A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reescrita: Artigo de Opinião Redução da Maioridade Penal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reescrita: Artigo de Opinião Redução da Maioridade Penal"— Transcrição da apresentação:

1 Reescrita: Artigo de Opinião Redução da Maioridade Penal
Artes Cênicas E Letras Reescrita: Artigo de Opinião Redução da Maioridade Penal

2 Leitura e escrita4: Vamos a prática
Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara Ministrantes: Alisson Uchoa, Andressa Queiroz, Danielli Capovilla, Denise Augusta Pereira, Gabrielly Gomes Leite, Graciely de Jesus Teixeira Supervisora: Ana Paula da Silva Rosa Costa Coordenadoras: Alexandra Santos Pinheiro e Edilaine Buin

3 FRAGMENTOS PARA ANÁLISE

4 “Mas, logo em seguida me vem outra pergunta, que é decorrente de um reportagem que assisti no jornal, se tratava da prissão de uma criança de 10 anos de idade com uma ficha corrida de 2 metros de crime cometidos. Aí a pergunta que ficou foi a seguinte: Se reduzirmos a maioridade penal p/ 16 os crimes não passaram a ser cometidos por menores de 16, assim como mostrado na reportagem”.

5 Sugestão de correção “ Mas, logo em seguida, me vem outra pergunta, que é decorrente de uma reportagem que assisti no jornal. Tratava-se da prisão de uma criança de 10 anos de idade com uma ficha corrida de dois metros de crimes cometidos. Desta forma, a pergunta que fica é a seguinte: Se reduzirmos a maioridade penal para 16 anos, os crimes não passarão a ser cometidos por menores de 16, assim como mostrado na reportagem”. Podem se questionar que reportagem é essa? Feita por quem? (Já identificada anteriormente; reportagem oriunda de um jornal que o(a) autor(a) assistiu); “ficou”: não é no passado; “Aí”: coloquial.

6 “Talvez a solução não seja prender esses adolescentes, mas deixá-los impunes, também não está correto. É necessário sim, reduzir a maioridade penal, mas como ponto de partida, desde que muitas outras medidas sejam tomadas.”

7 “Talvez a solução não seja prender esses adolescentes; mas deixá-los impunes também não está correto. É necessário reduzir a maioridade penal, desde que algumas medidas sejam tomadas, tais como...” Ideias soltas, o autor precisa se posicionar diante o tema.

8 “Nosso código tem que mudar sim, para o agora, nem que para isso nossas cadeias superlotem, para que haja uma educação social daqui pra frente e tenhamos que pensar em outros problemas mas que pelo menos este seja amenizado com educação desde a base, como era ou pelo menos parecida como foi a época de nossos pais, onde a sociedade tinha um mínimo de convivência e respeito pelo próximo”.

9 “O código penal tem que ser reformulado imediatamente, mesmo que as cadeias superlotem, pois para que haja um educação social eficaz é necessário pensar em problemas recorrentes , tais como, o uso do adolescente para a prática de crimes. É preciso investir em uma educação escolar e familiar de base para assegurar a constituição de uma sociedade mais justa”. “imediatamente”; chamar a atenção para o fato de que no passado também havia violências, o que difere de hoje é que as notícias são repercutidas.

10 Fragmentos para possíveis sugestões orais:
“Assim que inspecionamos ambos os lados da causa (ser, ou não ser a favor da redução da maioridade penal), se formos bem a fundo, tendo todos os lados da situação brasileira atual, iremos notar que em ambas as demandas sempre vai acabar tendo algo de errado ou até mesmo uma certa generalizações que implica que adolescentes estavam nas ruas, ao invés de estarem nas escolas quando cometem algum tipo de infração”. Fugir dos gerúndios; ideia ótima; repensar a exposição; procurar objetividade.

11 “A redução da maioridade penal no Brasil não irá resolver todos os problemas criminais praticados pelos menores de idade, mas também acredito que não reduzir também não irá resolver”. Introdução não obedece as normas de um artigo de opinião, pois não apresenta o tema, além de dar a opinião logo de início.

