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Disciplina: Informática Basica Professora: Kércia Santos

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Apresentação em tema: "Disciplina: Informática Basica Professora: Kércia Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Informática Basica Professora: Kércia Santos
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PIAUÍ CAMPUS/ TERESINA – ZONA SUL Disciplina: Informática Basica Professora: Kércia Santos 2015

2 INTRODUÇÃO A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores que permitam aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Podemos definir a informática como a “ciência do tratamento automático das informações”. Estuda a estrutura e o tratamento das informações sob suas mais variadas formas: números, textos, gráficos, imagens, sons, etc. Entre as principais funções da Informática, destacam-se: o desenvolvimento de novas máquinas; o desenvolvimento de novos métodos de trabalho (como linguagens de programação); a construção de aplicações automáticas (como automação bancária).

3 O termo Informática foi criado na França em 1962, vindo da contração das palavras da expressão “informação automática”. Uma outra visão do termo informática a situa como a intersecção de quatro áreas do conhecimento: Ciência da Computação, Ciência da Informação, Teoria dos Sistemas e Cibernética. A Ciência da Computação preocupa-se com o processamento dos dados. A Ciência da Informação volta-se ao armazenamento da informação e sua veiculação. A Teoria dos Sistemas sugere a solução de problemas a partir da conjugação de elementos. Por último, a Cibernética refere-se à busca da eficácia através de mecanismos de automação.

4 Finalmente, costuma-se denominar computador como qualquer conjunto de uma ou mais máquinas que trabalham em conjunto no processamento eletrônico de dados. Os computadores podem ser classificados a partir de diversos critérios. Alguns deles são: Quanto à característica de operação: computadores analógicos e digitais. Os analógicos convertem a manifestação do fenômeno que se quer aferir em algum tipo de sinalização visual que se comporte analogamente. Já os digitais processam informações representadas por combinações de dados discretos ou descontínuos; Quanto à característica de utilização: computadores científicos e comerciais; Quanto à característica de construção: computadores de 1ª, 2ª, 3ª , 4ª e 5ª geração; Quanto ao porte: Pequeno(Microcomputadores), Médio(Minicomputadores) e Grande (Mainframes e Super computadores) porte

5 Histórico e Evolução Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR, significa fazer cálculos, contar,efetuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO . Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede. Com a evolução da humanidade, novas invenções para auxiliar os cálculos tornaram-se de fundamental importância e necessidade para o homem cada vez mais moderno. Vamos, a seguir, acompanhar um pouco toda essa evolução.

6 Breve Histórico: O Ábaco, constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles.Foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Ábaco Chinês Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar e subtrair (máquina Pascalina) totalmente mecânica em 1642, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador. Pascalina

7 Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir, ou seja, era capaz de executar as quatro operações matemáticas básicas. Calculadora de Leibniz Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês,criou o tear automático controlado por cartões perfurados (introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas)em 1801 Tear Programável

8 Máquina das diferenças
Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em Babbage é considerado o precursor dos modernos computadores eletrônicos digitais, sendo, pois, considerado por muitos como o pai dos computadores modernos.pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em execução e (c)saída. Máquina Analítica Máquina das diferenças

9 Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) chamada máquina tabuladora para processar o Censo Americano de 1890. Máquina tabuladora

10 Gerações de computadores:
1ª Geração ( ): Tecnologia: Válvulas · grande consumo de energia: válvulas · confiabilidade não garantida: deixavam de funcionar após muitas horas de uso Aplicação: campo científico e militar Linguagem de Programação: Linguagem de Máquina Memória auxiliar: Cartões perfurados Velocidade: milissegundos (milésimos de segundos 10-3 s) Memória: 2KB Computadores: MARK 1 , ENIAC, UNIVAC Válvula

11 Mark I foi o primeiro computador eletro-mecânico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944; MARK I ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em Tinha cerca de válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos. ENIAC

12 2ª Geração (1952 - 1964):Tecnologia: Transistores
· + potência e confiabilidade · - tamanho e consumo de energia Aplicação: científico, militar, administrativa e gerencial Linguagem de Programação: Linguagem de Montagem (assembly) e Linguagens de alto nível (COBOL, ALGOL, FORTRAN) Memória auxiliar: fitas e tambores magnéticos Velocidade: microssegundos (milionésimos de segundo 10-6) Memória: 32KB Computadores: IBM 1401 , IBM 7094 Transistor

