A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medicina Tradicional Chinesa-MTC e a Biomedicina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medicina Tradicional Chinesa-MTC e a Biomedicina"— Transcrição da apresentação:

1 Medicina Tradicional Chinesa-MTC e a Biomedicina

2 MTC É uma das mais antigas formas de Medicina Oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, tais como os sistemas tradicionais do Japão, Coréia, Tibete, Mongólia e da Índia. (Giffoni, J.M.S. 2013)

3 MTC Estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica, com base no reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, envolvendo o preventivo e o curativo.

4 O que levou a árvore ficar assim ?
Figura 1: A famosa árvore torta pelo vento, um dos símbolos da Terra do Fogo, no sul do Chile

5 “A MTC/Acupuntura, detém seus princípios na influência da natureza sobre si mesma e sobre o Homem”
(Souza, J.L., 2004)

6 A Medicina Tradicional Chinesa, possui uma experiência de um estatuto oficial e, ao mesmo tempo, uma abordagem mais humanista e mais global do ser humano, da saúde e da enfermidade, procurando desenvolver o auto cuidado. (Giffoni, J.M.S. 2013)

7 O QUE É ACUPUNTURA? A acupuntura (do latim acus = agulha e punctura = colocação) é um dos Recursos da Medicina Tradicional Chinesa e, de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar. Foi também declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.

8 A palavra "Acupuntura" vem do latim
Foi criada em 1517 pelos Jesuítas - Acus significa agulha e punctura significa picar. “Picada da Agulha”: Acupuntura. (Kurebayashi,L.F.S. et al 2013) Figura 2: Ideograma Chinês de Acupuntura

9 O tratamento acupuntural consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "Meridianos Chineses" ou "CANAIS" “MAI”, “CAMINHOS”, “TRAJETOS”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. (Macciocia, G. 2007)

10 Também são utilizadas outras técnicas complementares, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os Acupontos ou Meridianos), a Auriculoterapia e, mais recentemente, a Eletroacupuntura.

11 Existe uma estreita relação entre termos e uso das agulhas e da moxa
Existe uma estreita relação entre termos e uso das agulhas e da moxa. Na Acupuntura/MTC fica evidente na tradução literal da expressão que, em chinês, designa acupuntura (Zhen Jiú - 针灸), sendo Zhen (针) agulha e Jiú (灸) fogo lento, fogo que queima vagarosamente (ação de cauterizar). (Wen, T.S. 2008)

12 CONCEITO ORIENTAL DE ACUPUNTURA
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a energia vital, chamada "Qi", flui através de canais de energia no corpo que ligam os órgãos principais, denominados meridianos. Ao longo dos meridianos, existem pontos específicos que, quando são estimulados, podem influenciar e equilibrar a energia vital "Qi". De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos é desequilibrado ou bloqueado. (Minas Gerais, PEPIC 2009)

13 O leque de opções entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os Acupontos e meridianos com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (Gua Sha- Raspadura Terapêutica), Ventosas (ventosaterapia), Massagens (tui na), Técnicas Coporais como Lian Gong, Tai Chi Chuan, que mobilizam a energia dos meridianos por meio dos movimentos e outras técnicas, como por exemplo a sangria.

14 A Acupuntura Chinesa, por seu histórico milenar, acabou por desenvolver escolas específicas em países próximos da China, dando origem ao shiatsu (espécie de massagem) no Japão e a estimulação nos denominados microssistemas do corpo: manopuntura ou quiropuntura, podopuntura, cranipuntura, facepuntura, nasopuntura,, entre outras.

15 Com as tecnologias modernas a acupuntura vem agregando recursos como a eletricidade (eletroacupuntura, ryodoraku e moxa elétrica), agulhas mais seguras e práticas, cristais stiper ("Stimulation and Permanency” ou Estimulação Permanente), esferas banhadas a ouro, prata, de quartzo e de vidro, ventosas de material plástico ou acrílico com válvulas de pressão, ventosas de borracha, sempre observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, estimulando pontos sobre os meridianos.(Souza, J.L. 2003)

16 CONCEITO OCIDENTAL DE ACUPUNTURA
A Medicina Ocidental define a acupuntura como sendo a estimulação de pontos específicos localizados na superfície da pele, que tem a capacidade de alterar diferentes condições fisiológicas e bioquímicas no corpo, a fim de se obter o efeito desejado. (Ernst,E. 2001) Figura 3: Boneco de Bronze

17 É fundamental compreender que, apesar do uso de recursos tecnológicos atuais, a Acupuntura que se realiza hoje é bem semelhante à forma como era realizada nos primórdios da civilização chinesa unificada pela Dinastia Han, utilizando um raciocínio absolutamente diferente à medicina ocidental moderna, análogo talvez à medicina grego-hipocrática e outras formas de medicina oriental.

