A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A pesca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A pesca."— Transcrição da apresentação:

1 A pesca

2 O que é a pesca? É a arte de pescar.
A pesca consiste em tirar do mar e rios o nosso sustento para o dia-a-dia.

3 Os diferentes tipos de pesca.
Pesca fluvial – diz respeito à pesca que é realizada nos rios. Pesca marítima – diz respeito à pesca que é realizada no mar

4 A pesca A actividade piscatória em Portugal, assume uma certa relevância económica. Tal como na agricultura, essa importância tem vindo a cair ao longo dos anos. Cerca de 0,5% da população portuguesa trabalha no sector das pescas. Contudo, em alguns concelhos do litoral chega a absorver 20 a 25% da população activa.

5 Razões para a decadência da pesca.
Utilização de técnicas rudimentares de pesca. Embarcações velhas, mal apetrechadas e de pequenas dimensões. População piscatória envelhecida (74% tem mais de 45 anos). Fraca formação profissional. Fracos apoios estatais.

6 O que se poderá fazer para tornar a actividade piscatória mas rentável?
Substituir os barcos mais velhos e apetrechar os restantes com os meios tecnológicos adequados. Dar formação profissional aos pescadores. Incentivar os mais novos a ingressar na actividade piscatória. Apoiar financeiramente os pescadores.

7 Regiões piscatórias e principais portos de pesca em Portugal continental.
De entre todos estes portos, os mais importantes são: Matosinhos, Sesimbra, Peniche, Figueira da Foz, e Olhão.

8 O que se pesca no nosso país?
E onde se pesca?

9

10 Quais as razões para a diminuição das reservas naturais de peixe?
Delapidação dos recursos marinhos, quer pela poluição, quer pelo emprego incorrecto de determinadas técnicas (arrasto) e utilização de redes com malhagem inferior à permitida por lei.

11 Açores e Madeira Aos Açores pertencem cerca de 6% da produção piscatória total do País. Quanto à Madeira pertencem cerca de 4,2%. Quer na Madeira, quer nos Açores, o atum é o pescado com maior importância, seguindo-se-lhes o peixe-espada-preto e o carapau.

12 Debate Caracteriza a actividade piscatória em Portugal?
Aponta algumas razões para o decréscimo da importância da pesca na formação do P.I.B. português. O que será necessário fazer para invertermos esta situação? Será que encontramos todo o tipo de peixes na nossa costa? Quais as razões para a diminuição das reservas naturais de peixe?


Carregar ppt "A pesca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google