A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Petróleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Petróleo."— Transcrição da apresentação:

1 Petróleo

2 Petróleo A palavra petróleo vem do latim, petrus, “pedra” e oleum, “óleo. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos que tem origem na decomposição de matéria orgânica, principalmente o plâncton (plantas e animais microscópicos em suspensão nas águas), causada pela ação de bactérias em meios com baixo teor de oxigênio.

3 Ao longo de milhões de anos, essa decomposição foi-se acumulando no fundo dos oceanos, mares e lagos e, pressionada pelos movimentos da crosta terrestre, transformou-se na substância oleosa denominada petróleo. Essa substância é encontrada em bacias sedimentares específicas, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários.

4 Características do Petróleo
O petróleo apresenta-se em várias cores, variando entre o negro e o castanho escuro, tendo caráter oleoso, inflamável, menos denso que a água, com cheiro característico e composto basicamente por milhares de compostos orgânicos, com predominância exclusiva dos hidrocarbonetos. Quando a mistura contém uma maior porcentagem de moléculas pequenas seu estado físico é gasoso e quando a mistura contém moléculas maiores seu estado físico é líquido, nas condições normais de temperatura e pressão

5 As características do petróleo variam de acordo com as condições geológicas de sua formação, há diferenças significativas entre as jazidas, assim o petróleo é classificado basicamente em três características: Base, densidade e teor de enxofre.

6 Base: Considera-se a classificação dos óleos em função dos tipos de hidrocarbonetos predominantes.
Base parafínica: Predominam os hidrocarbonetos saturados, como metano, propano e butano e o resíduo é uma substancia cerácea. Base naftênica: Têm hidrocarbonetos cíclicos saturados e apresentam um resíduo asfáltico. Base aromática: há hidrocarbonetos cíclicos não saturados, como o benzeno e o tolueno.

7 Densidade: Há uma classificação dos óleo pela sua densidade, para qual se utiliza o grau do American Petroleum Institute (API). Óleos leves: acima de 30º API, cerca de 0,72 g/cm3. Óleos médios: entre 21º e 30º API. Óleos pesados: abaixo de 21º API, cerca de 0,92 g/cm3.

8 Teor de Enxofre: Óleo doce: apresenta baixo conteúdo de enxofre (menos de 0,5 % de sua massa); Óleo ácido: apresenta teor elevado de enxofre (bem acima de 0,5 % de sua massa).

9 Principais derivados do Petróleo
Liquefeito de petróleo(GLP); Gasolina; Querosene; Óleo diesel; Óleo combustível; Lubrificantes; Parafinas; Asfalto;

10 Geologia Vídeo: A Origem do Petróleo

11 História da Utilização do Petróleo
A utilização do petróleo vem de épocas bem remotas. O petróleo era conhecido por diversos nomes: betume, azeite, asfalto, lama, múmia, óleo de rocha. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos. No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação. No Egito, esse óleo teve grande importância na iluminação noturna, na impermeabilização das moradias, na construção das pirâmides e até mesmo no embalsamamento de múmias O petróleo de Baku, no Azerbaijão, já era produzido em escala comercial, para os padrões da época, quando Marco Polo viajou pelo norte da Pérsia, em 1271.

12 A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX
A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.

13 Primeiro poço de petróleo na Pensilvânia, EUA, 1859

14 A Primeira Guerra Mundial ( ) colocou em evidência a importância estratégica do petróleo e pela primeira vez foi usado o submarino com motor diesel, e o avião surgiu como nova arma. A alteração do petróleo em utilizações de guerras e uso de seus derivados – época em que a indústria automobilística começava a ganhar destaque também – fizeram com que o controle deste virasse questão de interesse nacional. O governo americano passou a incentivar empresas do país a operarem no exterior.

15 Em 1960, por iniciativa dos grandes produtores de petróleo do Oriente Médio junto com a Venezuela, foi criado a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que tem o objetivo de integrar a política petrolífera dos países-membros, fornecer a estes ajuda econômica, controlar preço e produção no mercado. O mundo viveu de quarenta anos para cá dois choques no preço do petróleo: o de 1973 (Quando os países produtores cessaram as exportações aos EUA) e o de 1979 (devido à revolução iraniana) Nesses dois momentos, a elevação do preço do petróleo teve motivos ligados ao interesse de alguns países e interesses políticos e também tensões entre países.