13 Primeiro PC: Manchester Mark
3ª Geração ( ): Tecnologia: Circuitos Integrados - CI (minicomputadores) · miniaturização de transistores num único chip · baixíssimo consumo de energia · computadores muito mais confiáveis, compactos e rápidos Software: desenvolvimento de SO Memória auxiliar: semicondutores e discos magnéticos Velocidade: nanossegundos (bilionésimos de segundo 10-9 ) Memória: 128KB Computadores: IBM 360, IBM 370 Primeiro PC: Manchester Mark

14 Computadores: INTEL 8080, IBM 3090, Cray, Micros
4ª Geração ( ): Eram computadores constituídos de circuitos integrados em alta escala de integração( LSI - Large Scale of Integration e VLSI - Very Large Scale of Integration) Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores Tecnologia: CI-VLSI Memória: 1MB Computadores: INTEL 8080, IBM 3090, Cray, Micros - Surgiram os novos computadores, ainda menores, mais velozes (passando a atingir trilionésimos de segundos) e mais poderosos. - Surgiu o microcomputador e a era da informática pessoal

15 5ª Geração( ??): CI - ULSI (Ultra Large Scale of Integration) Processamento Paralelo, Robótica Os computadores são capazes de entender a linguagem natural do homem, e a inteligência Artificial é a fonte de diversos avanços. Velocidade: em Megaflops (milhões de operações de ponto flutuante por segundo) Computadores: INTEL 80286/80386/80486/PENTIUM

16 Classificação dos computadores quanto ao porte
Computadores de Pequeno Porte ou microcomputadores(Notebooks, Desktops, Palmtops...): É a categoria mais importante de sistemas de computadores para usuários finais. Os microcomputadores são apresentados em uma multiplicidade de tamanho e formas para uma série de propósitos. Os PC’s, por exemplo, são encontrados em modelos portáteis (notebook, palmtop), de mesa e de chão.

17 Computadores de Médio Porte ou Minicomputadores :
Incluindo microcomputadores e sofisticados servidores de rede, são sistemas para múltiplos usuários que podem gerenciar redes de PC’s e terminais. São usados para pesquisa cientifica, sistemas de instrumentação,análise de engenharia, monitoração e controle de processos industriais Minicomputador PDP-11- DEC

18 Computadores de Grande Porte : Mainframes:
- Projetados para manusear considerável volume de dados e executar simultaneamente programas de um grande número de usuários. São sistemas grandes, rápidos e potentes. Possuem alta capacidade de processamento e de armazenamento. - Os mainframes gerenciam bancos internacionais, companhias aéreas ... Mainframe Honeywell-Bull DPS 7 da BWW

19 Supercomputador da NASA
Supercomputadores: - São computadores de grande porte projetados para realizar grandes quantidades de cálculos matemáticos para aplicações tais como previsão do tempo, simulação. São, portanto, poderosos sistemas especificamente projetados para aplicações científicas, engenharia e negócios, exigindo velocidades extremamente elevadas para gigantescos cálculos numéricos. Inclui agências governamentais de pesquisa, grandes universidades e empresas. Supercomputador da NASA

20 Conceitos Básicos O que é Dado e o que é Informação?
–– Dados: Algum tipo desorganizado de informação que não significa nada isoladamente. –– Informação: É o resultado da transformação dos dados em algo útil e organizado para o usuário. Ex: Se eu entrar na sala de aula gritando nove (9). Eu estou apresentando um dado. O nove não tem significado nenhum. Agora, se eu ao invés de gritar nove, gritasse: “na página nove, da apostila, temos algumas questões de prova”. Então estaria passando uma informação.

21 Operações básicas que um computador realiza com um dado
Um computador pode realizar quatro operações básicas com um dado:  Entrada (Input) Processamento (Processing) Saída (output) Armazenamento (storage)

22 FUNCIONAMENTO O computador só pode identificar a informação através de sua capacidade de distinguir entre dois estados, quando permite ou não a passagem de corrente elétrica. A uma destas opções o computador associa o valor 1 e, ao outro estado, o valor 0. Essa é a essência de um sistema chamado biestável. Cada sinal elétrico que o computador processa é chamado de BIT (BInary digiT) e é representado simbolicamente por “0” ou “1” A representação de cada um dos símbolos, incluindo letras,algarismos e sinais de pontuação, é feita através de grupos bits. Cada grupo de 8 (oito) bits é denominado ByTE (Bynary TErm).

