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Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade,

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1 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz de: Conhecer o significado de mudança e entender os elementos da cultura organizacional; tendo assim, competência para identificar os elementos da cultura organizacional da sua instituição.

2 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Mudança Comportamental: Cultura, Crenças E Valores Mudar - é uma ação quase sempre incomoda. Tal sensação tende a diminuir conforme o tempo, ou seja, nos acostumamos com o “andar da carruagem. A mudança nos tira da nossa zona de conforto. Estamos acostumados a fazer as coisas de determinada forma, e qualquer alteração dessa rotina nos incomoda. -sair da zona de conforto nos impõe desafios, e com os desafios aprendemos e nos superamos!

3 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Cultura Organizacional Ao entrar em qualquer organização observamos primeiramente a arquitetura e as cores do ambiente, os móveis, o movimento do pessoal e os equipamentos e máquinas. Corpo funcional -Mesmo sendo tão diverso e distinto -O corpo funcional assemelham-se nos ritmos, comportamentos e jeitos. Deixando de lado todos esses fatores de fácil observação - sabe-se que as pessoas nas organizações não são peças de máquinas e também não são seres estritamente profissionais Apresentam comportamentos e sentimentos -de amizade e hostilidade, cooperação e competição, formam grupos e criam regras e normas para a sobrevivência

4 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Cultura organizacional Padrão compartilhado de crenças, suposições e expectativas tidas pelos funcionários da organização Maneira característica de perceber os artefatos da organização e o ambiente, Normas, papéis e valores na forma como existem externamente ao indivíduo. A cultura reflete a identidade da organização.

5 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Niveis de Cultura Manifestações abertas muito tangíveis Suposições básicas, inconscientes e profundamente inseridas Temos então: crenças, normas e regras de comportamento e valores assumidos pelos membros da organização. A Figura 2, adaptado de Schein (2009), mostra os Níveis de cultura.

6 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Figura 2: Níveis de cultura Fonte: Adaptado de Schein (2009)

7 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Valores Importantes para o sucesso da organização Devem ser considerados como elementos norteadores para o comportamento organizacional no dia a dia. Os valores orientam e guiam a organização.

8 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Valores. Exemplos que podemos destacar são os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Princípios de Diretrizes, do Rio Grande do Sul (2014) Cidadania: Universalidade: Descentralização e Hierarquização: Integralidade: Intersetorialidade: Controle Social: Pode ocorrer que alguns dos valores declarados nem sempre são os valores reais que guiam o comportamento das pessoas nas organizações.

9 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Crenças e Pressupostos Expressam aquilo que é tido como a verdade no ambiente organizacional Uma verdade não é questionada nem discutida, é natural As crenças compartilhadas e incorporadas pelos membros de uma empresa dizem respeito: à importância de ser a melhor, à comunicação, aos detalhes de execução das tarefas, à informalidade como estímulo, entre outras.

10 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Alguns exemplos de pressupostos mais comuns são: “é na escola que se aprende”, “a missão da medicina é salvar vidas”. verdades absolutas não serão mais questionadas, problematizadas ou politizadas. Ficam congeladas no tempo e no espaço, e não são relativas a um contexto histórico ou época especifica, nem mesmo restrita ao uso do conhecimento e tecnologia do momento.

11 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Ritos, Rituais e Cerimônias Cerimônias especiais como jantares de homenagem Premiação Festas e reuniões anuais Ritos e rituais diárias Reuniões de departamento Comitês Carregam simbolicamente a importância relativa dos valores, funções e atividades da organização aos funcionários. Os ritos e rituais sociais definem: - as interações diárias e reforçam as orientações da organização

12 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Sagas e Heróis Sagas narrativas heroicas -enfatizam o caminho percorrido pela organização -ênfase em grandes obstáculos – conquistados, vencidos. Função da saga - a admiração dos trabalhadores-fazer parte de algo tão especial. Heróis fazem parte dessas sagas servem como modelo de comportamento, estabelecem padrões de desempenho e motivam os funcionários.

13 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Estórias Narrativas fundamentadas em eventos reais que relatam sobre a organização Organizam as crenças sobre a organização e seu sistema de valores Ajudam a compreender como as coisas são feitas Estórias negativas podem ensinar aos trabalhadores com o que devem ter cuidado.

14 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Tabus Aspectos que regem a vida grupal. Transmitem a ideia dos limites aceitáveis para os comportamentos e interações. É relevante definir as áreas proibidas.

15 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Normas Cmportamentos e/ou procedimentos que são considerados padrão As normas são associadas aos manuais de instruções -como os códigos de conduta -atualmente a maioria das normas estão incorporadas aos próprios sistemas que recusam as situações «fora do padrão».

16 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Funções e Difunções da Cultura Organizacional Funções da cultura organizacional Convivência interna Relação com o mundo exterior Disfunções da cultura organizacional Resistência à necessidade de mudança interna. Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios. Tendência a subestimar outros grupos. utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.

17 Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Resumo Nesta Unidade discutimos inicialmente a necessidade de mudança. Em sequência, iniciamos o debate sobre a Cultura Organizacional, abordamos sobre os aspectos visíveis e invisíveis da organização apresentamos definição sobre cultura organizacional, os níveis de cultura os elementos da cultura organizacional, e por fim as funções e disfunções da cultura.


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