12 “ Penso que reduzir a maioridade penal para os 16 anos não será a solução para nosso país. Contudo ela pode aumentar a consciência dos infratores levando-os à refletir e repensar seus atos . Nosso código penal ainda está ultrapassado, pois foi elaborado em 1940, e naquele tempo a sociedade era diferente. Ele precisa ser atualizado, reelaborado e reestruturado de acordo com a realidade atual”. Juntar os parágrafos, pois seguem a mesma ideia; antes de verbo não se usa crase.

13 “ Podemos combinar, então, a redução da maioridade penal atrelada à redução das corrupções políticas, econômicas e sociais. Que no mesmo presídio destinado aos jovens de 16 anos haja um lugar garantido a quem rouba verba da saúde, da merenda escolar, dos projetos educacionais e, enfim, dos impostos públicos guardados em bancos estrangeiros. Não vale reduzir a idade do criminoso sem debater os sentidos do crime no Brasil”. Argumento.

14 “ Vivemos no Brasil uma verdadeira aporia no que tange à redução ou não da maioridade penal. O congresso sempre adia a votação do projeto de lei em questão. A sociedade, por sua vez, não entra em consenso. – A redução da maioridade penal é, portanto, polêmica e precisa, antes de tudo, de uma reflexão madura por parte de todos os cidadãos brasileiros”. Explorando o parágrafo: Por que os parlamentares adiam tanto a votação? Aqui o(a) autor(a) pode ganhar o argumento dele(a).

15 Observações: Um bom Artigo de Opinião não desconsidera a opinião contrária, apenas defende seu ponto de vista; Não usa pronome possessivo; Uso da crase: 1. Se o verbo é transitivo indireto (referir-se a algo ou a alguém) e exigir a preposição "a". Desde que o termo seguinte seja feminino e admita o artigo feminino "a" ou um dos pronomes já especificados. Ex.: Conheço a aluna. Refiro- me à aluna. 2. Ocorrência da preposição "a", exigida pelo verbo ir (ir a algum lugar) e a ocorrência do artigo "a" que está determinando o substantivo feminino igreja. Quando ocorre esse encontro das duas vogais e elas se unem, a união delas é indicada pelo acento grave. Ex.: Vou a a igreja. Vou à igreja. 3. Há duas maneiras de verificar a existência de um artigo feminino "a" (s) ou de um pronome demonstrativo "a" (s) após uma preposição "a": Colocar um termo masculino no lugar do termo feminino que se está em dúvida. Se surgir a forma ao, ocorrerá crase antes do termo feminino. Ex.: Conheço "a" aluna. / Conheço o aluno Refiro-me ao aluno. / Refiro-me à aluna.

16 Pontuação:

17 Uso da vírgula (,) Enumeração de mais de dois elementos:
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar uma pausa e separar membros constituintes de uma frase. Enumeração de mais de dois elementos:  Ex.: O processo seletivo é composto por (1) teste on-line, dinâmica de grupo (2) e entrevista (3). Para isolar o aposto explicativo (usar duas vírgulas): Ex.: Salvador, a primeira capital do Brasil, será uma das sedes da Copa (aposto: a primeira capital do Brasil) Para isolar o vocativo  Ex.: Eduardo, traga meus documentos até aqui! (vocativo: Eduardo) Para marcar a supressão do verbo em uma oração:  Ex.: Eu fiz Faculdade de Administração; ele, de Economia. (ele fez - verbo suprimido) Para separar orações que não apresentam conjunções que as interliguem: Ex.: Decidiu fazer um curso de MBA fora do país, pesquisou, encontrou o mais adequado para sua carreira, fez a prova de seleção, foi aprovado.

18 Para isolar certas expressões exemplificativas, conformação e conjunções: Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc.  Ex.: O governador, ou melhor, excelentíssimo senhor governador, dará um aumento de 100% à classe policial. Você precisa se dedicar mais ao curso, escrevendo, por exemplo, mais textos e lendo mais os artigos sugeridos. (duas vírgulas quando o termo aparece no meio da oração). Vamos viajar para descansar, além disso, para comemorar nosso aniversario de casamento. Antes das conjunções: mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto, logo:  Ex.: Sei que você não gosta de estudar quando é feriado, mas será preciso para fazer um bom exame. Antes de locuções adversativas como "e sim", "e não". Entretanto, não se devem isolar essas locuções adversativas com vírgula. Usa-se somente uma, precedendo-as: Ex.: Ele comprou um DVD, e não um CD. Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, e sim as que ele quis. Para separar, nas datas, o lugar , nos endereços, o número: Ex.: Belo Horizonte, 13 de novembro de Rua da Alegria, nº 30. Antes de “e”, quando as orações apresentarem sujeitos diferentes ou quando o “e” se repetir: Ex.: Fez-se o céu, e a terra, e o mar. João escreveu uma carta, e José arrumou a cama. 

