A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos revolucionários na Colômbia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos revolucionários na Colômbia"— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos revolucionários na Colômbia
Por exemplo: FARC

2 O que é FARC? Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
A Colômbia, desde sua independência em 1819, possui um histórico de instabilidade política e conflitos sociais. Devido a isso, em 1964, nasceu as FARC com o propósito de implantar o socialismo em território colombiano, tendo como objetivos a reforma agrária, a melhor distribuição de renda, o fim da corrupção e das relações com os EUA. Com o apoio do povo por serem considerados uma alternativa para a nação diante das desigualdades sociais, as FARC chegaram a dominar cerca de 40% do território colombiano na década de 90.

3 A Colômbia está localizada no Noroeste da América do Sul, possui uma área de aproximadamente km² e uma população de 48,9 milhões de habitantes (estimativa de 2014). Panamá Venezuela As cidades principais são Bogotá, Cali, Medallín, Barranquilla e Catagena e o clima presente nessa região é de montanha na região central e equatorial na região leste e litorânea. Brasil Equador Peru

4

5 FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em 1964 e atua até os dias de hoje. Visando estabelecer a paz no território nacional, as duas principais forças políticas da Colômbia (liberais e conservadores) formaram a Frente Nacional, na década de 1960. A FARC surgiu como um grupo que pretendia alcançar a implantação do Socialismo na Colômbia: reforma agrária e igualdade social.

6 De modo a financiarem-se militarmente, militantes das FARC ingressaram no rentável negócio do narcotráfico internacional. Isso levou a uma grande perda de apoio popular e a acusações de terem se afastado de seus princípios socialistas. O grupo é alvo de fortes oposições internacionais, e há diferenças quanto a sua classificação. Países como EUA, Canadá e integrantes da União Europeia, o consideram como um grupo terrorista, já outros como Brasil, Equador e Venezuela, os interpretam como grupos guerrilheiros que lutam pelas causas sociais. Em outubro de 2000, foi colocado em prática o Plano Colômbia, uma parceria dos EUA com a Colômbia que visava combater o narcotráfico no continente e a ação das FARC. Apesar do alto financiamento e de contar com mais de 7 bilhões de dólares americanos, em 10 anos, o Plano Colômbia não obteve o sucesso desejado, mas ainda assim conseguiu defasar as ações das FARC.

7 CONFLITOS EM CHIAPAS E A FORÇA MILITAR ZAPATISTA

8 No Estado de Chiapas, localizado no sul do México, na fronteira com a Guatemala, os camponeses indígenas maias formaram o movimento revelando, ao mesmo tempo, a insolubilidade da questão agrária na sociedade capitalista e a intensificação do problema em consequência das políticas econômicas neoliberais. Iniciado publicamente em 1 o de janeiro de 1994, o levante zapatista começou no mesmo dia em que entrou em vigor o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), e, ao longo do processo político que envolveu diversas organizações – como os movimentos estudantis e operários –, organizou-se o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).

9

10 O que é o Movimento Zapatista ?
O Movimento Zapatista inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Diaz que encadeou a Revolução mexicana em 1910. Os zapatistas tiveram mais visibilidade para o grande público a partir de 1 de Janeiro de 1994 quando se mostraram para além das montanhas de Chiapas com capuzes pretos e armas nas mãos dizendo Ya Basta! (Já Basta!) contra o NAFTA (acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá) que foi criado na mesma data. O movimento defende uma gestão democrática do território, a participação direta da população, a partilha da terra e da colheita.

11 O Movimento Zapatista que se revelou em 1994 foi originado na região mexicana de Chiapas, na qual habitam grupos indígenas e camponeses que vivem de forma simples tal como foi ensinado por seus ancestrais. A região de Chiapas é predominantemente dotada de atividades agrárias e, a partir da efetivação do NAFTA, passou a ser debatida no cenário internacional.

