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PublicouPaula Canedo Brezinski Alterado mais de 8 anos atrás
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MODALIDADES DE TRABALHOS ACADÊMICOS (TA’s)
Profa. Adriana Cançado
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Textos e Leitura Análise textual
Levantamento esquemático da estrutura redacional do texto-base. Análise temática Compreensão da mensagem. Análise interpretativa Interpretação da mensagem.
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BÁSICOS E AUXILIARES... Sublinha; Esquema.
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Resumo (NBR6028) Sintetiza informações texto-base, apresentando idéias essenciais hierarquicamente; Contempla introdução, desenvolvimento e conclusão texto-base; Não é copiar, substituir termos, inverter frases.
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Resumo - Tipos Informativo:
a) Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do texto-base; b) Dispensa consulta ao original; c) Mais extenso; d) Solicitado como atividade nas graduações.
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Informativo Uso da terceira pessoa plural; Não usar figuras, tabelas;
Permitir parágrafo (primeira linha 1,5cm); Divisão e número páginas a critério professor; Referências como elemento pós textual; Capa, Folha de Rosto.
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Resumo - Tipos Crítico: a) Apresenta análise crítica;
b) Compreensão do texto original e elaboração de texto pessoal; c) Resenha.
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Resumo - Tipos Indicativo: a) Indica pontos principais;
Tema, objetivos, metodologia, aspectos teóricos, resultados. Indicativo: a) Indica pontos principais; b) Não dispensa a consulta ao original. c) É mais breve; d) Escrito em bloco; frases sequenciais, sem parágrafos. e) Elemento pré-textual.
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“Resumo Expandido” Pesquisas; Título, Autoria;
Tema, objetivos, metodologia, resultados considerações finais; Referências; Orientações organização evento.
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Resenha Apresentação ideias autor texto-base + análise sobre conteúdo por meio de comentários, questionamentos, posicionamentos. Análise bibliográfica.
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Resenha 1. Ler integralmente o texto-base;
2.Esquematizar idéias centrais; 3. Estruturar resenha; 4. Avaliar as idéias apontadas e, com base em argumentos, realizar a crítica.
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Resenha – Sugestão estrutura
Pré-Textuais Título; Autoria; Referência texto-base;
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UM OLHAR ÀS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO
Claudia Santino* LUCKESI, C.C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992. Considerando as colocações de Luckesi (1992), e educação relaciona-se diretamente com a sociedade a partir de três dimensões, que serão tratadas a seguir. O autor garante que estas dimensões estão presentes no contexto educacional e, presenciando as três posturas nos diversos ambientes de ensino... Autores como Fagundes e Varella (2007) acreditam que... A partir disso, entende-se que... Acredita-se que... Concorda-se que... Destaca-se que a leitura da obra permitiu...apresentou aspectos relevantes... ______________ * Acadêmica do 1ºano do Curso de Pedagogia, cursando a disciplina de Metodologia Científica na UEPG, Ponta Grossa, Paraná.
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Resenha – Sugestão estrutura
Textuais 1) CONHECIMENTO Apresentar resumidamente principais idéias do texto-base; De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Quantas partes, quantos capítulos?
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2) CONCLUSÕES DO AUTOR: 3) APRECIAÇÃO:
Autor faz conclusão? Em que momento? No final do livro? No final dos capítulos?; 3) APRECIAÇÃO: Início análise crítica. Cada item desenvolvido em pelo menos um parágrafo ou distribuído resenha;
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3.1 Julgamento da obra: Como se situa o autor em relação:
- às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais? - às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas etc.?
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3.2 Mérito da obra: Qual a contribuição dada?
Idéias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos, amplos? Exige conhecimentos prévios?
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3.3 Estilo: Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente?
Linguagem correta? Ou o contrário? Forma lógica, sistematizada? Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes?
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Na Apreciação, o acadêmico pode expressar concepções teóricas obtidas em outros textos ou amparadas em dados/estatísticas. O importante é que o acadêmico embase suas considerações.
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3.4 Indicação da obra: a quem a obra se dirige?
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Paper Texto dissertativo, elaborado a partir leitura diversas referências sobre tema predeterminado; Significa pequeno texto; Base livros e/ou artigos especializados. Duas a dez páginas;
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Paper FINALIDADES: Estimular o aprofundamento de um assunto;
Exercitar a linguagem científica; Desenvolver capacidade crítico-analítica; Consolidar conteúdos trabalhados na disciplina; Promover debate em torno de um assunto (análise de pontos e contrapontos de autores).
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Paper Estrutura Título e Autoria; Textuais:
Introdução: tema, objetivos, justificativa; Desenvolvimento: apresentação autores + argumentação; Conclusão: síntese principais idéias defendidas.
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Relatórios Eventos e/ou Viagens
Documento por meio do qual o acadêmico relata a própria atividade ou do grupo ao qual pertence. Característica: detalhamento das observações e/ou participações.
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Relatórios Eventos e/ou Viagens
Estrutura Título Dados de identificação: quando e onde; período de duração; objetivos da viagem ou da participação em eventos; Finalidade da atividade Descrição da atividade: Discorrer sobre os participantes, palestrante, conteúdo desenvolvido, estrutura da apresentação; Conclusões/Recomendações: avaliar criticamente o que foi apresentado e discutido na viagem ou no evento.
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Outros... Fichamentos; Ensaio; ....
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Artigo (NBR 6022) Esta modalidade requer planejamento, delineamento = Projeto/”boneco”; Acadêmico deve entender os objetivos redação de um artigo; Resultado de processo orientação sobre determinada temática.
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Artigo Científico “Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT)
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Artigo Científico Artigo de revisão: "parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas." Artigo original: "parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais." (ABNT)
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Artigo Científico Estrutura Pré-Textuais: Título e subtítulo; Autoria;
Resumo e palavras-chave
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Artigo Científico Textuais: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão.
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Introdução: Desenvolvimento:
Constar tema e delimitação, objetivos, justificativa e outros elementos necessários para situar o tema. Terminar com apresentação desenvolvimento. Desenvolvimento: Parte principal. Contém exposição ordenada e pormenorizada do tema. Divide-se seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método.
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Conclusão: Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos. Recapitulação sintética dos resultados obtidos; Pode apresentar propostas e sugestões.
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Artigo Científico Pós-Textuais:
Título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira Resumo em língua estrangeira Referências (NBR6023) Glossário (elemento opcional): Apêndice e Anexo
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Artigo Científico Apoio ao texto: Notas de rodapé ou fim; Citações;
Ilustrações.
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Artigo Científico Formatação: de acordo com periódico;
Extensão: 15 a 20 laudas; Redação: impessoal (compreende-se...); Referências ABNT;
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Endereços revistas acadêmicas
Scielo: Portal Periódicos Capes Portal Periódicos (CAPES) DomínioPúblico Domínio Público - Pesquisa Básica
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REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILIERA DE NORMAS TÉCNICAS. BARROS, A.J.P.; LEHFELD, N.A.S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005 CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. LEHFELD, N. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.V. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
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