A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clique na tabela para encontar revistas científicas por áreas/assuntos (Subjects). No menu, clicando na seta, seleccione Parasitologia (Parasitology) e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clique na tabela para encontar revistas científicas por áreas/assuntos (Subjects). No menu, clicando na seta, seleccione Parasitologia (Parasitology) e."— Transcrição da apresentação:

1 Clique na tabela para encontar revistas científicas por áreas/assuntos (Subjects). No menu, clicando na seta, seleccione Parasitologia (Parasitology) e Doenças Parasiíticas (Parasitic Diseases).

2 Uma lista alfabética de revistas científicas que incluiem no título Parasitology e Parasitic Diseases é exibida com links para os websites das revistas científicas. Clique no título Journal of Parasitology. A seguir ao título da revista, apresentam-se links para os volumes/edições que foram adicionados. Note que estamos a olhar para o campo do Conteúdo Acessível (Accessible Content) para uma instituição com acesso completo – por isso há várias revistas científicas sobre parasitologia listadas.

3 Ao clicar num título de revista científica, você irá abrir a revista científica numa nova janela: Journal of Parasitology.

4 Para as revistas científicas de Parasitology and Parasitic Diseases, nós abrimos o campo All Items (Todos os Termos) para uma instituição à qual algumas editoras não dão acesso ao seu material. Veja a caixa branca com um ponto de exclamação – que indica que as revistas científicas que não podem ser acedidas.

5 Para encontrar revistas científicas por língua de publicação, clique na barra/campo Languages (Línguas) na linha horizontal. O menu de línguas, que se abre clicando na seta para baixo irá aparecer e vamos escolher French (Francês).

6 Uma lista alfebética de revistas científicas em Francês (French) é exibida. A caixa verde ‘green’ indica o tipo de acesso para a sua instituição. Note: os editores decidem sobre as línguas aceites para publicação na revista científica. Algumas incluem artigos em múltiplas línguas.

7 Escolha um título da lista e uma nova janela se abrirá na webpage da editora: Primary Care: Journal Suisse de Medicine de Premier Recours.

8 Exibi-se neste slide o menu de procura por editor ( Browse publisher) – clica-se na seta para baixo. Aqui você tem acesso completo à lista de todo o material incluido na oferta da editora para para uma instituição (You have full access to):.

9 Exibe-se aqui a lista (Browse publisher) de editoras usando o caso do Nature Publishing Group Accessible Content, para ver o conteúdo acessível. Este é um exemplo de uma instituição à qual todos os títulos do grupo Nature estão incluídos na oferta da editora – verificável pelas caixas verdes. Veja no menu de exibição (seta para baixo) (Display Option) a possibilidade de mover de uma página de exibição de títulos para outra página.

10 Aqui percorremos a lista de revistas científicas das editoras (Publishers) a que uma instituição não tem acesso complete aos recursos das editoras. (not have full access to)

11 Agora abrimos o campo que permite percorrer os nomes das editoras ( Browse publisher) – escolhemos a Nature Publishing Company – para o caso de uma instituição em que os títulos das editoras não estão incluídos na oferta. Por defeito aparece a página Conteúdo Acessível (Accessible Content) onde não estão listadas revistas científicas. Se clicar em All Items (Todos os Itens), você poder ver a lista de revistas científicas a que a sua instituição não tem acesso – para esta editora (Nature Publishing). Verifique noutras editoras para saber se as revistas científicas estão acessíveis ou não.

12 Agora abrimos a lista Browse publisher – Nature Publishing Company All Items. Para esta instituição, os títulos não incluídos na oferta da editor têm ponto de exclamação ! dentro da caixa branca.

13 Para encontrar livros por título, clique na letra que procura no campo/barra Books collection. Note que há uma opção para ver a lista completa de livros (View complete list of books) embora esta lista não tenha links de hipertexto para os títulos específicos. Você precisa de voltar à lista A-Z da colecção de livros (Books collection) para abrir qualqer livro electrónico.

14 Aqui estão listados os livros cujo título começa pela letra O da lista A-Z da colecção de livros. Este é um exemplo de uma instituição em a lista de títulos de livros está incluída na oferta na editora.

15 Aqui abrimos a lista A-Z da colecção de livros (Books collection) para os títulos começados pela letra O – para uma instituição em que muitos dos títulos da lista não estão incluídos na oferta das editoras. Note que há apenas 7 items (2 editoras) na lista de Conteúdos Acessíveis (Accessible Content). Na opção do campo All Items exibida, a maioria dos títulos terá a caixa branca com o ponto de exclamação !.

16 O Oxford Textbook of Medicine é um dos mais internacionais para manuais de medicina interna. Proporciona orientação prática na gestão clínica e prevenção de doenças, com uma cobertura profunda das áreas tradicionais de especialidade. Percorra esta página até a tabela de conteúdos (sumário) ‘expansível’ que detalha os conteúdos para cada tópico.

17 Aqui abrimos o livro electrónico (e-book) American Psychiatric Association Textbook of Geriatric Psychiatry que é pesquisável por palavras-chave e categorias de assuntos.

18 No Portal do HINARI, você pode também abrir as listas Search inside HINARI full-text through database and article searching, Reference sources e Free collections. Nota: Muitos destes recursos têm um baixo nível de utilização pelos utilizadores do HINARI porque os utilizadores se concentram em obter artigos de revistas científicas em texto completo.

