A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias de comunicação/informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias de comunicação/informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias de comunicação/informação

2 Introdução Este trabalho tem como objectivo aprofundar o tema de tal modo que nos permita, por um lado, conhecer e reflectir sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação actualmente e, por outro lado, imaginar como serão daqui a centenas de anos. Assim, abordaremos alguns subtemas que nos parecem ser de grande importância para assim explicarmos a sua utilidade diária. Para cada um dos subtemas procurámos através dos meios disponíveis (enciclopédias, Internet, livros, etc.) dar a informação possível para o melhor conhecimento deste tema. Esperamos alcançar os nossos objectivos fazendo um trabalho completo e interessante.

3 Definição de Ciência É o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica.

4 As áreas da ciência podem ser classificadas em duas grandes dimensões:
Menos formalmente, a palavra ciência geralmente abrange qualquer campo sistemático de estudo ou o conhecimento obtido desse. Esse artigo concentra-se na definição mais específica. - Pura (o desenvolvimento de teorias) versus Aplicada (a aplicação de teorias às necessidades humanas); - Natural (o estudo do mundo natural) versus Social (o estudo do comportamento humano e da sociedade).

5 Evolução dos Meios de Comunicação

6 Os Homens comunicavam através de gestos e gritos…
Há muitos, muitos anos… Os Homens comunicavam através de gestos e gritos…

7 Contavam as suas histórias…
Fazendo desenhos nas paredes das cavernas (“arte rupestre”)

8 Mais tarde o Homem inventou a escrita (3500 A. C.)
Começaram a usar o papiro e a pedra para escrever.

9 Antigamente… Os maiores meios de comunicação eram os livros, jornais e sobretudo as cartas.

10 Depois… Passou a utilizar os telégrafos (por tambor, por tochas e por sinais de fumo)

11 Passados tempos… Modernizou-se o telégrafo e apareceu o código “Morse” (27 de Abril de 1791). Este ainda hoje é utilizado nos navios de guerra e nos escoteiros.

12 O telefone e sua evolução
Trata-se de um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos Durante a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1876, Alexander Graham Bell fez os primeiros testes com seu recém-inventado telefone.

13 O telefone e sua evolução
Terminal de parede em 1881  Menos de cinco anos após a patente do telefone por Bell, - a Ericsson já tinha terminais de parede como este funcionando por toda a Europa.

14 O telefone e sua evolução
W48, o elegante da Siemens Usado com frequência em filmes de detectives, o W48, da Siemens, apresenta um design extremamente conhecido, com seu corpo inteiramente preto e seu grande teclado giratório.

15 O telefone e sua evolução
Telefone Linksys pela Internet A interação entre telefonia e a Internet já permite que aparelhos que usem linhas convencionais sejam substituídos por modelos VoIP. O CIT 2000, da Linksys conecta-se a redes wireless para fazer ligações pela web.

16 Rádio (1940) É um meio de comunicação que revolucionou o mundo, tornando-se um meio de comunicação de massas.

17 A televisão em Portugal (1957)
No ano de 1957 a 7 de Março começam as emissões regulares de televisão em Portugal. No Brasil somente na década de 60. Tendo sido recebida com alegria por uns e com desconfiança por outros. As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.                                                                                           

18 A televisão em Portugal
Houve uma evolucao significativa, que nos trouxe grandes vantagens, ao nivel de estetica e qualidade.

19 O computador Integrando som e imagem… O primeiro computador do mundo foi o ENIAC, uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística.

20 Vantagens de um computador
A evolução da tecnologia nos últimos anos, tem vindo a aumentar, derivado a uma maior difusão da comunicação à distância. Ferramentas de comunicação síncronas assíncronas evoluíram e evoluem com extrema rapidez, tornando-se cada vez mais rápidas e eficientes para o que se propõem. Os s, mensagens instantâneas, chats, videoconferências, teleconferências, etc. são ferramentas comuns em todos os lares e escritórios do mundo.

21 O computador Um laptop é um computador móvel ou portátil pessoal, tipicamente pesando entre 1 e 3 kg. Os laptops são capazes de executar a maioria das tarefas realizadas pelos computadores de mesa, com uma capacidade semelhante com a vantagem que envolve o peso e tamanho reduzido, aliado também com a capacidade de operar por um período determinado, sem ligado a uma corrente elétrica.

22 Computadores e Torna-se uma nova forma de comunicação que substitui a carta.

23 Sistema sms (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas)
Torna a mensagem mais rápida, cómoda e pessoal. É uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto - até 160 caracteres por mensagem - que podem conter letras, números, símbolos ou uma combinação destes.

24 Vantagens vs Desvantagens
Mas toda esta tecnologia pode nos levar então as seguinte questões: Será que só teremos vantagens com a crescente procura e utilização dessas novas formas de comunicação? Não podemos deixar de lembrar que um ser humano possui sentimentos, desejos, ansiedades, emoções; ou seja, toda uma lista de reacções que, de forma alguma, podem ser expressas na sua totalidade pela comunicação intermediada por um computador. Com isso, a estruturação ou desestruturação ditada pelas ferramentas síncronas ou assíncronas, respectivamente, devem levar em consideração um dos principais itens na interação ser humano vs computador, a percepção humana.

25 VANTAGENS: Contactar em tempo real com pessoas que se encontram afastadas fisicamente; Facilitar a vida ao Homem, podendo fazer negócios sem sair de casa, levantar dinheiro sem ir ao banco, obter informação sem ir a uma biblioteca, etc. Não é preciso viajar para conhecer lugares, basta ligar a Internet, ver um CD-ROM ou um DVD, pois os fatos e o conhecimento vêm ter connosco; Permitir novas descobertas em menos tempo e conhecer outras culturas através do contato virtual com pessoas de outros países. DESVANTAGENS: Não há tempo para brincar, ler, ..., tornando o Homem mais individualista; Perda dos valores de solidariedade, afectividade, ...; Quebra de laços familiares e de amizade; A internet pode tornar-se um vício, levando ao desmembramento familiar; A automatização origina desemprego, sendo o trabalho feito por máquinas; Perda de contacto com a Natureza, passando de uma realidade concreta para uma realidade virtual.

26 A nossa opinião.. No nosso ponto de vista, o avanço da evolução tecnológica nestas áreas é praticamente infinito. O trabalho cooperativo evoluirá com o tempo, e novas tarefas e funções surgirão. No entanto, é fundamental que os responsáveis por essa evolução lembrem-se: o principal elemento de toda a cadeia produtiva é o ser humano, e é para ele que temos que focar as tecnologias de trabalho cooperativo e seu progresso.

27 Bibliografia Os dados que constam nesta apresentação de diapositivos, foram retirados da Internet (Google)


Carregar ppt "Tecnologias de comunicação/informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google