23 NC = Número de Combinações nb = número de bits Múltiplos do Byte
Para se conhecer o número de combinações que podemos ter com um determinado número de bits, usaremos a seguinte fórmula:  NC = 2 nb Onde: NC = Número de Combinações nb = número de bits Múltiplos do Byte Kilobyte(KB) : equivale a 1024 bytes = 210 bytes Megabyte(MB) : equivale a 1024 Kilobytes (1024 Kb) = 220 bytes Gigabyte(GB) : equivale a 1024 Megabytes (1024 MB) = 230 bytes Terabyte(TB) : equivale a 1024 Gigabytes (1024 Gb) = 240 bytes

24 Para transformar múltiplos menores em maiores basta efetuar divisões por 1024 e para transformar múltiplos maiores em menores basta efetuar multiplicações por 1024 ÷1024 ÷1024 ÷1024 ÷1024 Byte → KiloByte → MegaByte → GigaByte → Terabyte Byte ← KiloByte ← MegaByte ← GigaByte ← TeraByte x1024 x1024 x1024 x1024 OBS! A letra K vem de kilo que representa mil. Contudo em Informática, um Kilo representa 1024, e não Isso se deve ao fato de que os números na Informática são elevados à base 2, devido o sistema binário e não a base 10 como acontece no sistema decimal. 1024 = = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2

25 Computador A placa mãe, ou motherboard, é possivelmente a parte mais importante do computador. Ela gerencia toda a transação de dados entre a UCP e os periféricos. Ela define a arquitetura do seu computador. Componentes presentes na Placa Mãe: - UCP; - Memórias; - Barramentos; - Slots Gabinete: Contêm a fonte, placa mãe, dispositivos de armazenamento, placas de expansão, memória, etc... Existem vários modelos de designes e tamanhos variados. Também exigem compatibilidade com o tipo de fonte e, em alguns casos, com a placa mãe.

26 Fonte : Recebe corrente alternada de 110 ou 220 volts vinda do estabilizador e a transforma em corrente contínua de 5, -5, 12 e -12 volts. Existem basicamente dois tipos de fonte: AT e ATX AT: Possui uma chave liga/desliga e a saída é um conjunto de dois conectores semelhantes. ATX: Também chamada de fonte inteligente, ela não possui uma chave liga/desliga (seu desligamento é realizado por um pulso enviado através da placa mãe). Possui um único conector de saída Barramento é uma via de tráfego interna, através da qual os sinais transitam entre os diversos componentes do computador. Também é chamado de bus.

27 Fisicamente, correspondem a fios que conduzem os sinais elétricos
Fisicamente, correspondem a fios que conduzem os sinais elétricos. Entre a memória e a CPU existem três conjuntos de fios: barramento de dados, por onde trafegam os dados, barramento de endereços, por onde é enviada a localização (ou endereço) do dado na memória e o barramento de controle, para sincronizar os barramentos anteriores. por exemplo, indica se um dado vai ser copiado/lido ou escrito na memória) Também existe o chamado barramento de expansão (também subdividido em dado, controle e endereço), que liga CPU e memória com o mundo exterior, ou seja, com os dispositivos de entrada e saída. Chama-se slot um soquete projetado para receber placas de expansão e conectá-las ao barramento de expansão do sistema.

28 Padrões de barramento:
- ISA, que começou com 8 bits e foi expandido para 16. Hoje usa 8 ou 16 bits dependendo da placa que é conectada; - EISA e MCA, com 32 bits. EISA é compatível com slots de 8 ou 16 bits. MCA não; - VLB, com 32 bits; - PCI, com 32 ou 64 bits.

29 O problema com estes conceitos é que já foram construídos computadores que os contradizem. Por isso, o conceito mais coerente remete ao sistema de endereçamento da memória. Ele numera os bytes seqüencialmente a partir de zero. Os diversos modelos de computadores podem reunir os bytes em grupos de 2, 4, 6 ou até mesmo 8, dando um endereço particular para cada um dos grupos formados. Esse grupo de bytes, determinado pela arquitetura do computador, recebe o nome de palavra e será a unidade básica a ser trocada entre memória e CPU. Se falamos de um microcomputador de 8, 16, 32 ou 64 bits, estamos falando de um processador que consegue trazer 1, 2, 4 ou 8 bytes em cada acesso à memória.

