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PROJETO SONHO MEU SAÚDE CLEVISSON GOMES. DE QUE FORMA AS ATIVIDADES FÍSICAS PODEM AJUDAR NA NOSSA SAÚDE.

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1 PROJETO SONHO MEU SAÚDE CLEVISSON GOMES

2 DE QUE FORMA AS ATIVIDADES FÍSICAS PODEM AJUDAR NA NOSSA SAÚDE

3 Pesquisas médicas demonstram que boa parte da sociedade não tem uma boa saúde por falta de atividade física. Pesquisas médicas demonstram que boa parte da sociedade não tem uma boa saúde por falta de atividade física.

4 O QUE É ATIVIDADE FÍSICA “Todo movimento corporal, realizado pela musculatura esquelética, que produza um gasto energético acima do gasto energético em repouso” “Todo movimento corporal, realizado pela musculatura esquelética, que produza um gasto energético acima do gasto energético em repouso” CLASSIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES FÍSICAS CLASSIFICAÇÕES DAS ATIVIDADES FÍSICAS DESLOCAMENTO DESLOCAMENTO TRABALHO TRABALHO ATIVIDADE DOMESTICA ATIVIDADE DOMESTICA LAZER LAZER

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6 ALGUMAS VANTAGENS QUE A ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, físico e mental, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas. As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, físico e mental, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.

7 UMA PESSOA ATIVA Tem o peso normal. Tem o peso normal. Apresenta pressão arterial e frequência cardíaca, limitações cardiovasculares, boa, tanto em repouso quanto em atividade. Apresenta pressão arterial e frequência cardíaca, limitações cardiovasculares, boa, tanto em repouso quanto em atividade. A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade. A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.

8 OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA Não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde. Não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde. Na manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares Na prevenção ou redução da tensão arterial Aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress Alívio da tensão muscular Redução da dor Melhor percepção de bem-estar Uma maior percepção de eficácia e controle pessoal Período de atividade que possibilita um tempo de afastamento e distração face aos problemas do cotidiano

9 O EXERCÍCIO FÍSICO PODE PREVENIR Osteoporose Osteoporose Diabetes Diabetes Hipertensão Hipertensão Enfarte Enfarte

10 O EXERCÍCIO FÍSICO MELHORA Capacidade física Capacidade física Autoestima Autoestima Capacidade funcional Capacidade funcional Postura corporal Postura corporal Imunidade às infecções Imunidade às infecções Padrões do sono Padrões do sono Recuperação de doença e cirurgias Recuperação de doença e cirurgias Desempenho fisiológico Desempenho fisiológico

11 O EXERCÍCIO FÍSICO REDUZ Dor Dor Obesidade Obesidade Fadiga Fadiga Necessidade de alguns medicamentos Necessidade de alguns medicamentos solidão solidão

12 A FALTA DE EXERCÍCIO PODE CONTRIBUIR PARA Problemas cardíacos Problemas cardíacos Asma Asma Múltiplas incapacidades Múltiplas incapacidades Angina de peito Angina de peito

13 A INCAPACIDADE PODERÁ CAUSAR ALGUMAS COMPLICAÇÕES COMO Trombose venosa profunda Trombose venosa profunda Edemas Edemas Constipação Constipação Depressão e ansiedade Depressão e ansiedade Dependência Dependência Quedas e lesões Quedas e lesões Má circulação Má circulação

14 RECOMENDAÇÕES DE ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E BEM-ESTAR Envolver vários grupos musculares Envolver vários grupos musculares Ser praticado com regularidade e se possível diariamente Ser praticado com regularidade e se possível diariamente Aumentar progressivamente Aumentar progressivamente Incluir alguns períodos de atividade física intensa Incluir alguns períodos de atividade física intensa Incluir uma vasta gama de exercícios aeróbios e anaeróbios Incluir uma vasta gama de exercícios aeróbios e anaeróbios Exercitar grande parte dos músculos do tronco e membros inferiores Exercitar grande parte dos músculos do tronco e membros inferiores Intensidade – fraca a moderada, inicie com ritmos fracos e construa a sua resistência Intensidade – fraca a moderada, inicie com ritmos fracos e construa a sua resistência Um programa de treino para ter sucesso deverá ser individualizado Um programa de treino para ter sucesso deverá ser individualizado Duração Duração Tipo de atividade Tipo de atividade Tipo de supervisão Tipo de supervisão

15 A atividade física saudável, é aquela feita com prazer, sem exageros, realizada pelo menos três vezes por semana. A atividade física saudável, é aquela feita com prazer, sem exageros, realizada pelo menos três vezes por semana. caminhada; caminhada; prática de esportes; prática de esportes;

16 ORIENTAÇÃO A alimentação saudável é pobre em gordura animal, tem pouco sal e açúcar e é rica em fibras vegetais - frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carne branca (de frango ou de peixe), leite e seus derivados, desnatados ou semidesnatados. A alimentação saudável é pobre em gordura animal, tem pouco sal e açúcar e é rica em fibras vegetais - frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carne branca (de frango ou de peixe), leite e seus derivados, desnatados ou semidesnatados.

17 PERGUNTAS

18 OBESIDADE INFANTIL ATINGE MAIS DE 30 MILHÕES EM TODO MUNDO Com a chegada dos alimentos industrializados e dos hábitos de vida cada vez mais sedentários, a prevalência da obesidade infantil cresceu. Se tornou um problema de saúde pública em todas as partes do mundo. Estima-se que, de acordo com a nutricionista Vivian Gonçalves Rodrigues, mais de 30 milhões de crianças sofram com o excesso de peso. A cada 10 adolescentes, oito vão continuar obesos quando chegarem à vida adulta.

19 OBESIDADE NO BRASIL 0 Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do peso no ano de 2006. Em 2011, 48,5%. O levantamento é da (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônica), e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

20 Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), Fortaleza (53,7%) Alagoas (53,1%) São Miguel (48,6%)

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22 Primeiro, levar em conta que ela situa uma média de peso e altura, por idade, em crianças brasileiras. Converse com o médico, se notar uma diferença acentuada entre as medidas da criança e os valores acima.

23 Não dê fortificantes ou estimulantes de apetite, caso seu filho esteja abaixo do peso indicado. O mesmo vale para remédios visando o crescimento. Simplesmente leve suas dúvidas ao pediatra e ele esclarecerá tudo.


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