A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:"— Transcrição da apresentação:

1 A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento: Desde a pré-história que a Humanidade demonstrou fascínio pelo movimento e tentou reproduzi-lo graficamente. Os exemplos de arte inspirada pela reprodução gráfica do movimento são inúmeros. Alguns exemplos: - A coluna de Trajano

2

3 - Arte Futurista

4 Carlo Carrá – Funeral do anarquista Galli

5 Marcel Duchamp – Nu descendo as escadas

6 Pré condições para o aparecimento do cinema:
1- Peter Mark Roget e o fenómeno da persistência retiniana. O artigo que publicou com o título “Explanation of an optical deception in the appearance of the spokes of a wheel when seen through vertical apertures” (1824) é frequentemente, e erroneamente, intitulado “On the Persistence of Vision with Regard to Human Motion” ou “Persistence of Vision with regard to Moving Objects”.

7 Durante o século XIX, uma série de invenções (brinquedos ópticos) exploraram a descoberta de Roget .
1832- Joseph Plateau e Simon Stampfer inventam simultaneamente o Fenaquistoscópio.

8 1833 – Invenção do Zootrópio

9 2 – A capacidade de projectar uma sucessão rápida de imagens numa superfície.
Desde o século XVII que a lanterna mágica era usada por educadores e artistas.

10 3 – A possibilidade de usar a fotografia para construir uma sucessão de imagens
Joseph Niépce – View from the window (1827)

11 1839 – Henry Fox Talbot inventa o negativo em papel
1839 – Henry Fox Talbot inventa o negativo em papel. Surgem as primeiras impressões. 1878 – Primeiras fotografias com obturação de meio segundo.

12 4 – A possibilidade de imprimir fotografias numa base suficientemente flexível para passar rapidamente através de uma câmara. 1888: George Eastman inventa a primeira “Kodak”. 1889: G. Eastman inventa a película transparente de celulóide.

13 5 – A criação de um mecanismo intermitente para câmaras e projectores.
Na câmara, o filme teria que para por um instante para que a luz entrasse pela lente e sensibilizasse a película. O obturador protegeria o filme enquanto o mecanismo coloca outro pedaço de película no lugar da anterior. O mesmo mecanismo seria usado para o projector. Outros inventos do século XIX usavam este tipo de mecanismos intermitentes. Por exemplo, a máquina de costura (1846).

14 Precursores do cinema Em 1878, um ex-governador da Califórnia, Leland Stanford, pediu ao fotógrafo Eadweard Muybridge que encontrasse uma maneira de fotografar o galope dos cavalos.

15 Inspirado pelo trabalho de Muybridge, o fisiologista francês Étienne Jules Maray inventou em 1882 uma espingarda fotográfica para estudar o voo das aves e o movimento de outros animais.

16

17

18

19 Em 1877, Émile Reynaud construiu um brinquedo óptico a que chamou Praxinoscópio. Uma espécie de Zootrópio em que a imagem era vista através de uma série de espelhos. Por volta de 1882, aperfeiçoou o invento, acrescentando-lhe uma lanterna para projectar as imagens num ecrã.

20


Carregar ppt "A invenção do cinema O mito da reprodução gráfica do movimento:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google