involuntário, danos pessoais e materiais.

5

6 Criando aplicação no Atos A1 Soft
Definir nome do projeto Selecionar a família de CLP’s utilizada

7 Configuração de hardware no Atos A1 Soft
Clicar com o botão direito na guia “Hardware” e em seguida clicar em “Ver catálogo de Hardware”

8 Configuração de hardware no Atos A1 Soft
No catálogo de Hardware arrastar o bastidor utilizado para a guia Hardware e em seguida arrastar os módulos utilizados para os slots

9 Configuração de hardware no Atos A1 Soft
Acessar as configurações da porta Modbus na CPU especificada Na janela de propriedades definir as configurações da comunicação Modbus

10 Configuração de hardware no Atos A1 Soft
Na guia “Access Path” acessar as configurações da Serial B. Na janela de “Propriedades” definir o “Protocolo” utilizado como “Modbus” e o “Modo de comunicação” como “Mestre”

11 Config. dos Frames de comunicação
Para comunicação com a OTB devem ser utilizadas Word’s de comando (MW). Variável inicial: endereço de inicio do vetor a ser recebido. Qtde de variáveis: Quantidade de váriaveis a serem lidas no escravo. Endereço remota: endereço a ser lido no escravo (deve ser acrescido +1 ao endereço desejado, neste caso o endereço apontado é o endereço 0). N° estação Remota: Adress do escravo ( ) Função: Read Holding Registers. Tempo de atualização(ms): caso seja cíclico definir tempo. Variável de atualização: definir endereço caso não seja cíclico.

12 Config. dos Frames de comunicação
Para comunicação com a OTB devem ser utilizadas Word’s de comando (MW). Variável inicial: endereço de inicio do vetor a ser enviado. Qtde de variáveis: Quantidade de váriaveis a serem escritas no escravo. Endereço remota: endereço a ser escrito no escravo (deve ser acrescido +1 ao endereço desejado, neste caso o endereço apontado é o endereço 100). N° estação Remota: Adress do escravo ( ) Função: Preset Multiple Registers. Tempo de atualização(ms): caso seja cíclico definir tempo. Variável de atualização: definir endereço caso não seja cíclico.

13 Habilitando o protocolo MODBUS
Habilitar os bits MASTER_B (%SX140) e MODBUS_B (%SX143)

14 Comandos de leitura O PLC recebera o vetor da remota e o alocara na variável %MW1 (16 bits). A instrução WBIT realiza uma demultiplexação separando os bits do vetor recebido e alocando-os nas váriaveis %MX1 a %MX16.

15 Comandos de leitura Na instrução WBIT somente o endereço inicial %MX1 é declarado e o programa aloca automaticamente o restante dos bits nas variaveis seguintes. OBS: As memórias são acionadas em nível lógico baixo

16 Comandos de escrita Através da instrução MOVE acionamos as saídas da remota movendo um determinado valor para a váriavel %MW2 referente ao código binário associado a as saídas que se deseja acionar. Ex.: Movendo o valor 3 (decimal) para %MW2 seram acionadas as saídas 0 e 1 da remota (3 (10) = 11 (2))

17 Configuração da Advantys OTB
O endereço Modbus da OTB é definido através de dois potenciômetros TENS e ONES, localizados conforme figura acima. A OTB Modbus deve ter um endereçamento numérico entre 0 e 127 O Baud rate da OTB é definido através do potenciômetro BAUD RATE

18 Configuração da Advantys OTB
Para definir o endereço Modbus da OTB, devemos: 1.Desligar o equipamento; 2.Definir o endereço Modbus através dos potenciômetros (definir um endereço que esteja disponível na rede); 3. Ajustar os potenciômetros: TENS – 0 a 12 ONES – 0 a 9 4. Ligue o equipamento; Obs: É mecanicamente possível definir um endereço de 00 a 129, porem, o endereço 00 nunca é usado como um endereço Modbus e os endereços 128 e 129 são indefinidos.

19 Configuração da Advantys OTB
Definição do Baud rate (velocidade): 1.Desligar o equipamento; 2.Definir o valor do Baud rate (velocidade) no potenciômetro inferior, conforme tabela a seguir; 4. Ajuste o potenciômetro para o valor desejado; 5. Ligue o equipamento; Os demais parâmetros de configuração do modulo de interface de rede da Advantys OTB são predefinidos conforme descrito a seguir:

20 Consulte também nossa base de conhecimento http://goo.gl/nVkvRM
Você já conhece o aplicativo Customer Care? Saiba mais em Phone: ou Site:


Carregar ppt "Exemplo de Comunicação CLP Atos MPC6006 mestre e Remota OTB em Modbus RTU V0.0."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google