18 Os mapas de meridianos ultrapassaram milênios chegando quase intocados aos dias atuais; o raciocínio que se desenvolve na verificação e tratamento dos problemas práticos apresentados nos consultórios é baseado em conceitos que soam estranhos aos ocidentais, como os Cinco Elementos, o Tao (equilíbrio entre Yin e Yang), o fluxo de chi ( traduzido como energia vital) e xué (a grosso modo traduzido como sangue), Zang (traduzido como órgão por inexistência de palavra adequada) e Fu (literalmente oco, mas geralmente traduzido como Víscera).(Macciocia, G. 2005)

19 Segundo a biomedicina moderna, os pontos de acupuntura são áreas de sensibilidade, com grande presença de receptores e que possuem resistência elétrica mais baixa que as áreas vizinhas (Acupontos), nas quais são introduzidas agulhas para estimular diversos receptores sensoriais que, por sua vez, estimulam os nervos, que se conectam até a medula. (Souza, J.L. 2003)

20 Dependendo a espessura da fibra de nervo, determinada pela quantidade de mielina, sua velocidade de condução se altera na medula através de um mecanismo descrito por Melzak e denominado “comportas medulares”, no qual mediadores químicos são liberados a exemplo das endorfinas, que são substâncias analgésicas. (Souza, J.L. 2003)

21 Esses mesmos pontos são estimulados de formas diversas, não somente por agulhas. Assim o termo Acupuntura/MTC melhor pode explicar a utilização de diversos recursos terapêuticos para prevenir, tratar doenças. (Souza, J.L. 2003)

22 De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano. (Souza, J.L. 2003) Figura 4: Angulação da Agulha em sedação em relação ao meridiano

23 A medula por sua vez envia impulsos via conjunto de nervos denominado tractos (Tracto Espino Talâmico Lateral) para o a região denominada Formação Reticular. Essa, dependendo do Acuponto estimulado, por meio de uma especificidade de estímulos, enviam e conectam esses estímulos a regiões específicas do Sistema Nervoso Central como hipotálamo e para a hipófise, localizados na base do cérebro. (Souza, J.L. 2003)

24 Essas regiões liberam mediadores químicos pré formados, como Serotonina, Dopamina e outras Encefalinas Dependentes, neuro-hormônios que agem sobre o organismo produzindo, por meio de mediadores, respostas no organismo para desencadear o processo de cura, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico. (Ma, Y. T. et al 2006)

25 EFEITOS E INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA
As endorfinas desempenham um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, além de ser várias vezes mais potente que a morfina. Disso decorre sua indicação e eficiência no tratamento de dores como lombalgias, artrites, infertilidade, dismenorréia, incontinência urinária, dores miofasciais, cercobraquialgias, hipertensão, constipação intestinal, alergias, entre outras.

26 Além de promoverem relaxamento, as substâncias liberadas pela Acupuntura também atuam na regulação de serotonina no cérebro. Por isso muitas vezes a depressão é tratada com Acupuntura. Alguns dos efeitos fisiológicos observados num tratamento contínuo com acupuntura são a redução de inflamações, o alívio da dor e espasmos musculares, sensação de bem estar, prazer, além do aumento do número de células de defesa. (Wen, T.S. 2014)

27 EFEITOS DA ACUPUNTURA Analgésicos Antinflamatórios Auto - imunes
Hormonais Funcionais sobre órgãos e sistemas Psíquicos (Souza, J.L. 2004)

28 TIPOS DE ESTÍMULOS UTILIZADOS NOS ACUPONTOS
Para realização da Acupuntura as Agulhas Filiformes (sistêmicas), a Artemisia Vulgaris (Moxabustão) e Ventosoterapia são os tipos de estímulos tradicionais e mais utilizados, porém existem outros como: elétricos (Eletroacupuntura), Luminosos de diversas frequências e faixas luminosas (Cromopuntura), Imãs (Magnetopuntura), Sementes (Fitoacupuntura), Laser (Laserpuntura) entre outros.

