A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar. QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar. QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos."— Transcrição da apresentação:

1 VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar

2 QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos palavras desnecessárias ou até ridicularizadas em determinadas falas. O que é um desses casos.

3 Matemática básica Conte quantas vezes você usará o que para explicar, em um parágrafo, sobre a economia do país. Veja se não fica mais ou menos assim:

4 A instabilidade financeira pode estar com os dias contados, e já não era sem hora, já que estamos vivendo uma situação de risco há tanto tempo que até já nos acostumamos com tal situação. Mas será que é mesmo costume, ou mãos atadas para o inevitável? O que é que se pode fazer?

5 Troque, que já é hora... Como pronome relativo ele pode ser substituído pelo: o qual, as quais, os quais etc. Como conjunção explicativa pode ser trocado por: pois, assim, então etc. Como conjunção integrante pode ser evitado com o uso da reduzida.

6 Exemplificando: Assim que saiu ele a encontrou. Saindo ele a encontrou. Ao sair ele a encontrou. Deste jeito você reduz, mantém o sentido e evita o uso do que.

7 Pronome Ele era o homem que viu o assalto. Ele era o homem, o qual viu o assalto. A caderneta que estava velha rasgou. A caderneta envelhecida rasgou. A caderneta a qual estava velha rasgou. A caderneta estando velha rasgou. A caderneta por estar velha rasgou.

8 Deu para entender? Agora chegou a sua hora da verdade... Vamos pôr em prática...

9 É proibido usar o que: Você afirmou que o problema que a sala estava tendo foi resolvido pela coordenação que fez com que os alunos mudassem o comportamento que estavam assumindo.

10 * Os temas que foram dados para a redação se tornaram tão difíceis, face a situação que vivemos, que até os melhores alunos que tem a sala, não conseguiram o êxito que estão acostumados a ter.

11 Então, não esqueça... Jogue o que na lata do lixo sempre que puder; e não se preocupe, ele não ficará magoado.


Carregar ppt "VÍCIOS E MODISMOS É hora de evitar. QUE – Que excesso!!! Vamos nos acostumar a evitar esse modismo excessivo à nossa língua escrita. É hora de abolirmos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google