A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS."— Transcrição da apresentação:

1 COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS. O PRODUTO FINAL DESSAS NOVAS ARTES, PORTANTO, ESTÁ RELACIONADO A UM “FAZER MECÂNICO”, E A ARTE APARECE LIGADA À MÁQUINA, NÃO SÓ PARA SER REALIZADA COMO PARA SER EXIBIDA, COMO É O CASO DO CINEMA.

2 HENRI CARTIER-BRESSON ( ), FOTÓGRAFO IMPORTANTE QUE INICIOU SEU TRABALHO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, É UM BOM EXEMPLO DO QUE A FOTOGRAFIA PODE SER UMA FORMA DE ARTE PRODUZIDA PELA MÁQUINA. SEU TRABALHO CARACTERIZOU-SE, COMO ELE PRÓPRIO DIZIA, PELA CAPTURA DO “MOMENTO DECISIVO”.

3 Au Bord de la Marne (1938) Boulevard Diderot, 1969 POR ELE, O FOTÓGRAFO DEVIA REGISTRAR NA FOTO UM INSTANTE BREVE, MAS QUE REVELA AS AÇÕES COTIDIANAS QUE SÃO CURIOSAS, INTERESSANTES OU COMOVENTES. O FOTÓGRAFO, PORTANTO, PRECISA SABER OLHAR O MUNDO E ESTAR ATENTO PARA TRANSFORMAR EM IMAGEM FIXA UM MOMENTO PASSAGEIRO, QUE ÀS VEZES DURA UMA FRAÇÃO DE SEGUNDO.

4 Atrás da estação Saint Lazare (1932)

5 O CINEMA COMO ARTE E COMO INDÚSTRIA
O CINEMA COMO ARTE E COMO INDÚSTRIA. PODEMOS CONSIDERAR O CINEMA COMO A EXPRESSÃO MAIS CARACTERÍSTICA DE UMA ARTE CRIADA A PARTIR DE DESCOBERTAS TECNOLÓGICAS, PRODUZIDA EM SÉRIE E VOLTADA PARA O CONSUMO DE GRANDES MASSAS. MAS ELE É TAMBÉM UMA INDÚSTRIA: À SEMELHANÇA DE OUTRAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, EXIGE ALTOS INVESTIMENTOS PARA A PRODUÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO MUNDIAL DE CÓPIAS.

6 A ARTE DOS QUADRINHOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX A ARTE DO DESENHO ASSOCIOU-SE A UMA NOVA FORMA DE NARRAR HISTÓRIA AS HISTÓRIAS QUADRINHOS.        

7 EMBORA O DESENHO COMO ILUSTRAÇÃO DE UM TEXTO LITERÁRIO JÁ EXISTISSE HÁ BASTANTE TEMPO, DESENHO E HISTÓRIA INTEGRADAS EM QUADRINHOS SÃO UMA INOVAÇÃO DA DÉCADA DE 19 Á 30. ANTES DISSO, EM, 1895, O NORTE-AMERICANO RICHARD F. FOUCAULT ( ). CRIOU O YELLOW KID, CONSIDERADO A PRIMEIRA PERSONAGEM DE QUE DE QUADRINHOS.        

8   DALI EM DIANTE TORNOU-SE COMUM A PUBLICAÇÃO NOS FORMAIS NORTE-AMERICANO DE TIRAS COM PEQUENAS HISTÓRIAS PROTAGONISTAS POR YELLOU KID, E POR OUTRAS PERSONAGENS.         

9     AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PERSONAGENS CRIADAS NA CIDADE DE 1330 SÃO CONHECIDAS ATÉ OS DIAS DE HOJE. A DURAÇÃO DESSA FAMA, SE DEVE SÃO APENAS Á QUALIDADE DAS HISTÓRIAS MAIS A QUALIDADE DAS HISTÓRIAS DO DESENHO CRIADO PELOS ARTISTAS DA ÉPOCA, SÃO EXEMPLOS FLASH GORDO M, (1934), DE ALEX RAYMOND, E TARZAN (1937), DE BURNET HOBART.

10 ALÉM DESSES HERÓIS, MUITAS OUTRAS PERSONAGENS CRIADAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX SE TORNARAM MUNDIALMENTE CONHECIDAS, COMO SUPER-HOMEM, BATMAN, PRÍNCIPE VALENTE E FANTASMA, POR EXEMPLO. ENTRE AS PERSONAGENS VOLTADAS PARA CRIAÇÃO PEQUENA SÃO TAMBÉM EXEMPLO DESSA ÉPOCA TINTIM, GATO FÉLIX E PATO DONALD. 

11 ENTRE AS PERSONAGENS VOLTADAS PARA CRIAÇÃO PEQUENA SÃO TAMBÉM EXEMPLO DESSA ÉPOCA TINTIM, GATO FÉLIX E PATO DONALD. 

12


Carregar ppt "COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google