29 Bases Filosóficas da Acupuntura Tradicional Chinesa

30 O TAOISMO Também chamado Daoismo, é uma tradição filosófica  originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao. Souza,J.(SEA-2005)

31 Figura 5: Ideograma Chinês do TAO
O TAOISMO Figura 5: Ideograma Chinês do TAO O termo chinês Tao significa "caminho", "via" ou "princípio” e também pode ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No Taoismo, especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás de tudo que existe. (Souza, J.L. 2003)

32 O TAOISMO Agrega crenças e práticas que antecediam até mesmo os textos clássicos do próprio Taoismo – a exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que sintetizaram conceitos como o das Leis do  Yin-Yang e o dos Cinco Elementos, visando obter longevidade. (Souza, J.L. 2003)

33 O TAOISMO Reprimido nas primeiras décadas da República Popular da China e perseguido durante a Revolução Cultural  de Mao Tsé-Tung; continuou, no entanto, a ser praticado livremente em Taiwan. (Wen, T. S. 2008) A Medicina Tradicional Chinesa – MTC- teve suas bases na Filosofia Taoista, através da Lei da Dualidade, dos opostos complementares, do Yin e do Yang. (Bing, Wang 2013)

34 “Não existe Yin sem o Yang, não existe Yang sem Yin”
Figura 6: Yin e Yang “Não existe Yin sem o Yang, não existe Yang sem Yin”

35 O TAOISMO No cânone do Imperador lendário Huang Tchi
Nei Ching (Tratado de Longevidade do Imperador Amarelo- Dois livros: Su Wen e Ling Shu), se encontram os princípios do Yin e do Yang. (Bing, Wang 2013)

36 O yin e o Yang podem ser exemplificados através do lado claro (nascer do sol- yang) de uma montanha e lado escuro (oposto ao nascente – yin de uma montanha). Situação que se transmutam como o desenrolar do movimento da terra onde o yin se transforma em yang e o yang se transforma em yin. (BOTSARIS,A.;MELKLER,T. 2004) O TAOISMO

37 O TAOISMO No Universo nada é totalmente yin ou yang: dentro do yin existe o jovem yang e dentro do yang existe o jovem yin, polaridades responsáveis pela transformação, mutação que ocorre em cada polaridade. (Souza, J.L. 2004)

38 Figura 7: Aspectos da Dualidade Yin e Yang

39 DUALIDADE DOS OPOSTOS As duas esferas dentro do símbolo simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto. Figura 8: Yin e Yang

40 “Opostos e complementares, dentro do yin tem o yang, dentro do yang tem o yin”.
Figura 9: Yin e Yang

41 Figura 10: Ideograma do QI Figura 11: Soulié de Morrant
O Yin e o Yang são parte de uma energia denominada Qi, que circula em canais denominados Mai pelos Chineses e Meridianos, pelo Diplomata Francês Jorge Soulié de Morant, fazendo analogia aos sistemas de linha magnéticas terrestres- Meridianos. (Wen, T.S. 2014)

42 OS MERIDIANOS O número de 12 (doze) representam os principais canais que circulam o Qi ( Energia) pelo corpo humano, conectando-se internamente aos Orgãos (Zang) e as Vísceras (FU) e mesmo de forma análoga em animais. (YAMAMURA,Y. 2010)

43 Figura 12: Composição do ideograma do CHI
A Energia = QI/Chi CHI ou Qi= Vapor do Arroz “O Qi é por demais sutil para circular em vasos, veias, precisa de um caminho específico (meridianos)” Figura 12: Composição do ideograma do CHI

44 MERIDIANOS PRINCIPAIS
Doze Meridianos principais são assim divididos: Os seis canais de Energia Principais Yin, correspondem aos órgãos (Zang); Os seis canais de Energia Principais Yang, correspondem às vísceras (Fu). (SOUZA, J.L. 2004)

