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GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS UNIDADES ESCOLARES

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Apresentação em tema: "GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS UNIDADES ESCOLARES"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS UNIDADES ESCOLARES
Subsecretaria de Administração e Gestão de Pessoal-SSAGP Profª Luciana Arêas Brasil

2 As pessoas são a força propulsora que conduz ao sucesso das organizações. E o RH deve ser o propulsor das pessoas. O motor do desenvolvimento e da inovação. Idalberto Chiavenato

3 Gestão de Pessoas A gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Neste sentido, a administração de pessoas perpassa pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e da eficiência. A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois realizar esforços para estabelecê-la. Henri Fayol

4 GESTÃO ADMINISTRATIVA
A Gestão Administrativa ganha perspectivas dinâmicas e pedagógicas. Essa gestão é referida pelo Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (Consed, 2007) como sendo gestão de serviços e recursos, abrangendo “processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros”. São destacados como indicadores de qualidade dessa dimensão : a organização dos registro ; a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola/comunidade; a captação e a aplicação de recursos didáticos e financeiros. A administração é uma questão de habilidades, e não depende da técnica ou experiência. Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer. Sócrates

5 Gestão Financeira Área responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos financeiros utilizados por determinada empresa, inclusive com a qualificação dos objetivos traçados e o seu acompanhamento periódico. Recursos não valem por si mesmos, mas pelo uso que dele se faz, a partir do significado a eles atribuído pelas pessoas e a forma como são utilizados por elas na realização do processo educacional. Heloisa Luck

6 FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Conforme previsto na LDB 9394/96 Art 15 “os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.” A esse respeito citamos alguns programas e fundos de incentivo: FNDE – FUNDEB, PNAE, PNLD, PNATE, PDDE, BRASIL CARINHOSO, Convênios, entre outros. Em suma, a gestão financeira educacional deve seguir alguns princípios para obter êxito, são eles: definição de prioridades; cálculo correto de gastos; cotação de preços; elaboração do orçamento geral; prestação de contas transparentes; comprovação de gastos.

7 SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAL
DEDEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAL COORDENADORIA DE ESTATÍSTICA NÚCLEO DE CONTROLE DE TERCERIZADOS E CONTRATO TEMPORÁRIO NÚCLEO DE APOIO AOS CONSELHOS ESCOLARES NÚCLEO DE PATRIMÔNIO

8 “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: as pessoas se libertam em comunhão” Paulo Freire


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