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MANUAL PROCEDIMENTOS, NORMAS E FUNÇÕES DOS ENTREVISTADORES.

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1 MANUAL PROCEDIMENTOS, NORMAS E FUNÇÕES DOS ENTREVISTADORES

2 Domiciliar e Pontos de Fluxo - PDA Domiciliar e Pontos de Fluxo - Papel Entrevista em Profundidade Via fone Técnicas de coleta

3 O que é uma Pesquisa? É uma ferramenta para obter informação sobre uma determinada população mediante a elaboração de um questionário que se aplica aos indivíduos que constituem a dita população ou uma amostra representativa da mesma. A informação requerida pode se referir aos atributos dos sujeitos que compõem essa população, assim como também, seu comportamento, atitudes, opiniões, necessidades, características sócio-econômicas e demográficas (idade, nível de instrução, renda, atual situação de trabalho, estado civil, regionalidades, etc), entre outros. Definições básicas

4 Entrevista É uma conversação com propósito. O referido propósito depende dos temas que se pesquisa. Em outras palavras, é a interação entre o entrevistador e o entrevistado onde o entrevistador realiza uma série de perguntas à pessoa entrevistada com o intuito de obter informações sobre temas específicos, esses planejados com antecedência. O desenvolvimento de uma entrevista requer muita habilidade por parte do entrevistador, visto que o objetivo é conseguir colher a informação requerida de forma completa e objetiva, com muito respeito, prudência, imparcialidade e cordialidade. Definições básicas

5 Entrevistador É a pessoa encarregada de realizar a entrevista, ou seja, de aplicar os questionamentos, ouvir e registrar fielmente as respostas dos entrevistados. O trabalho de um entrevistador é fundamental, ou melhor, primordial, pois dele depende em grande parte que a informação recolhida seja confiável, completa e de alta qualidade. Pois somente assim o resultado final será fiel a realidade daquele segmento de estudo. Definições básicas

6 Questionário É um instrumento elaborado para recolher a informação necessária. É o documento que contém as perguntas que um entrevistador deve fazer aos entrevistados e no qual existe um espaço para anotar as respostas da pessoa interrogada. O questionário pode estar em formato físico (papel) ou num meio eletrônico (PDA). Normalmente ele vem acompanhado de cartões que estimulam o entrevistado a responder a questão específica. Existem dois tipos de administração de questionário: administração direta e administração indireta. Definições básicas

7 Identificar o local selecionado e a pessoa que cumpre com as características requeridas para ser incluída dentro da amostra ou já selecionadas da amostra; Solicitar a informação à pessoa entrevistada de forma cortês e objetiva; Aplicar o questionário de forma completa e elucidar possíveis dúvidas que possam existir por parte do entrevistado; Completar as informações demográficas e amostral que seja requerida no questionário; Funções e responsabilidades do entrevistador

8 Nunca alterar ou ignorar a informação ou opinião dos entrevistados. Adulterar ou excluir informações não é permitido sob nenhuma circunstância; Nunca falsificar informação. Não se deve complementar os questionários ou perguntas que tenham sido deixado sem resposta pelo entrevistado; Não se deve pressionar ou obrigar os entrevistados para que proporcionem a informação requerida na pesquisa; Respeitar as respostas e opiniões das pessoas entrevistadas, mesmo que elas estejam em discordância com a realidade; Em hipótese alguma o entrevistador deve sugerir ou induzir as respostas a serem dadas pelas pessoas entrevistadas; Considerações éticas

9 Sob nenhuma razão se deve oferecer alguma recompensa ou fazer falsas promessas em troca de uma resposta à pergunta solicitada na pesquisa, a menos que a instituição tenha determinado reconhecer monetariamente ou de outra forma o tempo dedicado pela pessoa entrevistada; Nunca se deve divulgar, comentar e emitir opiniões relativas as respostas dadas pelos entrevistados, tampouco se deve mostrar a pessoas alheias ao estudo os questionários que tenham sido completados. É sempre importante recordar que a informação recolhida é CONFIDENCIAL; Considerações éticas

10 Localização da pessoa entrevistada: em primeiro lugar, é necessário localizar os possíveis informantes e certificar-se de que cumprem com os requisitos necessários para serem incluídos na amostra; Apresentar-se adequadamente: é importante fazer uma adequada apresentação para gerar confiança na pessoa entrevistada para que logo a mesma, forneça informações com maior neutralidade e veracidade possível, diminuindo também assim, as possíveis recusas; Consentimento: As entrevistas só deverão se iniciar após a verificação do enquadramento dos requisitos específicos da amostra e também após o consentimento da pessoa. Aí a importância da boa apresentação, para que a pessoa se sinta a vontade e confiante na pessoa que o entrevistará; Vestuário apropriado: É de extrema importância que o entrevistador esteja devidamente vestido e identificado. Pois são fatores fundamentais para a melhor receptividade por parte do entrevistado; Procedimento para realizar a entrevista