45 Figura 13: Ideograma do QI
A má circulação de Qi nos meridianos, altera a Saúde ou Harmonia (Zheng Qi), que é vista como um sinal de perda da homeostase, do equilíbrio entre o yin e o yang (XIE QI) (ROSS, J. 1994)

46 PADRÕES DE DESEQUILÍBRIOS ENERGÉTICOS
Podem ocorrer padrões de desequilíbrios ou Doença (Xie Qi), que são: Excesso de yang, com equilíbrio do yin; Excesso de Yin, com equilíbrio de do yang; Excesso de Yang e Deficiência de Yin; Excesso de Yin e Deficiência de Yang. (ROSS, J. 1994)

47 Figura14: Esquema de quadros de padrões de desarmonia YIN - YANG

48 OS CINCO MOVIMENTOS OU CINCO ELEMENTOS
Figura 15: Cinco Elementos e o TAO Os tratados antigos relatam que: “Todos os fenômenos existentes na Natureza são abarcados pelos 5 elementos: Fogo, Terra, Metal, Agua e Madeira”. (Bing, W. 2013)

49 Os cinco elementos Wu Xing, ou cinco movimentos grafados nos ideogramas, que significam cinco (Wu) e "andar" (Hsing / Xíng), afirmam que a madeira(木), o fogo (火), a terra (土), o metal ( 金) e a água (水), são os elementos básicos que formam o mundo material. (Bing, W. 2013)

50 Como se sabe o ambiente natural, como as mudanças de tempo e as condições geográficas influenciam grandemente as atividades fisiológicas. (Bing, W. 2013) Nas epidemias sazonais de inverno (gripes) ou verão (diarreias), observações que não passaram despercebidas pela MTC - Medicina Tradicional Chinesa.

51 Figura 16: Cinco Elementos - Sabores
Existem elos entre o ambiente externo (macrocosmos) e interno (psíquico / afetivo), inclusive relacionados da Dietoterapia (sabores). (Yamamura,I. 2001) Figura 16: Cinco Elementos - Sabores

52 Tabela dos Cinco Elementos

53 Elemento Direção Cor Órgãos Zang Órgãos Fu Estação do ano Emoção Madeira Leste verde ou azul Fígado (肝) Vesícula biliar (胆) Primavera (春 chūn) Raiva (怒 nù) Fogo Sul vermelho Coração (心) Intestino delgado (小肠) Verão (夏 xià) Alegria (喜 xǐ ) Terra Centro amarelo Baço-pâncreas (脾) Estômago (胃) Canícula (天狼星) Preocupação (想 si) Metal Oeste branco Pulmão (肺) Intestino grosso (大肠) Outono (秋 qiū) Tristeza (悲 bēi) Água Norte preto Rins (肾) Bexiga (膀胱) Inverno (冬 dōng) Medo (恐 kǒng)

54 Os 5 elementos conectam a fisiologia e a patologia dos órgãos e tecidos Zang Fu a muitos fatores ambientais e naturais. Esses fatores são classificados nas cinco categorias e são empregadas similaridades e alegorias para explicar os fenômenos naturais e patológicos

55 Figura 17: Pentagrama dos Cinco Elementos – Geração / Dominação
Diagrama chinês do "Wu Xing" indicando as relações de estimulação e inibição entre os elementos: madeira (木), fogo (火), terra (土), metal (金) e água (水 Figura 17: Pentagrama dos Cinco Elementos – Geração / Dominação

56 Os Cinco Elementos/Movimentos
Figura 18: Tabela dos Cinco Elementos

57 Os 5 Elementos e o Zang/Fu
Figura 19: Lei de Geração e Dominação no Zang Fú

58 Os Cinco Elementos estabelecem simultaneamente comparações entre múltiplos códigos sensoriais e simbólicos referentes a observações da natureza.

59 OS CINCO MOVIMENTOS Podem representar, como selecionado os órgãos do corpo e respectivos meridianos ou, a fisiologia normal ou patológica do corpo humano, os sentimentos e emoções, cores e sabores, as estações do ano.

