A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dependências… Dependência on line Da toxicodependência à dependência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dependências… Dependência on line Da toxicodependência à dependência."— Transcrição da apresentação:

1 Dependências… Dependência on line Da toxicodependência à dependência

2 Tendências…! A forma como olhamos o mundo https://www.youtube.com/watch?v=MFzDaBzBlL0

3 Comunidadeanalógica! Jovens digitais ? Filhos em modo Windows 0.10…! Pais em modo MS – DOS?

4 DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA DE UMA DROGA Desejo de consumir ligado à memória do prazer obtido e vontade de o perpetuar; Intolerância a qualquer situação que provoque mau estar; E com as novas dependências? Será diferente?

5 Critérios de dependência: Comportamento que introduz intoxicação / prazer (com alteração de humor e consciência); Padrão de uso excessivo; Impacto negativo ou prejudicial em dimensões importantes da vida (trabalho, relações, finanças, situação legal, etc.); Presença de intolerância à abstinência; Desconforto físico e/ou emocional quando se interrompem os padrões de uso.

6 Fatores que (podem) potenciam situações de dependência 1.Fatores de conteúdo – sexo, jogo, musica, informações, desporto, compras, noticias, etc. Mais escolha? Mais stress! 2. Fatores de processo, acesso, disponibilidade – Noção de tempo reinventa-se, ipad’s, iphones’, tablet’s, telemóveis, etc. Cérebro não gosta de restrições de tempo e espaço; 3. Fatores de reforço e recompensa – Cérebro e o centro de prazer. Dopamina, do impulso à ação tempo curto; 4. Fatores sociais – Democratização do acesso, custos controlados, acesso ilimitado, “toda a gente usa”, integração e afirmação social.

7 Informação = Prevenção Informação = Conhecimento Informação = Prevenção Informação = Conhecimento Informação é Cumulativa. Conhecimento é Seletivo Temos oceanos de dados, rios de informação, pequenas poças de conhecimento e uma gota ocasional de sabedoria. (anónimo) -Podemos ter uma boa informação e não a saber transmitir; -Podemos querer transmitir uma “boa informação” e ter um “mau” resultado; -Podemos ter uma excelente informação e perder um bom momento para a dar. Dr. Google Riscos: Dr. Google

8 Verdades de la palisse Que convém recordar… As tecnologias são novas porque nós somos Velhos! Elas não são velhas para os jovens! Porque são tão poucos, os jovens tem hoje um valor excecional! Os adolescentes de hoje não são os de ontem! Os jovens vivem num mundo onde ainda não chegamos! O futuro não se espera…constrói-se! Meios e técnicas são importantes, mas o conteúdo e o toque humano é essencial! Problemas comuns requerem soluções e responsabilidades partilhadas! Não fomos projetados para um estado de permanente estimulação!

9 Competências digitais Pais analógicosFilhos digitais Digitalmente pouco ativos e ágeis; Aprendem e utilizam com muita velocidade; Geração sem (exclusiva) ligações sociais digitais; Insatisfação e inquietação permanente; Inconsciência da velocidade vertiginosa da net; Forte ligação social digital aos seus pares; Distinguem o correto do errado; Imprimem mais velocidade à...velocidade; Procuram “travões” para as exigências do dia a dia; Imaturos e curiosos; Iliteracia digital;Confundem desejos com direitos (Apagam a ideia de esforço);

10 Nova forma de escrever: Nova forma de pensar e viver!

11 Quando é demais? Equilíbrio global e qualidade de vida são afetados! Critério – D.I.A.R. – Desejo de parar; Incapacidade de o fazer; Attenpt (tentativa de parar); Recaída; Sem mediação familiar (por desconhecimento e/ou incapacidade), cria-se uma inversão nas dinâmicas familiares, onde os mais jovens transmitem os conhecimentos aos mais velhos; Escape psíquico que distrai e disfarça os problemas reais. Fuga à dor e à “janela” da realidade; Ninguém gosta de sofrer! Net possui estrutura forte de prazer e reforço imediato; Rede de malha muito larga