16 Reservas e Recursos As reservas de petróleo são definidas como o volume que se pode extrair de uma jazida, de forma viável do ponto de vista econômico. As parcelas que, tecnicamente, podem ser extraídas, cuja recuperação econômica é inviável, são classificadas como recurso.

17 Classificação das Reservas
Reservas provadas: volume que pode ser extraído de poços perfurados e já provados; Reservas prováveis: volume considerado recuperável e que está nos campos onde já foram feitos poços; Reservas possíveis: volume que se estima poder produzir em campos onde foram feitos estudos sísmicos e de correlações com campos próximos.

18 Os 10 Países com as Maiores Reservas de Petróleo
Posição País Reservas Estimadas Venezuela 297,7 bilhões de barris (bbl) Arábia Saudita 268,4 bilhões de barris (bbl) Canadá 173,2 bilhões de barris (bbl) Irã 157,3 bilhões de barris (bbl) 5 º Iraque 140,3 bilhões de barris (bbl) 6 º Kuwait 104 bilhões de barris (bbl) 7 º Emirados Árabes Unidos 97,8 bilhões de barris (bbl) 8 º Rússia 80 bilhões de barris (bbl) 9 º Líbia 48,47 bilhões de barris (bbl) 10 º Nigéria 37,14 bilhões de barris (bbl)

19 Distribuição das Reservas de Petróleo

20 Indústria do Petróleo Três grandes áreas do setor do petrolífero:
Upstream: Pesquisa ou prospecção; Perfuração; Recuperação. Middlestream: Transporte de upstream até refino; Importação/exportação; Refino; Transporte de refino até downstream. Downstream: Terminais/bases; Transporte/distribuição; Indústria petroquímica.

21 Pesquisa ou Prospecção
Compreende as técnicas relativas à procura de petróleo e à viabilidade econômica de produção do campo descoberto, através da observação de rochas e formações rochosas.

22 Principais técnicas de pesquisa e prospecção
Geologia: Geofísica – uso de fenômenos físicos Métodos potenciais – gravimetria, magnético, aeromagnético Métodos sísmicos – cargas (explosivos), propagação de ondas, reflexão/refração, computadores Geoquímica Paleontologia Petrologia Fotogeologia: Fotogrametria Aerofotogrametria

23 Perfuração Os poços são perfurados em terra (onshore), através de torres de perfuração, ao passo que a perfuração no mar (offshore) utiliza plataformas autoeleváveis, e em água mais profundas, unidades de perfuração flutuantes (plataformas semissubmersíveis e navios-sonda).

24 Perfuração

25 Recuperação Primária Utiliza a energia natural do reservatório.
Métodos: Aquífero natural ativo; Expansão de capa de gás; Gás em solução.

26 Aquífero Natural Ativo

27 Expansão de Capa de Gás

28 Recuperação Secundária
O petróleo é produzido mediante a suplementação da energia natural do reservatório. Métodos: Injeção de água; Injeção de gás.

29 Injeção de Água

30 Injeção de Gás

31 Recuperação Terciária
O petróleo é produzido de forma assistida por outras fontes de energia e/ou efeitos físicos, químicos e biológicos. Métodos: Térmicos (injeção de vapor, combustão in situ); Miscíveis (injeção de CO2, GLP, N2); Biológicos (injeção de micro-organismos); Químicos (polímeros, tensoativos).

32 Injeção de Vapor

33 Injeção de Gás Miscível

34 Injeção de Micro-organismos

35 Transporte O transporte é efetuado por meio de embarcações, caminhões, vagões, ou oleodutos (tubulações).

36 Refino O refino do petróleo constitui-se em uma série de beneficiamentos pelos quais passa o óleo cru para a obtenção de determinados produtos, chamados derivados.

37 Principais Processos de Refino
Tratamento de derivados: são de acabamento dos derivados para a melhoria de sua características e a retirada de componentes indesejáveis.

38 Principais Processos de Refino
Destilação: separação do petróleo com uso de calor em torres, na qual cada fração é liberada com a temperatura. Produtos obtidos: gás de refinaria, gasolina, querosene, gasóleo, diesel cru reduzido, óleo combustível e frações de óleo lubrificante para refino adicional.

39 Principais Processos de Refino
Craqueamento: processo para quebrar as moléculas maiores do óleo (mais pesadas), resultando em moléculas menores (mais leves). Produtos obtidos: gás combustível, GLP, nafta, gasóleo leve e gasóleo pesado de craqueamento (óleo combustível).