60 Figura 20: Cinco Elementos - Sabores
Sempre comparadas aos 5 elementos e às regras de sua transformação, interdependência e controle recíproco. Pois na concepção da MTC, as leis do cosmos que regem o universo são relacionadas à vida do homem. (Villela, M.P.; Lemos, M.E.S. 2010) Figura 20: Cinco Elementos - Sabores

61 É básico, o entendimento facilitado para nós ocidentais pela antropologia, onde se afirma que, ...”todo mito coloca um problema e o trata mostrando que é análogo a outro problema”..., símbolo, ou relação entre signos.

62 Nesse caso, o controle ou restrição imposto, por exemplo na ação da água agindo sobre o fogo ou do fogo sobre o metal, que representam as ações de inibição que um determinado grupo de meridianos ("canais de energia”), ou pontos, possui sobre os outros.

63 O mesmo exemplo pode ser dado para os processos de excitação quando consideramos que a madeira estimula o fogo ou a água que estimula (gera, faz crescer) a madeira.

64 As analogias são organizadas de tal forma que completam um ciclo que, por sua vez, é análogo às estações do ano que se sucedem, às emoções humanas que variam durante o dia ou comportamento dos animais adaptando-se às estações do ano.

65 ..."esse jogo de espelhos e reflexos que se remetem mutuamente, nunca corresponde um objeto real, para ser mais exato, o objeto tira sua substância das propriedades invariantes que o pensamento mítico consegue extrair, quando coloca em paralelo uma pluralidade de enunciados“. (Levi S. 1986).

66 DESCRIÇÃO DOS CICLOS Os processos de estimulação (tonificação) e inibição (sedação) do Qi (氣), a energia vital, como vimos, "obedecem" as regras da relação entre os cinco elementos conhecidas como lei da mãe-filho ou ciclo de geração e lei do avô-neto ou ciclo de inibição. (Yamamura, I. 2001)

67 a madeira alimenta o fogo, o fogo, com suas cinzas, produz terra;
O ciclo de geração (também chamado ciclo de estimulação) ou 生 – (shēng): a madeira alimenta o fogo, o fogo, com suas cinzas, produz terra; a terra reúne os minerais; os minerais enriquecem (ao se dissolver) a água; a água dá vida à madeira.

68 a madeira se nutre (absorve) a terra; a terra retém a água;
Ciclo de inibição/ sedação (também chamado estrela da dominação) 剋/克( kè): a madeira se nutre (absorve) a terra; a terra retém a água; a água apaga o fogo; o fogo funde o metal; o metal corta a madeira.

69 As relações resultam, na prática clínica, no aumento ou diminuição da atividade de um determinado grupo de meridianos ou órgãos correspondentes que, como vimos, são classificados com representantes de cada um dos elementos, o que pode ser visto na matriz e diagramas.

70 Ciclo de Geração - Ciclo de Dominação
Os Elementos mantém basicamente três relações entre os mesmos: geração, dominância e contra dominância. Figura 21: Pentagrama dos Cinco Elementos – Geração / Dominação

71 LEI DE GERAÇÃO Lei de Geração: Agua irriga a Madeira;
Madeira produz Fogo; Fogo gera Terra; Terra gera Metal; e Metal Gera Água (Lei de Geração – Mãe e Filho).

72 LEI DE DOMINAÇÃO Lei de Dominação: Agua apaga o Fogo;
Lei de Dominação: Agua apaga o Fogo; Fogo derrete o Metal; Metal corta a Madeira; Madeira engedra Terra; Terra contém a Agua. (Lei de Dominação- Avô – Neto).

73 LEI DE CONTRA DOMINÂNCIA
Lei de Contra Dominância: Neto se revolta contra o Avô: Agua contra domina Terra; Terra contra domina Madeira; Madeira contra Domina Metal; Metal contra Domina Fogo; Fogo Contra Domina Agua. Lei Neto Avô. (Silva, D.F. 2007)

74 Referencias Bibliográficas
BING, WANG; Princípios de medicina interna do imperador Amarelo / tradução José Ricardo Amaral de Souza Cruz; revisor técnico Olivier-Michel Niepeeron. – São Paulo: Ícone, 2013. BOTSARIS, A.; MELKLER, T. Medicina Complementar: Vantagens e questionamentos sobre as Terapias não-convencionais. Record. Rio de Janeiro ERNST, E.; WHITE, A. Acupuntura: uma avaliação científica. São Paulo: Manole, p. GIFFONI, J. M. S. Medicina Tradicional Chinesa: Práticas Integrativas e Complementares – Canal Minas Saúde, Secretaria do Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, 2013.