30 Hardware Software Peopleware
Sistema Computacional Para a existência de um sistema de computação são necessários três componentes: Hardware Software Peopleware

31 Hardware – Corresponde à parte física do computador, isto é, todos os componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos que o compõem. Notemos o hardware inclui componentes externos (visíveis para você) e componentes internos (que ficam dentro do gabinete). Software – Responsável pela organização e metodologia nas quais os dados serão processados. É um termo geral usado para se referir a um conjunto de programas. O programa corresponde a um conjunto de instruções que permite ao computador executar determinada tarefa. Peopleware – Pessoa ou grupo de pessoas que utiliza o software e o hardware, inserindo ou retirando informações do sistema. São profissionais geralmente relacionados: usuário habilitado, digitador, operador, programador, analista de sistemas, web-designer...

32 Hardware : é a parte física de um sistema computacional
O Hardware de um computador é constituído por elementos básicos, ditos UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS: 1)Unidade Central de Processamento (UCP) 2)Unidades de Armazenamento de Dados 3)Unidades de Entrada e Saída de Dados .

33 Hardware – Componentes
1) CPU ou UCP ou Processador Este é o principal componente da placa-mãe . Placa – mãe possui a principal função que é permitir que a UCP se comunique com todos os periféricos instalados, e geralmente é o fator determinante na velocidade da máquina. Para nós, usuários de microcomputador, o que interessa saber é que a UCP representa o cérebro do computador. É através dela que todas as atividades são realizadas. processadores Placa mãe

34 Componentes do Processador: O processador é dividido e duas partes:
1.1) Unidade de Controle (UC) A sincronização é necessária para que outros componentes do sistema de computação funcionem de maneira correta. A UC do processador possui um elemento chamado clock que emite pulsos elétricos ao processador , fazendo com que ele funcione. Os pulsos emitidos pelo clock são medidos em GHZ (Gigahertz). Responsável pelo funcionamento dos dispositivos do computador, dando as ordens necessárias para que as instruções sejam corretamente executadas; Coordena as atividades das demais unidades do sistema. Controle de entrada de dados; Interpretação de cada instrução de um programa; Controle de saída de dados.

35 1.2) Unidade Lógica e Aritmética (ULA)
É a parte do processador que realiza as operações lógicas e aritméticas. Atualmente, os processadores possuem diversas ULAs, classificadas de acordo com suas funções (operação com valores inteiros, operações com valores de ponto flutuante,...) Quando um programa solicita uma operação matemática ao computador, a UC entrega para ULA os dados envolvidos e a operação a ser utilizada. A ULA executa o cálculo e imediatamente devolve os dados para a UC.

36 Registradores: Os registradores armazenam os dados que serão enviados para a ULA e armazena também as informações geradas pela ULA. Registradores Importantes na UCP Na UC - CI Contador de Instruções (em inglês: PC - Program Counter) - armazena o endereço da próxima instrução a ser Na UC - RI Registrador de Instrução (em inglês: IR - Instruction Register) - armazena a instrução a ser executada. Na ULA - ACC Acumulador (em inglês:ACC - Accumulator) - armazena os dados (de entrada e resultados) para as operações na ULA; o acumulador é um dos principais elementos que definem o tamanho da palavra do computador

37 Existem dois tipos básicos de processador com relação as instruções que este realiza: CISC e RISC.
CISC (Complex Instruction Set Computer): O processador contém um conjunto de instruções maior e mais complexo, implicando num processador mais complexo, com ciclo de processamento mais lento. Dissipam mais calor que o RISC. Exemplo de processadores do tipo CISC: Macintosh; OBS! Os processadores do tipo CISC suportam instruções mais complexas, com tamanhos variáveis, e depois o executam internamente. Cada instrução pode demorar um tempo diferente para ser completada. Geralmente tendem a ser mais lentos, pois apesar de oferecerem um grande conjunto de instruções, precisam implementar todas elas em nível de hardware, mas apenas algumas são mais utilizadas, assim temos uma perda de espaço que poderia ser otimizado

38 RISC (Reduced Instruction Set Computer: O processador contém um conjunto de instruções menor e mais simples, implicando num processador mais simples, com ciclo de processamento rápido. Atinge maiores freqüências que os CISC. Exemplo de processadores do tipo RISC: Power PC, Alpha, Sparc; Os processadores RISC utilizam instruções de tamanho fixo, e que geralmente demoram o mesmo tempo para serem executadas. Os processadores atuais de desktop (AMD e INTEL) suportam os comandos de uma arquitetura CISC, mas internamente esses códigos são quebrados em instruções RISC, para serem processados mais rapidamente.