40 Principais Processos de Refino
Reforma: processo de refinação com uso de catalisadores em conjunto com variações térmicas nos reatores, cuja finalidade é transformar nafta com baixo índice de octano em outra com índice mais elevado, e produzir hidrocarbonetos aromáticos. Produtos obtidos: nafta reformada, gás rico em hidrogênio e GLP.

41 Principais Processos de Refino
Tratamento de derivados: são processos de acabamento dos derivados para a melhoria de suas características e a retirada de componentes indesejáveis.

42 Indústria Petroquímica
A Petroquímica pode ser definida como a parcela de indústria química cujos produtos são originados do petróleo. Produtos: fertilizantes, plásticos, fibras químicas, tintas, corantes, elastômeros, adesivos, solventes, tensoativos, gases industriais, detergentes, inseticidas, fungicidas, herbicidas, bernicidas, pesticidas, explosivos, produtos farmacêuticos, e outros.

43 Participação do petróleo na matriz energética mundial

44 O petróleo segue muito importante para a economia mundial
O petróleo segue muito importante para a economia mundial. E as grandes reservas estão em três lugares: na Ásia Central, na África (Nigéria e Sudão) e no Pré-Sal brasileiro. O petróleo tem se mantido na dianteira dentre as principais fontes de energia no mundo. Segundo os dados da Energy Information Administration EIA (2014), entre os anos de 1971 e 2012 o petróleo continua sendo a principal fonte de energia do globo. Os combustíveis fósseis são responsáveis por 81% da matriz de energia global.

45

46 As empresas multinacionais, grandes organizações financeiras, bem como empresas estatais e órgãos reguladores são agentes com forte presença na dinâmica do mercado internacional do petróleo e do gás natural. Se o petróleo e o gás natural trazem a possibilidade de geração de riqueza, trazem também toda uma série de disputas comerciais, financeiras e diplomáticas, bem como guerras e conflitos violentos entre Estados.

47 Oferta Mundial de Energia

48 Consumo final mundial de energia

49 Como a maior parte dos grandes campos petrolíferos provavelmente já foi descoberta - a taxa de novas descobertas cai ano a ano, e as novas reservas encontradas são cada vez menores -, é possível calcular o desempenho futuro de cada país produtor, com margem de erro pequena, sendo que os diversos países do mundo estão em estágios diferentes das suas curvas de exploração Conforme Rosa & Gomes (2004). As estimativas mais comuns são de que as reservas comprovadas atingem cerca de um trilhão de barris, o que, considerando-se a produção atual de cerca de 25 bilhões de barris/ano, garantiria o atendimento da demanda por 40 anos.

50 Pensando na competitividade entre os países, as constantes transformações evolutivas mundiais como a interação entre os mercados, a facilidade na coleta de informações, a evolução dos processos produtivos e tecnológicos, o desenvolvimento da informática, a formação de blocos econômicos, guerrilhas civis e militares (sobretudo no Oriente Médio e África), o desenvolvimento dos países emergentes, a escassez de recursos, os problemas ecológicos, a corrida espacial e tantos outros serão fatores que certamente terão forte influência no rumo da competitividade, já que o petróleo tem sido a principal matriz energética há mais de um século.

51 Pré-sal – balanço energético nacional

52 A descoberta de volumosas jazidas de petróleo na camada de pré-sal das bacias sedimentares de Santos e de Campos, a partir de 2006 e 2007, mudaram profundamente o cenário petrolífero brasileiro. Projeções internacionais indicam que no decênio , a produção brasileira de petróleo atingirá 5,2 milhões de barris/dia em média. Este número representa mais de duas vezes e meia a produção alcançada em 2013, e posicionará o Brasil entre os maiores produtores mundiais.

53 As descobertas mostraram a existência, pela primeira vez no Brasil, de campos gigantes de petróleo, que elevarão as atuais reservas provadas brasileiras de 15,6 bilhões de barris para mais de 55 bilhões de barris, quando as jazidas descobertas e avaliadas até 2014 forem incorporadas as reservas provadas. Estes números se tornam ainda mais significativos quando se sabe que o Brasil demorou 40 anos para acumular a atual reserva de 15,6 bilhões de barris, cuja maior parte é composta pelos campos de petróleo descobertos na plataforma marítima da bacia de campos, em 1974.