19 Ao clicar no link Search inside HINARI…, abrimos a lista A-Z para percorrer as bases de dados (Browse databases). De forma semelhante aos outros pontos de acesso, as listas de Contúdos Acessíveis (Accessible Content) e Todos os Items (All Items) dependem das ofertas disponibilizadas pelas editoras.

20 Pesquisar no Google Académico (Scholar) já foi discutido no Módulo 2 do Curso Básio. Esta ferramenta busca por material académico por via dos links nos resultados apresetados na coluna à direita onde você poderá ter acesso ao textos completos, incluindo o que está disponível através do HINARI. Note: deve usar o link do HINARI para o Google Académico (Scholar) senão ser-lhe-á solicitado fazer o login (individualmente) ou a pagar pelo artigo. Ainda, se a editora não oferece acesso à sua instituição, os links do Googl Académico (Scholar) não irão funcionar.

21 Aqui abrimos a página inicial do Scopus (Elsevier), uma grande base de dados de resumos (abstract) e citações de literatura com revisão de pares e recursos na Internet (web resources) de qualidade, com ferramentas para rastrear e analisar a informação. Se você é de uma instituição registada e tiver feito lgin no HINARI, você poderá usar estes recursos de várias editoras comerciais.

22 CINAHL (EBSCO) é outro recurso do menu Databases and (Bibliographic) Indexes. Faz a indexação de 2,960 revistas científicas que podem ser pesquisadas por informação em enfermagem, biomedicina, informação bibliotecária em ciências da saúde, medicina alternativa/complementar, saúde do consumidor e mais 17 outras disciplinas associadas à saúde. Muitas destas revistas científicas podem ser acedidas por via do HINARI.

23 Agora clicámos no link Reference Sources e abrímos a lista A-Z do Browse reference sources. Muitos destes recursos contêm informação em texto completo numa veriedade de tópicos.

24 A Cochrane Library (Biblioteca Cochrane) contém informação de alta qualidade, e evidência independe para a tomada de decisões sobre cuidados de saúde. Inclui numerosas opções de acesso via palavras-chave, termos MeSH e listas de categorias de assuntos. A Cochrane Library (Biblioteca Cochrane) é uma das 3 fontes de informação de evidências baseadas na prática do HINARI.

25 A partir do menu Free Collections (seta para baixo), você tem acesso aos portais de outras revistas científicas em acesso livre(free e-journal) e pode obter os artigos completos. Vamos examinar uma destas revistas científicas, a Highwire Free to Developing Economies.

26 HighWire Press 3 This is the HighWire Press initial page. From this site, we can locate articles or journal titles or subjects and set up an email alert. The Free Access to Developing Economies link is located on the initial page. Also of interest is the Free full-text content link. There is a link to both pages in the Other Free Collections drop down menu on HINARI’s Full-text Journals, databases and other resources page. Note: You can access the HighWire Press full text articles since this publisher identifies computer (IP) addresses from eligible countries. This is the ONLY exception to not needing to use your institution’s User Name and Password.

27 Exibe-se a lista Free Access to Developing Economies da HighWire Press – revistas científicas que estão disponíveis para muitos países elegíveis através do HINARI. Para a eligibilidade, veja http://data.worldbank.org/about/country- and-lending-groups#Low_income O acesso é baseado no endereço IP do computador e você pode aceder directamente ao site usando a sua url.

28 A partir da lista Free Access to Developing Economies da HighWire Press, entrámos no Portal Annals of Oncology

29 HighWire Press 4 No Portal HighWire Press, está agora aberta a página Free Online Full-Text Articles. Os utilizadores em todo o mundo têm acesso a estes artigos. Note que algumas revistas científicas são um site de acesso livre e que outras têm artigos em acesso livre após um detrminado período de tempo. A eligibilidade de acesso por países através do HINARI inlcui uma mistura de diferentes títulos.

30 Neste slide pode-se ver o PubMed Central, um arquivo digital em acesso livre com revistas científicas da área das ciências da vida criado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Este recurso de informação pode ser pesquisado por palavras-chave ou título da revista científica. Nota: este recuso é diferente da PubMed, – a base de dados biomédica da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/. Esta será discutida no Curso Básico – Módulo 4.

31 O menu da Free Collection inclui a página do Free Online Medical Books www.freebookcentre.net – um website que contém links para textos completos de livros de numerosos tópicos médicos e outros. Este Portal é pesquisável por palavras-chave ou assunto. Actualizado em Março, 2015

32 Curso Básico – Secção 3 Anexo Veja o anexo para: HINARI – Acesso aos Artigos: Problemas e Soluções HINARI – Imprimir, Copiar, Salvar/Guardar e Enviar Artigos por E-mail (correio electrónico) : Problemas e Soluções

33 Este é o fim do Curso Básico HINARI Módulo 3 Um Caderno de Exercícios acompanha esta parte do módulo. O caderno de Exercícios permite-lhe presenciar uma sessão cobrindo os tópicos incluídos nesta demonstração por slides com exemplos práticos. Actualizado em Junho, 2015


Carregar ppt "Clique na tabela para encontar revistas científicas por áreas/assuntos (Subjects). No menu, clicando na seta, seleccione Parasitologia (Parasitology) e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google