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PublicouPatrícia Ferretti Alcaide Alterado mais de 8 anos atrás
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Teoria de Resposta ao Item (TRI) Prof. Tufi Machado Soares Educação em Pauta – Todos Pela Educação 21 de novembro de 2012
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Objetivo: Medir o conhecimento ( a competência, a habilidade cognitiva) Ranquear(justiça!)
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O Futuro???????
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Por isso aplicamos testes! (Não dispomos ainda de instrumentos que meçam a competência de um indivíduo sem ser de forma indireta) Instrumentos e Testes “Padronizados” e “Objetivos” Regra de Pontuação (Scoring) que permita dizer quem é competente S = soma dos acertos, percentual de acertos, soma ponderada, escores padronizados, etc.
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TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Limitações da Teoria Clássica: i) formas paralelas de um teste ii) medidas dependentes do teste e do grupo iii) foco da análise é o teste S = T + E (tautologia)
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TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Vantagens da TRI: i) Modelos para os itens (foco no item – facilita a escolha dos itens) ii) Os modelos podem ser falseados iii) comparabilidade iv) tratamento natural para missing data V) Medidas de Alunos e Itens são independentes Vi) Maior Precisão das Medidas
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Origens Thurstone (1925)
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TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Thurstone (1925) foi o primeiro a propor a possibilidade de uma medida absoluta para a dificuldade do item independente do grupo de alunos e na mesma escala das proficiências. Lawley(1943) e Lord(1952), Modelo de 2 parâmetros (2PL). Rasch (1960), Modelo de 1 parâmetro (1PL)
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Escala de Proficiência
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MODELOS DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM CCI: Terman(1916) CCI: Burt(1922) – 65 itens (2764 crianças)
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I-MODELOS DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
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= proficiência do aluno e ~= 2,718 b = parâmetro de dificuldade a = parâmetro de discriminação c = parâmetro de “guessing” Modelo de 3 Parâmetros (3PL) Birnbaum (1968) Média ( )=0, desvio padrão ( ) = 1 (escala)
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Dificuldade Discriminação “Guessing” CCI Todos os parâmetros
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Dificuldade CCI Dificuldade (1+c)/2
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Discriminação CCI Discriminação tg( ) = 0,43*a*(1-c)
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“Guessing” CCI “Guessing”
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EXEMPLO
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ItemabCa transformadob transformado 11,2-0,50,20,024225 20,900,20,018250 31,30,50,30,026275 Parâmetros dos Itens Média ( 50 +250) = 250 Desvio padrão( 50 +250) = 50
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CCI Diversas
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Função de Verossimilhança = )
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Padrão de Resposta 110 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança: 260
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Padrão de Resposta 111 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança: não tem
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Padrão de Resposta 100 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança:224
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Padrão de Resposta 000 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança:não tem
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Padrão de Resposta 001 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança:125
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Padrão de Resposta 011 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança:218
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Padrão de Resposta 101 Tetha correspondente à Máxima Verossimilhança:263
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Fórmula para cálculo de proficiência via EAP
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Iem 1Item 2Item 3 Média a Posteriori Média a Posteriori Transformada Linf escLsup esc 000-1,0692196,5381128,4823264,5939 001-0,881205,9511130,9567280,9455 010-0,6887215,5626145,4686285,6566 100-0,441227,9522158,837297,0674 011-0,3171234,1442153,8612314,4272 1010,0322251,6099172,9523330,2675 1100,0676253,3796185,7782320,981 1110,8268291,3416211,957370,7262 Respostas e Proficiência
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