54 A ampliação das reservas nestas proporções permitirá ao Brasil dispor de petróleo e gás suficientes para a produção de combustíveis e demais produtos derivados do petróleo por muitas décadas. Este é um dado importante quando se sabe que as atuais reservas durariam cerca de 18 anos aos níveis atuais de consumo.

55 Impactos ambientais causados pelo Petróleo e seus derivados

56 Derramamento de petróleo 
  O derramamento de petróleo pode ter inúmeras causas, como acidentes com navios petroleiros, vazamento em tanques dos navios petroleiros, acidentes nas plataformas onde o petróleo é explorado, entre tanto outros motivos.

57 Consequências  Quando ocorre o vazamento, o petróleo fica na superfície da água marinha, formando uma densa camada. Esta impossibilita a penetração dos raios solares, dificultando a de várias espécies de algas. O resultado é que os peixes da superfície morrem por falta de oxigênio ou morrem intoxicados pelo óleo vazado; Substâncias tóxicas se acumulam nos tecidos de mamíferos, tartarugas e peixes, causando distúrbios reprodutivos e cerebrais; As penas das aves ficam impregnadas de óleo e elas acabam afundando e morrendo afogadas;

58 Quanto atinge os mangues, o petróleo polui e contamina o ecossistema, provocando a morte de espécies vegetais e animais. Como os manguezais são áreas de procriação de determinadas espécies animais, a reprodução deles também é gravemente afetada. Em alguns casos, o petróleo pode atingir as praias, contaminando extensas faixas de areia, deixando-as impróprias para os banhistas. Nestes casos, todo o setor turístico de uma região pode ser afetado, trazendo prejuízos econômicos.

59

60 Despoluição A despoluição das águas marinhas, atingidas por petróleo, é possível. Porém, na maioria das vezes, é um processo lento e de eficiência parcial. Uma vez ocorrido o desastre ambiental, as medidas são tomadas para evitar o menor prejuízo possível ao meio ambiente. Umas das técnicas de despoluição mais usadas é a utilização de barreiras físicas. Desta forma, é possível impedir que a mancha de petróleo se espalhe por uma área maior. Na sequência, os técnicos podem retirar o petróleo da água, utilizando grandes bombas de sucção instaladas em navios.

61

62 Queima de Petróleo e seus derivados
A poluição gerada nos grandes centros urbanos tem origem principalmente pela queima de Petróleo e seus derivados. A queima destes combustíveis acontece de forma incompleta quando utilizados em máquinas térmicas e veículos automotores, e este processo resulta no lançamento de uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera, fazendo destes grandes vilões no que se refere ao aquecimento global e efeito estufa. Vale salientar que estes combustíveis alimentam os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.

63

64 Lista dos 10 maiores produtores de CO2 do mundo em 2014:
 Fonte: Revista BIO & BAIMS

65 Protocolo de Kyoto O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).

66 Em 2015 o Protocolo de Kyoto completou 10 anos; Porém, dados divulgados em fevereiro de 2015 apontam que o acordo não atingiu seus objetivos iniciais, pois entre os anos de 2005 e 2012 houve um aumento da emissão mundial destes gases em 16,2%.

67 Fonte: Folha de São Paulo, 16/02/2005.

68 Por outro lado, especialistas dizem que se não houvesse o Protocolo de Kyoto, as emissões de gases do efeito estufa teriam sido muito maiores, aumentando os efeitos nocivos do aquecimento global no planeta. O protocolo também foi benéfico no sentido de incentivar a adoção de medidas governamentais práticas como o objetivo de diminuir os impactos climáticos negativos. Também foi positivo, pois alertou a população mundial para o problema das mudanças climáticas, além de estimular o uso de fontes de energia limpa (eólica e solar).

69 Referências: Drumm, F. C.; Gerhardt, A. E.; Fernandes, G. D.; Chagas, P.; Sucolotti, M. S.; Kemerich, P. D. C.; Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria, 2014 Reis, L. B. Matrizes energeticas. Conceitos e usos em gestão de planejamento. Barueri- SP, Manole, 2011. Junior, G. Universidade Federal do Paraná. Curso Prático & Objetivo . Processamento Primário de Petróleo / Noções de Processo de Refino. Disponível em:

70 Petrobras: Uma História das Explorações de Petróleo em Águas Profundas e no Pré-Sal. J Morais disponível em:


Carregar ppt "Petróleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google