A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA 15.575 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA 15.575 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR."— Transcrição da apresentação:

1 NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA 15.575 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR TEMA:Custos na construção civil Cristiane Sonego Rolim PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015

2 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR INTRODUÇÃO A presente pesquisa limita-se ao estudo de diferentes alvenarias mais utilizadas atualmente para edificações no município de Ijuí, sua avaliação nos requisitos da norma em relação ao desempenho térmico, aceitando ou rejeitando cada sistema construtivo, e quando rejeitado, apresentando alternativas para adequação a norma e calculando qual a variação de custos que poderá ocorrer para essa adequação.

3 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA O tema proposto está inserido em um dos mais importantes assuntos da construção civil, o controle de custos e sua variação, para adequação às normas. Diversos programas habitacionais foram surgindo e, entre eles, pode-se destacar o programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias à casa própria e diminuir o déficit habitacional no país.

4 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA Mesmo com as facilidades oferecidas também aos construtores, a maioria das habitações vem sendo construídas com o mínimo de gastos, deixando de lado preocupações com a qualidade e o desempenho das edificações. A norma brasileira de desempenho – NBR 15.575, vem sendo discutida para estabelecer parâmetros mínimos de desempenho para as edificações, e como consequência fará com que os projetos priorizem questões de conforto, durabilidade, segurança, acessibilidade e sustentabilidade.

5 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA Uma edificação que demonstre bom ou mau desempenho térmico impactará diretamente na saúde do morador (condições mínimas de salubridade), na economia de energia (eficiência energética), entre outros benefícios, como melhor rendimento na produção. O fato da pesquisa deste trabalho ter sido o conforto térmico foi por ele ser um quesito muito importante (entre tantos) e que exerce grande influência no conforto de uma edificação, dando foco nas mudanças no orçamento para tais adequações.

6 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR O objetivo desde trabalho é realizar um estudo comparativo entre o orçamento inicial e o orçamento final, caso seja necessário algum tipo de interferência construtiva para adequar-se à norma de desempenho térmico em edificações utilizando planilhas orçamentárias desenvolvidas em software SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). OBJETIVOS: Objetivo Geral:

7 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Partindo da verificação, através de cálculo da transmitância térmica e da capacidade térmica das paredes externas de edificações, em diferentes tipos de alvenarias mais utilizadas no município de Ijuí-RS, integrante da zona bioclimática 2, pretende-se focar os seguintes objetivos: Verificar no resultado dos cálculos, se o tipo de parede atende aos critérios simplificados de transmitância de capacidade térmica, aceitando ou rejeitando um sistema construtivo; Objetivos Específicos:

8 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Identificar os sistemas construtivos rejeitados, obter alternativas para adequá-los à norma; Através das mudanças para adequação da norma, obter a variação de custos ocorridos em função desta adequação através dos custos unitários de serviços de construção civil apresentados pelo SINAPI. Objetivos Específicos:

9 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Até o momento de estudo, a maioria dos sistemas construtivos de diferentes tipos de alvenaria estudados não atendem aos critérios simplificados de transmitância de capacidade térmica, sendo eles rejeitados. A partir dos resultados encontrados, está sendo estudado qual a melhor alternativa para adequação à norma e posteriormente será analisado a possível variação de custos que poderá ocorrer para essa adequação. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Agradeço a minha família pelo apoio e compreensão e a Professora Cristina Eliza Pozzobon pela orientação neste trabalho. AGRADECIMENTOS

11 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR OBRIGADA!


Carregar ppt "NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA 15.575 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google