19 Ponto Final (.) É usado ao final de frases para indicar uma pausa total: a) Não quero dizer nada. b) Eu amo minha família. E em abreviaturas: Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.

20 Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para: a) Formular perguntas diretas: Você quer ir conosco ao cinema? Desejam participar da festa de confraternização? b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação: O quê? não acredito que você tenha feito isso! (atitude de indignação) Não esperava que fosse receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (surpresa)  Qual será a minha colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (expectativa)

21 Ponto e Vírgula (;) É usado para: a) separar itens enumerados: A Matemática se divide em: - geometria; - álgebra; - trigonometria; - financeira. b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

22 Parênteses () São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações. Ex.: Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o predomínio de vírgulas).

23 Aspas (“”) São usadas para indicar: a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09) b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

24 Dois Pontos (:) a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala: Ex.: Ele respondeu: não, muito obrigado! b) se quer indicar uma enumeração: Ex.: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

25 Reticências (...) São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando: a) (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais invejo? O brando ninho aonde o nosso beijo Será mais puro e doce que uma asa? (...) b) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade... c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

26 Travessão (-) O travessão é indicado para: a) Indicar a mudança de interlocutor em um diálogo: Ex.: - Quais ideias você tem para revelar? - Não sei se serão bem-vindas. - Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto. b) Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses: Ex.: Precisamos acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo. Não aja dessa forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado. c) Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra: Ex.: O prêmio foi destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada. Gostaria de parabenizar a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.

27 Ponto de Exclamação (!) a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto: Ex,: Iremos viajar! (entusiasmo) Foi ele o vencedor! (surpresa) Por favor, não me deixe aqui! (súplica) Que horror! Não esperava tal atitude.  (espanto)  Seja rápido! (ordem) b) Depois de vocativos e algumas interjeições: Ex.: Ui! que susto você me deu. (interjeição) Foi você mesmo, garoto! (vocativo) c) Nas frases que exprimem desejo: Oh, Deus, ajude-me!  Observações dignas de nota: * Quando a intenção comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe: Que que eu posso fazer agora?! * Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note: Não!!! – gritou a mãe desesperada ao ver o filho em perigo.  

28 Referência: CUNHA, Celso Ferreira, Da. Gramática da Língua portuguesa. Rio de Janeiro. Editora FAE, 1992.  DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. “Artigo de opinião”; Português. Disponível em < Acesso em 01 de setembro de 2015.  FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Brasileiro da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.  MARTINEZ, Joanir Fernandes. Coletânea Nossa Língua Portuguesa. 1 ed.vol1: Instituto Nacional de Educação a Distância, INED, Disponível em < Acesso em 02 de setembro de 2015.  ONU. Assembleia Geral das Nações Unidas. Adolescência, juventude e redução da maioridade penal. Brasília: Disponível em < Acesso em 31 de agosto de 2015.  SACCONI, Antônio Luiz. Nossa Gramática. Brasil: Nova Geração, 2011, p.411. Disponível em < Acesso em 02 de setembro de 2015.  SILVA, Maria Cabral Da. “Artigo de Opinião”; Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 01 de setembro de 2015.   VILARINHO, Sabrina. “Artigo de Opinião em Gêneros textuais jornalísticos”; Mundo Educação. Disponível em < Acesso 01 de setembro de 2015.   RUIZ, Eliana Maria Severino Danaio. Como se corrige redação na escola. Campinas, SP, 1998. PUFF, Jeferson. “Duas visões: O Brasil deve reduzir a maioridade penal?”; BBC Brasil. Disponível em < Acesso em 11 de outubro de 2015.  DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Sinais de Pontuação"; Brasil Escola. Disponível em < Acesso em 17 de outubro de 2015.

29 OBRIGADa!!!


Carregar ppt "Reescrita: Artigo de Opinião Redução da Maioridade Penal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google