A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Show da BIO Profº Eberton.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Show da BIO Profº Eberton."— Transcrição da apresentação:

1 Show da BIO Profº Eberton

2 Aprenda a se adaptar a cada novo desafio.

3 Não tenha medo! Erre o quanto for preciso.

4 Seja louco mais pense como um Gênio.

5 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
O que é? Quem fez? TAXONOMIA Para que serve? Como funciona?

6 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
O que é ? Do grego TAXIS= ordenar e Nomos= regra, lei. # É a ciência que desenvolveu regras, leis para se ordenar, ou seja classificar todos os seres vivos.

7 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
Para que serve ? A BIODIVERSIDADE do nosso planeta já é enorme e continua crescendo dessa forma se faz necessário uma maneira de ORGANIZAR todos esses seres vivos.

8 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
Quem fez ? O botânico sueco Kal von Linné chamado popularmente de LINNEU publicou em 1735 seu livro Systema Naturea, no qual propos a classificação dos seres vivos na forma de grupos como é aceita até hoje.

9 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA

10 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
Como funciona ? Linneu propôs que a classificação fosse feita baseada nas SEMELHANÇAS entre os seres vivos e distribuída em 7 grupos hoje chamados de TÁXONS.

11 Classificação Biológica Os Princípios da TAXONOMIA
Cada TÁXON recebeu um nome e foram ordenados em sequencia CRESCENTE de similaridade, ou seja quanto mais parecido for um ser vivo com outro mais perto do final da sequencia estarão.

12 S I M L A R D e Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie

13 Bio-músicas para cantar aprender e se divertir
Classificação (Paródia de Delegada) O moçada vamos começar a CLASSIFICAÇÃO De todos seres vivos desse nosso mundão a estudar. Foi LINNEU botânico sueco quem começou, dividiu todos os seres e nos ensinou Classificar SETE TÁXONS vão integrar essa forma de classificar SEMELHANÇAS existirão Entre os seres esse é o padrão. Refrão: Eu me rendo, me encantei Com REINO, FILO, CLASSE e a ORDEM meu bem. Brinca não FAMÍLIA, GÊNERO e ESPÉCIE pra fechar a nossa classificação.

14 EXERCÍCIOS (PUC- SP) Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente: a) da mesma raça; b) da mesma espécie; c) do mesmo gênero; d) da mesma classe; e) da mesma família.

15 (UEPG) Em 1735, o botânico sueco Lineu publicou o trabalho Systema naturae, no qual propôs a classificação dos seres vivos em grupos, hoje chamados táxons, que constituem uma hierarquia. As categorias taxonômicas por ele propostas ainda são mantidas até os dias atuais, com algumas poucas modificações. Sobre seu trabalho e a taxonomia atual assinale o que for correto. 01) A sequência correta para as categorias taxonômicas atualmente é: reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie. 02) O critério básico da classificação de Lineu, quando ainda não havia surgido a teoria da evolução biológica, era a semelhança anatômica entre os organismos, pois as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis, conceito este chamado de fixismo. 04) Em vez de serem "tipo" imutáveis, caracterizados apenas pela anatomia, as espécies são hoje classificadas segundo critérios fisiológicos, embriológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos, que podem revelar mais corretamente seus parentescos naturais e evolutivos.

16 08) Atualmente foram acrescentados mais dois táxons às categorias taxonômicas propostas por Lineu: o filo e a família. 16) Nesse sistema de classificação havia dois grandes grupos: reino vegetal e reino animal. Dentro de cada reino eram reunidas várias classes; numa classe, várias ordens; numa ordem, vários gêneros e num gênero, várias espécies.

17 “Vocês são BRILHANTES só precisam lembra isso”
Até a próxima.


Carregar ppt "Show da BIO Profº Eberton."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google