A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Dr. Arthur Vianna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Dr. Arthur Vianna"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Dr. Arthur Vianna avianna@castelobranco.br
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA Curso de História Docente: Dr. Arthur Vianna

2 Apresentação

3 Objetivos da disciplina
Capacitar o futuro professor para o exercício de sua função, compreender os princípios epistemológicos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem de história, investigar a realidade concreta de sala de aula no que se refere às práticas pedagógicas adotadas, por meio da pesquisa de campo, a realização de relatórios e a elaboração de micro-aulas.

4 Conteúdos a serem trabalhados
Unidade I Reflexões sobre as práticas pedagógicas: O processo ensino-aprendizagem O currículo O papel da avaliação Parâmetros Curriculares Nacionais: História

5 Unidade II Ensino da história em sala de aula em questão Caracterização da especificidade do conhecimento histórico. Aprendizagem histórica A construção do conhecimento histórico A construção do fato histórico A construção de conceitos A construção da noção de tempo

6 Unidade III O uso em sala de aulas dos recursos pedagógicos que contribuem para construção do saber histórico pelos discentes O livro didático Os documentos históricos, materiais iconográficos, cultura material, entrevistas, visitas a museus e centros culturais. Recursos áudio visuais, informática, das tecnologias educacionais e de linguagens alternativas para o trabalho docente.

7 Unidade IV - A prática pedagógica do professor de História
Pesquisa de campo: investigação da experiência pedagógica de sala de aula. Realização de micro-aulas a partir das situações problemas proposta no curso. Elaboração de material didático para ensino de história. (Ensino Fundamental e Médio)

8 Avaliações, Atividades em sala de aula e Estudos Orientados
Avaliação 1 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos Prova presencial individual valendo 8,0 pontos

9 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos
Avaliação 2 EO em dupla ou trio valendo 2,0 pontos b) Seminários valendo 8,0 pontos

10 Atenção para as regras de A3 (CEPE -2013)
Não existe mais A4 O aluno tem que ter 8,0 pontos de somatório da A1 + A2. O aluno que tiver menos de 8,0 pontos está reprovado automaticamente; A A3 subistitui a A1 ou A2 e vale de 0 a 10 pontos. Portanto a nota do EO não é computada na A3.

11 Observações Os trabalhos e EO deverão ser entregues na semana da prova presencial não havendo prorrogação de data. Cada aula terá textos específicos de leitura para complementação do conteúdo e/ou discussão em sala de aula. Os textos se encontram ou no webcaf ou na pasta amarela, número 80. Por favor, ver as referências dos textos nos arquivos do Webcaf.


Carregar ppt "Docente: Dr. Arthur Vianna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google