12 Impossível o apelo à abstinência! A Vida moderna impede isso; Funde a vida Real com a Virtual; Perda da noção de TEMPO e ESPAÇO; Simplifica e limita as deixas e necessidades de inteligência socio emocional; O grau de imprevisibilidade e novidade facilita a natureza impulsiva e compulsiva; Fantasia sob a capa do anonimato, concretizada num clique (privacidade, desinibição, elevada dopamina, acesso fácil );

13 Dicas de prevenção Habituar os jovens a distribuir equilibradamente o seu tempo; Treinar o consumo crítico; Usar normas e limites (não deixamos os filhos menores sozinhos na rua, pois não?); Investir mais tempo noutras atividades (sobretudo as relacionais); Dar mais atenção ao “outro”;

14 Aprender a dizer e receber um “não”; Disciplinar o tempo despendido diante da TV, internet ou jogos virtuais; Usar com bom senso o telemóvel ( não esquecer que é um instrumento de comunicação e não de fuga à realidade); Educação: na escola e em casa; Limites Sociais: computador num local comum da casa; Dicas de prevenção I

15 Saiba a senha: Deixa o seu filho trancar-se no quarto? Aprenda: precisa de se familiarizar com a Internet; Sabe o que é um Browser? URL? ISL idade/sexo/localização) ? Use um software de controle parental; Acompanhe, monitorize a navegação, horários, programas, contatos; Consumo moderado e critico. Redução de riscos. Recusar a tecnologia é tolice! Idolatrar é tolice! Pedagogia do exemplo Dicas de prevenção II

16 Desafios… Alcançar o VALOR e CORAGEM de educar. Educar é ensinar a viver quem vai a lado nenhum. É coisa do coração (é ele que cativa); Assumir a necessidade do auto questionamento; Perceber que todo o comportamento é uma forma de comunicação; Entender a importância do elemento: TEMPO e LUGAR (net preenche necessidades de tempo e lugar) nas dinâmicas de desenvolvimento dos jovens Entender a mudança de paradigma ao nível de alguns dos valores preconizados hoje pelos jovens : a) Liberdade Individual; b) Atenção ao corpo; c) Redescoberta do prazer como elemento da vida humana; d) Respeito pelo ambiente.

17 É na RELAÇÃO que a mudança ocorre (até o Pinóquio se tornou humano na relação com o seu “Pai” Geppeto); Libertar PODER, protagonizando o jovem; Ousar o SER (gerado na relação com alguém): Ser de… Ser com… Ser para… Redescobrir o papel dos limites. Procura da Identidade (a partir do interior); Tecno sociedade veio para ficar. Pressão sociotécnica dos pares (24 horas...on); Ultrapassar a “emergência do momento”; Trabalho de parto não acaba na maternidade…! Tecnologia ao serviço de…algo (numa escada, não fico a meio!)!

18 E os educadores e cuidadores…? 1.Atirar a “emergência educativa” para cima das novas gerações? 2.Será que a “emergência educativa” não dirá (também) respeito aos educadores? 3.Não seremos nós O problema e não tanto a solução? 4.Temos medo da imagem que vemos refletida nos seus rostos? 5.Crise juvenil ou a NOSSA crise? 6.O seu desnorte será o prolongamento do nosso? 7.Que orientações comunicar, se nós mesmos nos damos conta que não temos nenhumas? 8.Os jovens são o rosto de quem os Educa?

19 Internet Deus numa caixa Como que por magia…transforma, com um clique, desejo em realidade. Esbatem-se as noções de limites! Criam-se fantasias sob a capa do anonimato e acesso fácil.

20 A relação é o principal instrumento de prevenção

21

22 Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central ARS Alentejo paulo.jesus@arsalentejo.min-saude.pt RECURSOS


Carregar ppt "Dependências… Dependência on line Da toxicodependência à dependência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google