12 (Sendero Luminoso e Tupac Amaru)
Peru (Sendero Luminoso e Tupac Amaru)

13 Localização do Peru

14 História do Sendero Luminoso
O Sendero Luminoso (SL) surgiu em 1964 como uma dissidência, do Partido Comunista do Peru (PCP), sob orientação do carismático professor Abimael Guzmán, Os historiadores e estudiosos em geral normalmente se referem ao Sendero Luminoso como PCP-SL. Na década de 1970 o SL expandiu suas atividades, inicialmente restritas às universidades da província de Ayacucho, para outras universidades no Peru, ganhando força como movimento estudantil. Seguia a linha de outros movimentos revolucionários de então, ou seja: grupos estudantis de classe média ou média-baixa tentando estabelecer a revolução em bases camponesas. (O exemplo mais destacada é o da revolução cubana; no Brasil desenvolvia-se algo semelhante, na chamada guerrilha do Araguaia). Após algum tempo o movimento, no entanto, tentou abandonar suas raízes na universidade e proclamou-se um "partido em reconstrução". Em 1977 o SL passou da guerrilha rural para a urbana. Nas eleições de1980, as primeiras após 12 anos de governo militar, o partido recusou-se a participar e promoveu ataques e o boicote às seções eleitorais. Com a captura de Guzmán em 1992 e demais lideranças até 1995, o Sendero perdeu muito da sua força. Chegou mesmo a enfrentar milícias de camponeses, aos quais supostamente representava.

15 Ao final dos anos 70, o Sendero Luminoso parte da guerrilha no campo para os ataques em ambiente urbano. Já na década de 80, época em que o regime militar terminava no Peru, o partido começa a boicotar seções eleitorais e aumenta suas ações violentas, chegando a fazer um esboço do que seria uma grande revolução no país. Ainda nos anos 80, o grupo expande seu número de participantes e aumenta suas áreas de ocupação, que agregavam o Sul e a região central peruana, além da área suburbana de Lima. Porém, no início dos anos 90, o líder Guzmán foi capturado. Após enfraquecimento do Sendero, outras lideranças começam a ser presas até o ano de Naquele período, as ações do partido começam a ficar cada vez mais raras. Um dos últimos grandes atentados do grupo foi um ataque à bomba que ocorreu na embaixada dos EUA em Lima. Nesse ataque, 10 pessoas perderam a vida e 30 ficaram feridas.

16

17 MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO TUPAC AMARU
O grupo guerrilheiro Tupac Amaru, se define como uma organização político-militar, integrada pela classe operária, pelos explorados e oprimidos do Peru, cuja a ideologia é o Marxismo-Leninismo, tendo como objetivo organizar e dirigir a "Guerra Revolucionária do Povo", para derrotar o Governo legal, estabelecendo um "Poder Popular", que conduza à edificação do Socialismo. O embrião desta organização teve seu início em 23 de novembro de 1976, quando o general do Exército Peruano, Leonidas Rodríguez Figueroa (que se encontrava exilado) funda o Partido Socialista Revolucionário (PSR), agrupando n esta organização, entre outros, ex-colaboradores do governo do general Juan Velasco Alvarado. O PSR participa do processo eleitoral para a Assembléia Constituinte, mas problemas ocorrem perante este acontecimento de "atitude eleitoreira" produzindo um rompimento em seu interior, dando origem ao PSR-ML

18

19

20 Sendero Luminoso: Organização de inspiração maoísta fundada na década de 1960 por alunos e professores de universidades do Peru (especialmente da província de Ayacucho). Parte dos seus militantes são dissidentes (do Partido Comunista do Peru (PCP). O nome Sendero Luminoso baseia-se em uma máxima do marxista peruano José Carlos Mariátegui: "El Marxismo-Leninismo abrirá el sendero luminoso hacia la revolución" ("O Marxismo-Leninismo abrirá o caminho iluminado para a revolução") Tupac Amaru :O grupo guerrilheiro se define como uma organização político-militar, integrada pela classe operária, cuja a ideologia é o Marxismo-Leninismo, tendo como objetivo organizar e dirigir a "Guerra Revolucionária do Povo", para derrotar o governo legal, estabelecendo um "Poder Popular", que conduza à edificação do socialismo.

21


Carregar ppt "Movimentos revolucionários na Colômbia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google