75 Referencias Bibliográficas
KUREBAYASHI, LEONICE FUMIKO SATO; FREITAS, GENIVAL FERNANDES DE; Acupuntura multiprofissional: aspectos éticos e legais – São Caetano do Sul – SP: Yendis Editora, 2011. MA, YUN-TAO; MA, MILA; CHO, ZANG HEE; Acupuntura para controle da dor: um enfoque integrado, - São Paulo, Roca, 2006. MACIOCIA, G. Os fundamentos da medicina chinesa: um texto abrangente para Acupunturistas e fisioterapeutas. São Paulo: Roca, MACIOCIA, GIOVANNI; Diagnóstico na medicina chinesa: um guia geral; introdução de Julian Scott. Tradução de Maria Inês Garbino Rodrigues]. – São Paulo, Roca, 2005.

76 Referências Bibliográficas
MINAS GERAIS. Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares – MG. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais p. / MINAS GERAIS. Deliberação CIB-SUS-MG nº 532, de 27 de maio de Aprova a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. / MINAS GERAIS. Resolução SES nº 1885 de 27 de maio de Aprova a Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. ROSS, J. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da medicina tradicional chinesa. São Paulo: Roca, 1994. SILVA, D. F. da. Psicologia e acupuntura: aspectos históricos, políticos e teóricos. Psicol. Cienc. Prof., v. 27, n. 3, 2007.

77 Referências Bibliográficas
SOUZA, JEAN LUIS: Sistema de Ensino em Acupuntura (SEA), Módulo 1: Taoísmo. Uberlândia, Center Fisio-Imes, 2003. SOUZA, JEAN LUIS: Sistema de Ensino em Acupuntura (SEA), Módulo 2: Cinco Elementos. Uberlândia, Center Fisio-Imes, 2004. SOUZA, JEAN LUIS: Sistema de Ensino em Acupuntura (SEA), Módulo 3: Microssistemas, Diagnósticos e Constitucional. Uberlândia, Center Fisio-Imes, 2004. VILLELA, M. P. C.; LEMOS, M. E. S. Os cuidados do Enfermeiro- acupunturista ao paciente com angina estável: uma relação rumo à integralidade da assistência. Ver. RMR, v. 4, n. 14, 2010.

78 Referências Bibliográficas
WEN, TOM SINTAN; Acupuntura clássica chinesa / - [2.ed., 3. Reimp.] – São Paulo: Cultrix, 2014. WEN, TOM SINTAN; Manual terapêutico de acupuntura / editor Wu Tu Hsing; tradutora Míriam Akemi Kumatsu. – Barueri, SP: Manole, YAMAMURA, Y. Alimentos: aspectos energéticos. A essência dos alimentos na saúde e na doença. São Paulo: Triom, 2001. YAMAMURA, YSAO; YAMAMURA, MARCIA L.; Propedêutica Energética: Inspeção & Interrogatório, 1ª Edição, São Paulo, 2010.

79 Figura 1 – Disponível em:
Acesso em Agosto de 2015 Figura 2 – Disponível em:  Acesso em Agosto de 2015 Figura 3 – Disponível em: Figura 4 – Disponível em: Figura 5 – Disponível em:

80 Figura 5 – Disponível em:
Acesso em Agosto de 2015 Figura 6 – Disponível em:  Acesso em Agosto de 2015 Figura 7 – Disponível em:  Figura 8 – Disponível em:  Figura 9 – Disponível em:

81 Figura 10 – Disponível em:
Acesso em Agosto de 2015 Figura 11 – Disponível em:  Figura 12– Disponível em: Figura 13 – Disponível em:  Figura 14 – Disponível em:

82  Figura 15 – Disponível em:
Acesso em Agosto de 2015 Figura 16– Disponível em:  Figura 17 – Disponível em:  Figura 18 – Disponível em:  Figura 19 – Disponível em:

83  Figura 20 – Disponível em:
Acesso em Agosto de 2015  Figura 21 – Disponível em:


Carregar ppt "Medicina Tradicional Chinesa-MTC e a Biomedicina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google