39 2) Unidades de Armazenamento de Dados (Memórias)
Um microcomputador possui dois tipos de memórias. A memória ROM e a memória RAM. Memória ROM (Ready Only Memory) Já vem gravada de fábrica e contém as informações básicas para o funcionamento do computador Ativa os dispositivos necessários para a inicialização das tarefas. Funciona como se fosse um manual de consultas interno do computador.

40 Firmwares – programas gravados em memórias ROM
ROM BIOS (Basic Input/Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída):É o primeiro programa da ROM, mais voltado para o Hardware. Ou seja, este programa é encarregado de fazer toda a inicialização (boot) do computador, reconhecendo os dispositivos de hardware instalados, e prover as informações básicas para o funcionamento do computador. SETUP :Este é outro programa da ROM. Porém, este é utilizado para configurar o programa da ROM BIOS. Ele permite, por exemplo, alterar a sequência de leitura inicial dos discos, alterar a hora do sistema, entre outras configurações. Permite também ver a temperatura do processador e forçar a reinicilização do computador caso a temperatura exceda a determinada no SETUP.

41 Lembre-se que todas as informações contidas no SETUP conforme configuradas, são lidas pelo programa ROM BIOS na inicialização e atua de acordo com elas. É importante lembrar que estas informações configuradas no SETUP estão armazenadas em uma memória do tipo RAM que perde as informações quando o computador é desligado. Porém, para manter estas informações, uma bateria é utilizada para que mesmo na ausência de energia elétrica as informações sejam mantidas. Esta memória do tipo RAM é chamada de CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor). POST : POST é o nome dado ao teste iniciado pela ROM BIOS. Este teste tem como finalidade verificar a quantidade de memória RAM disponível, além de verificar o(s) disco(s) rígido(s), drives como Disquete e CD ou DVD instalados no computador e carrega o sistema operacional na memória RAM.

42 Tipos de memória ROM (evoluções)
PROM: (Programmable Read Only Memory): Programável uma vez; EPROM: (Erasable Programmable Read Only Memory): Regraváveis, ou seja, podemos gravar apagar e regravar. Utiliza-se o método de luz ultravioleta e pulsos elétricos para apagar as informações já existentes. EEPROM: (Eletrically Erasable Programmable Read Only Memory): Regravável. Porém, podemos selecionar o que será a pagado ao invés de apagarmos todas as informações.

43 Memória RAM (Random Access Memory)
memória volátil utilizada apenas para trabalho armazenamento temporário de programas e dados As memórias DRAM são formadas por chips que contém uma quantidade elevadíssima de capacitores e transistores. Basicamente, um capacitor e um transistor, juntos, formam uma célula de memória. O primeiro tem a função de armazenar corrente elétrica por um certo tempo, enquanto que o segundo controla a passagem dessa corrente.

44 Tipos de memórias RAM : Memória RAM Estática (SRAM)
São memórias que utilizam para cada bit que pode ser armazenado, de quatro a seis transistores integrados. Isso simplifica a sua operação (não requerem operação de refresh periódico), são mais velozes que as DRAMs, mas por possuírem mais componentes integrados são caras e são maiores que as DRAMs. São utilizadas em caches de memória Memória RAM Dinâmica (DRAM) São memórias que utilizam para cada bit que pode ser armazenado, apenas um transistor e um capacitor. Devido a esse tipo de circuito, os dados armazenados vão sendo perdidos com o tempo. Pra que os dados fiquem armazenados, as memórias DRAMs possuem circuitos especiais (Circuitos de refresh), que acessam milhares de vezes por segundo todas as células da memória e atualizam (refresh) o seu conteúdo. Este é o motivo pelo qual ela é chamada de memória dinâmica. São mais lentas, são menores e mais baratas que as memórias SRAMs.

45 Se o capacitor estiver armazenamento corrente, tem-se um bit 1
Se o capacitor estiver armazenamento corrente, tem-se um bit 1. Se não estiver, tem-se um bit 0. O problema é que a informação é mantida por um curto de período de tempo e, para que não haja perda de dados da memória, um componente do controlador de memória é responsável pela função de refresh (ou refrescamento), que consiste em regravar o conteúdo da célula de tempos em tempos. Note que esse processo é realizado milhares de vezes por segundo. O refresh é uma solução, porém acompanhada de "feitos colaterais": esse processo aumenta o consumo de energia e, por consequência, aumenta o calor gerado. Além disso, a velocidade de acesso à memória acaba sendo reduzida. São utilizadas como memória principal dos sistemas de computação.

