A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade."— Transcrição da apresentação:

1 1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade de calor recebida pelo gás durante o processo foi de 1600 joules. Com os dados, pode-se dizer que a variação da energia interna que este gás sofreu foi de:

2 2. Um gás ideal encontra-se inicialmente a uma temperatura de 150 °C e a uma pressão de 3,0 atmosferas. Mantendo-se a pressão constante, seu volume será dobrado se sua temperatura aumentar para, aproximadamente:

3 3. Uma amostra de n mols de gás ideal sofre as transformações (isovolumétrica), (isobárica) e (isotérmica) conforme representação no diagrama pressão volume mostrado a seguir. Sabendo-se que a temperatura do gás no estado é 127°C, pode-se afirmar que a temperatura dele, em no estado D é:

4 4. Com base nas Leis da Termodinâmica, analise as afirmativas a seguir: I. Existem algumas máquinas térmicas que, operando em ciclos, retiram energia, na forma de calor, de uma fonte, transformando-a parcialmente em trabalho. II. Não existe transferência de calor de forma espontânea de um corpo de temperatura menor para outro de temperatura maior. III. Refrigeradores são dispositivos, que transferem energia na forma de calor de um sistema de maior temperatura para outro de menor temperatura. Está(ão) CORRETA(S) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III.

5 5. Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo termodinâmico representado no diagrama p x V da Figura. O trabalho, em joules, realizado durante um ciclo é:

6 6. Um projeto propõe a construção de três máquinas térmicas, M1, M2 e M3, que devem operar entre as temperaturas de 250 K e 500 K, ou seja, que tenham rendimento ideal igual a 50%. Em cada ciclo de funcionamento, o calor absorvido por todas é o mesmo: Q = 20 kJ, mas espera-se que cada uma delas realize o trabalho W mostrado na tabela abaixo. De acordo com a segunda lei da termodinâmica, verifica-se que somente é possível a construção da(s) máquina(s)

7 7. Para observar uma pequena folha em detalhes, um estudante utiliza uma lente esférica convergente funcionando como lupa. Mantendo a lente na posição vertical e parada a 3 cm da folha, ele vê uma imagem virtual ampliada 5,0 vezes. Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, a distância focal, em cm, da lente utilizada pelo estudante é igual a:

8 8. As figuras abaixo representam raios solares incidentes sobre quatro lentes distintas. Deseja-se incendiar um pedaço de papel, concentrando a luz do sol sobre ele. A lente que seria mais efetiva para essa finalidade é a de número: I b) II c) III d) IV e) Nenhuma das indicadas.

9 9. Um copo de 10 cm de altura está totalmente cheio de cerveja e apoiado sobre uma mesa. Uma bolha de gás se desprende do fundo do copo e alcança a superfície, onde a pressão atmosférica é de 1,01 x 105 Pa. Considere que a densidade da cerveja seja igual a da água pura e que a temperatura e o número de moles do gás dentro da bolha permaneçam constantes enquanto esta sobe. Qual a razão entre o volume final (quando atinge a superfície) e o inicial da bolha?

10 10. A figura mostra um bloco maciço e homogêneo em forma de cubo, com aresta 2 metros e massa 800 kg, flutuando em água de densidade 10³ kg/m³, contida num recipiente retangular de faces paralelas ao bloco. Nestas circunstâncias, a distância h entre o fundo do bloco e a superfície da água é:


Carregar ppt "1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google