A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Renata Souza

2 Jornal como Recurso Didático
Objetivos: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola.

3 Jornal como Recurso Didático
Jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação; O professor deve estar atento ao sensacionalismo contidos neste tipo de mídia, que muitas vezes distorcem a realidade, visando atrair a atenção do leitor; Existem várias formas de utilização dos jornais, a seguir duas classificações:

4 Utilidade dos Jornais nas Escolas quanto à Finalidade:
Para fins institucionais: divulgação das atividades da escola. Para fins educativos: possuem matérias e reportagens desenvolvidas pelos alunos e professores da escola. Híbridos: possuem tanto características institucionais quanto educativas no mesmo jornal.

5 Utilidade dos Jornais Educativos quanto à Relação com Jornais existentes no Mercado:
Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utiliza-se algum jornal do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo da escola.

6 As vantagens dos Jornais como Recurso Didático
Estimular a leitura e a escrita; Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas; Estimular aprendizado de novos conhecimentos; Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade do aluno, ou mesmo, no sentindo global.

7 Roteiro para Elaboração do Jornal na Escola
A escola pode desenvolver projetos, criados pelos alunos e professores, sendo possível promover: Trabalho em equipe; Competição; Estímulo da leitura e escrita; Estímulo e desenvolvimento da criatividade; Desenvolvimento de conhecimentos tais como: econômico, comercial, logístico e etc.

8 Computador como instrumento para produção do jornal:
Digitação de todas as matérias que serão publicadas; Elaboração da diagramação; Criação e colocação dos desenhos; Mudança de fontes; Pesquisa de imagens; Fonte de consulta; Elaboração de fotolito; Manutenção de banco de dados com nomes das pessoas que receberão o jornal.

9 Tipos de Programas para Elaboração do Jornal
CorelDRAW Programa gráfico muito utilizado para elaborar desenhos e imagens para imprimir. Não é apropriado para textos.

10 Tipos de Programas para Elaboração do Jornal
PageMaker Programa profissional de editoração eletrônica, utilizado para criar livros, revistas, materiais publicitários. Editor de texto, não indicado para criação de jornais, mas com bons resultados em outras produções.

11 Tipos de Programas para Elaboração do Jornal
Creative Writer Programa infantil para criação de jornais, banners, cartões.

12 Jornal Eletrônico Para ter acesso a esse jornal a escola precisa ter internet e se quiser ter seu próprio jornal eletrônico precisa de uma home page e organizar sua publicação. Pode usar os programas citados antes e precisa de um editor de home pages, os mais conhecidos são HTML, FrontPage e Dreamweaver.

13 Blogs e Fotologs Usado para publicar informações, contar coisas da vida, do dia-a-dia, qualquer pessoa pode ter. É um ótimo instrumento de publicação para a escola, pois ajuda na publicação de jornais eletrônicos e troca de informação entre os alunos.


Carregar ppt "Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google