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Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor.

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1 Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor

2 Pedro Alessandro Calaça 2 5. Marketing mix e comportamento do consumidor  O profissional de marketing;  Pai do marketing: Theodore Levitt, em 1960 – artigo “Miopia de Marketing”;  Origem da mercadologia: após 2a Guerra, foco no consumidor; declaração do Ford; exemplos McDonalds etc.

3 Pedro Alessandro Calaça 3 A prática da administração, Drucker, 1954; Theodore Levitt, 1960: a importância da satisfação dos clientes; Jerome McCarthy, 1960: Marketing mix (4Ps); Revendo a origem da mercadologia e sua evolução Philip Kotler, 1967: reuniu, revisou e testou; Tom Peters, 1982: excelência, foco no cliente;

4 Pedro Alessandro Calaça 4 O dinamismo impera – estar atento a, Comportamento do consumidor; Pesquisa de mercado – benchmarking; 2. Como está o marketing na sua empresa? Existe um plano estratégico para 5 ou mais anos? Diferenciação; Propaganda e promoção;

5 Pedro Alessandro Calaça 5 Os 4 Ps de Jerome McCarthy; Produto – ideologia, ideia – clarear o propósito do negócio. Ex.: sustentabilidade; Preço – em que classe? Que segmento de mercado visamos? O marketing mix – os 4 ‘P’s Ponto – estrutura física do local, tecnologia etc. Promoção – processo de comunicação e divulgação do produto e da marca institucional;

6 Pedro Alessandro Calaça 6 Abraham H Maslow, 1954: hierarquia das necessidades – forças propulsoras; O consciente X o inconsciente; “Patê de fígado de ganso” As forças que influem no comportamento do cliente Objetivo X necessidade A emoção: o consumidor não tem idéia do que está fazendo porque é bombardeado por promessas de felicidade; Carência afetiva.

7 Pedro Alessandro Calaça 7 As estratégias de marketing incrementam a tensão  necessidade latente  motivação  memória  desejo de compra; 4. As forças que influem no comportamento do cliente Modelo determinante do comportamento cognitivo Motivação latente  estímulo  utilização de processos cognitivos  comunicação com base em pesquisas  “aprendo que gosto”  compro!

8 Pedro Alessandro Calaça 8 Perguntas Obrigado


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