11 Confiança e segurança: O entrevistador deve procurar mostrar-se seguro, isso ajudará a gerar confiança na pessoa entrevistada, além de ter total conhecimento relativo aos questionamentos que irá efetuar; Neutralidade: É de extrema importância manter uma postura profissional; perguntar, ouvir e registrar todas as respostas com naturalidade e sobretudo com muito respeito; Nunca se deve opinar ou influir sobre as respostas dos entrevistados. Deve-se evitar expressões faciais, troca no tom de voz ou emissão de sons que podem sugerir ou comunicar ao informante a postura ou opinião do entrevistador; Redação, ordem e leitura das perguntas; todas as perguntas dos questionários são redigidas com muito cuidado e detalhe, de tal maneira que não induzem a uma resposta e ao mesmo tempo atinjam os objetivos pré-estabelecidos. Por isso é importante que o entrevistador leia de forma exata e completa sem fazer interpretações das mesmas, caso contrário podem perder a neutralidade que possuem ou mudar o sentido destas; Procedimento para realizar a entrevista

12 Controle da situação: uma qualidade especial de um entrevistador é se manter sereno diante de situações inesperadas e adversas, tais como: excessivas perguntas por parte dos entrevistados, reclamações, rejeições bruscas ou violentas, interrupções provocadas pelo entrevistado ou por outras pessoas, ameaças, etc. Também quando o entrevistado dá resposta longas e desnecessárias, seja cortês e não o interrompa de forma abrupta, e sim procure orientá-lo para que finalize a resposta e possam dar seqüência no questionário; Repetir a pergunta: muitas vezes as pessoas podem responder as perguntas de forma vaga ou simplesmente erroneamente. Diante dessa situação, é necessário verificar se a pessoa não entendeu a pergunta. Com isso a forma mais adequada para corrigir ou pelos menos tentar, é realizar novamente o questionamento; Evitar suposições: evitar fazer suposições sobre as possíveis respostas dos informantes em função de suas características pessoais ou sócio-econômicas. Nunca se deve criar expectativas ou presumir respostas, sempre se deve esperar que o entrevistado ofereça sua própria opinião; Procedimento para realizar a entrevista

13 Despedida e agradecimentos: é indispensável, ao terminar a entrevista, agradecer amigavelmente a colaboração do entrevistado e o tempo dado. Isso deve ocorrer também em casos de recusas e desistência da entrevista; Revisão do questionário: ao finalizar a entrevista é importante revisar o questionário, com o propósito de verificar se todas os questionamentos foram realizados, além de identificar possíveis erros que possam ter ocorrido. Caso isso aconteça, é importante novamente consultar o entrevistado para que essa falha seja corrigida. Procedimento para realizar a entrevista

14 Expressão de opiniões ou necessidades: em geral, as pessoas têm necessidade de comunicar ou expressar suas opiniões, crenças, necessidades e expectativas diante dos problemas e situações de interesse coletivo; Reconhecimento: obter reconhecimento por parte de outras pessoas ou organizações pode motivar os interessados a agir de forma diferente. Portanto, é conveniente enfatizar a importância que a opinião do entrevistado tem para o partido que está produzindo o estudo; Espírito de colaboração: deve-se levar em conta a satisfação provocada na maioria das pessoas quando sentem que estão ajudando outras. Por este motivo, pode-se fazer saber as pessoas entrevistadas que ao aceitar a entrevista, estão colaborando diretamente com o trabalho do entrevistador. Oportunidade catártico: para algumas pessoas a entrevista pode ser a ocasião ou o espaço para poder expressar sentimentos e opiniões que têm reprimido ou guardado por muito tempo. Fatores motivadores

15 A pesquisa como uma ameaça: em muitas ocasiões, alguns temas abordados nos questionários podem ser visto pelo entrevistado como uma ameaça, sobretudo se examina comportamentos realizados ou emitidos que podem ser repreensíveis diante da opinião de outras pessoas; Tempo: Diante das tarefas diárias e dos compromissos, por muitas vezes as entrevistas são vistas como um atraso pelo informante, com isso é importante deixar a pessoa a vontade e ciente do tempo médio de aplicação, além de deixar espaços para serem agendados outros períodos para aplicação. Tabu: algumas perguntas podem criar rejeição por examinar temas sobre os quais são socialmente mal vistos. Por isso a importância de se criar a empatia com o entrevistado. Confidencialidade: É sempre importante informar a pessoa que os dados e respostas passadas por ela não serão reveladas e somente serão utilizadas quantitativamente. Fatores inibidores

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