A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)"— Transcrição da apresentação:

1 Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)

2 Sumário  Abrir a PubMed  Navegar na PubMed  Seleccionar uma base de dados onde pesquisar na barra preta da base de dados  Pesquisar na PubMed  Opções de visualização  Opções para imprimir, salvar/guardar e enviar por e-mail (correio electrónico)

3 Antes de fazer o login nos websites dos serviços das Editoras Parceiras (Partner Publisher services), vamos fazer Login no site do HINARI usando a URL (endereço de Internet) http://www.who.int/hinari/

4 Precisamos de inserir o nosso Nome de Utilizador (User Name) e Senha (Password) do HINARI nas caixas apropriadas e clicar no botão de Login (Sign In na imagem). Para ter acesso aos textos completos dos artigos deve-se fazer o Sign In adequadamente. Desde a migração para um novo servidor de autenticação (Jan. 2014), recomenda-se o uso dos browsers Chrome ou Mozilla. Se usa o Internet Explorer, terá que fazer login duas vezes.

5 Se usa o Browser Internet Explorer, repita o processo de Login (Sign In) e nesta segunda página você será redireccionado para a Página de Conteúdos (Contents page) do HINARI.

6 Uma vez feito o login (Sign In) na Página de Conteúdos (Content page) do HINARI, aceda à PubMed clicando em Search inside HINARI full-text using PubMed.

7 Lembre-se de aceder à PubMed através do HINARI, senão não terá acesso aos textos completos dos artigos.

8 A caixa de pesquisa (Search box) na PubMed está activa. Escreva a sua expressão de pesquisa. Neste exemplo, a expressão de pesquisa escrita na caixa é malaria infections AND africa. Para executar a busca, clique no botão Search.

9 Os resultados da busca são exibidos no corpo principal da página, no formato de referência bibliográfica (Summary Format), apresentando 20 resultados por página e Ordenados pelo Mais Recente. Este é o formato de exibição por defeito quando se completa a busca. Note os dois filtros adicionais para textos completos em Acesso Livre (Free Full Text) e artigos extraídos do Portal do HINARI. Estes dois filtros adicionais foram criados para as buscas no HINARI/PubMed. Dos 5483 artigos, 2499 estão disponíveis por via do filtro do HINARI e 2645 com o filtro Texto Completo em Acesso Livre (Free full text) (havendo algumas sobreposições).

10 Note a utilidade das opções na coluna à direita dos resultados da busca na PubMed: Ordenados por Relevância (uma nova opção, criada em Outubro de 2013) Gráfico de Resultados por Ano/Data Listagem de Títulos com os seus Termos de Pesquisa Artigos em Texto Completo e Acesso Livre na PubMed Central (repositório do Instituto Nacional de Saúde dos EUA) Veja no próximo slide a caixa de detalhes da busca (Search details).

11 Estão destacados os detalhes da busca (Search details) que incluem todos os campos (all fields) onde se inseriram palavras-chave para malária, infecção, infecções e africa E( AND) Termos MeSH (Cabeçalhos Médicos por Assunto) para malária, infecção e africa. Os Termos MeSH são criados por indexadores da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Para mais informação veja o Curso Avançado – Módulo 1.

12 Note no link adicional de hipertexto para Artigo em Acesso Livre ( Free Article) e Artigo PMC em Acesso Livre (Free PMC Article). Ao clicar neste link, você será redireccionado para a exibição do Abstract (Resumo) e poderá ter acesso ao texto completo. Veja ainda os termos em negrito da busca – malaria, infections e Africa.

13 Se você clica nos hyperlinks do Artigo em Acesso Livre (Free Article) ou do artigo PMC em Acesso Livre ( Free PMC Article), você é redireccionado para o Formato Abstract (Resumo). Clique em links de Texto Completo ( Full text links) para aceder ao website da Editora e ao texto completo do artigo.

14 Aqui você pode ver o acesso ao texto completo do arigo de uma revista científica da BioMed Central.

15 Agora vamos verificar o bullet do Formato Abstract (Resumo) no menu drop down (seta para baixo). Retivemos as opções dos 20 resultados por página e Ordenação pelo Mais Recente.

16 Note que as opções do Formato Abstract (Resumo) com 20 resultados por página e Ordenados pelo Mais Recente são exibidas na linha Configuração de Exibição (Display Settings) acima do abstract (resumo). Note os Filtros Free Full Text (Texto Completo em Acesso Livre) e HINARI. Usar estas opções depende das suas preferências.

17 Depois de clicar no Formato Abstract (Resumo), aparece a lista de todos os artigos, incluindo os ícons do HINARI e da Editora e/ou do Texto Completo em Acesso Livre. Ao clicar no ícon HINARI ou Editora, o texto completo do artigo será exibido. Note que alguns artigos terão ambos os ícones HINARI e Texto Completo em Acesso Livre (Free Full Text) no Formato Abstract (Resumo).

18 Em Agosto de 2010, a PubMed melhorou a exibição do Abstract (Resumo). Nos ‘resumos estruturados’ (‘structured abstracts’), os cabeçalhos principais (INTRODUÇÃO/BACKGROUND, MÉTODOS E RESULTADOS e/ou, CONCLUSÕES e PALAVRAS- CHAVE) estão listados no início de cada parágrafo. Aproximadamente 20% das citações na PubMed usam este formato.

19 Por baixo de cada citação, existe a opção Artigos Similares/Semelhantes (Similar articles). O resultado desta busca inclui 101 artigos, sendo 56 em Texto Completo em Acesso Livre (Free Full Text) e 38 no HINARI.


Carregar ppt "Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google