46 MRAM (Magnetoresistive Random-Access Memory - RAM Magneto-resistiva): a memória MRAM vem sendo estudada há tempos, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. Trata-se de um tipo de memória até certo ponto semelhante à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Graças a isso, essas memórias consomem menor quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica. O problema das memórias MRAM é que elas armazenam pouca quantidade de dados e são muito caras, portanto, pouco provavelmente serão adotadas em larga escala.

47 2.1) MEMÓRIA PRINCIPAL A CPU, UCP ou Processador se comunica diretamente com a memória principal para receber instruções, dados e retornar resultados. A memória principal é uma área de armazenamento temporário, pois é uma memória do tipo RAM Dinâmica (DRAM). A memória principal é formada por elementos de armazenamento de dados organizados na forma de uma matriz. Todas as células de armazenamento da memória possuem tamanho igual. Os endereços de memória são conhecidos pela Unidade de Controle (UC) do processador e utilizados por ela para acessar os dados ou instruções durante as atividades de processamento.

48 Níveis da memória Cache:
A memória principal pode ter seu tamanho (Capacidade) alterado. Quanto maior for sua capacidade de armazenamento, mais rápido se torna o processamento e melhor fica o desempenho do computador. 2.2) CACHE A memória Cache é um tipo de Memória RAM, porem mais rápido e mais caro. Serve para acelerar o processamento. O cache reduz sensivelmente a velocidade de acesso médio a memória principal armazenando as mais requisitadas instruções e dados. Níveis da memória Cache: Cache L1: Localizada no processador; Cache L2: Anteriormente integrado na placa-mãe, agora presente no processador; Cache L3: Localizada na placa-mãe, tratada como memória suplementar.

49 2.3) MEMÓRIA AUXILIAR OU SECUNDÁRIA
Como o próprio nome já diz, Memória auxiliar consiste nos itens destinados ao auxílio à guarda de dados. Sem eles se torna praticamente impossível guardar informações. 2.3.1) Unidades de armazenamento magnético: A principal forma de armazenar dados em um computador é por intermédio dos discos magnéticos. Os discos magnéticos podem ser classificados em discos fixos e discos removíveis. Disco Rígido(Disco Fixo) ou HD Dispositivo principal do computador para armazenamento de informações Armazenamento não-volátil Informações armazenadas na forma de arquivos

50 Existem HDs internos e externos
O disco rígido é composto por vários discos. A superfície de um disco é dividida em trilhas. As trilhas são círculos concêntricos. Cada trilha é dividida em setores. Um cilindro é formado por várias trilhas de mesmo número localizadas nos diversos discos.

51 Disco flexível(Removível)Magnético: Disquete
- Armazenamento não-volátil - tamanho comum: 3 1/2 polegadas Capacidade de Armazenamento 1,44 MB O disquete para ser lido ou gravado por um computador é preciso que ele tenha Drive de Disquete (Drive A) Disco flexível(Removível) Magnético : Pen-Drive Armazenamento não-volátil; Capacidade de Armazenamento em MB ou GB; O Pen-Drive para ser lido ou gravado por um computador é preciso que ele tenha entradas USBs

52 2.3.2) Unidades de armazenamento óptico:
Os meios ópticos são lidos por drives que utilizam raio laser para essa operação Os meios ópticos podem ser divididos em três categorias: ROM: os dados gravados pelo fabricante são permanentes e podem ser lidos muitas vezes. Ex) CDs de áudio WORM: os dados são gravados apenas uma vez, não podendo mais ser alterados, apenas lidos. Regraváveis: os dados são gravados e alterados sem restrições Os Tipos mais comuns de Discos Ópticos são: CD e DVD CD-ROM ou DVD-ROM (memória apenas de leitura) CD-R ou DVD-R :Permite a gravação de Dados apenas uma vez,depois disso só pode ser lido) CD-RW ou DVD- RW(Os CD-RW e DVD-RW são para leitura e escrita)

53 2.4) Memória VIRTUAL É uma memória controlada pelo Sistema Operacional.Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória DRAM - Dynamic Random Access Memory). É comum afirmar que é a parte da memória fixa (no caso HD) que é usada como memória provisória (no caso a RAM). É importante lembrar que o armazenamento é temporário e só é usado para executar programas ou arquivos que necessitem mais memória do que o existente e os dados do programa que não cabem na memória RAM são salvos em arquivos de paginação no HD.


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