A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO Aula: 03. Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), Entende por psicólogos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO Aula: 03. Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), Entende por psicólogos."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO Aula: 03

2 Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), Entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subseqüentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino- aprendizagem no seu aspecto global “ (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos, grupos, famílias e organizações“.

3 O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO O psicólogo que trabalha na educação precisa conhecer o passado para não repetir erros e para ser criativo face às exigências do presente. Anos 70 - marcados em nosso País pelas conseqüências de um regime político autoritário - gerou muito sofrimento humano - as novas gerações em grande parte desconhecem. Formação profissional do psicólogo brasileiro consolidou-se no início dessa década sofreu as conseqüências da repressão das idéias e ações que podiam desvelar problemáticas sociais não assumidas pelo poder político.

4 Manuais de Psicologia traduzidos para o português que favoreciam a repetição do que vinha sendo ensinado nos países do chamado primeiro mundo. Utilizados de maneira reprodutiva, sem apoio em pesquisas que permitissem a crítica e o avanço de conhecimentos. Final da década de 70 evidenciou-se um crescente movimento de reflexão e crítica a respeito da atuação do psicólogo na educação. Particularmente da escola pública que atende a maioria da população, que permaneciam ocultas aos olhos dos profissionais.

5 Educação fenômeno complexo objeto de estudo : psicologia, pedagogia, sociologia, antropologia. Trabalhos práticos ou de pesquisas a escola continua enfrentando dificuldades para atingir seus objetivos. Graves problemas educacionais: Altos índices de evasão Analfabetos Insatisfação de professores pela sua condição de trabalho Insatisfação das famílias pelo insucesso de seus filhos Violência e Drogas Gravidez Precoce

6 Papel do Psicólogo Educacional desenvolver um trabalho em conjunto com educadores, professores, pais e com a restante comunidade escolar. Tornado o processo de aprendizagem efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Centra o seu trabalho no desenvolvimento de capacidades e competências para a população estudantil, com dificuldades de aprendizagem, com problemas emocionais ou com problemas comportamentais..

7 Bom crescimento pessoal, social e afectivo dos alunos e, o bem-estar físico e psíquico dos alunos

8 Segundo Maluf o exercício profissional do psicólogo escolar possibilidades de atuação a nível preventivo: a)Especialista Educacional: aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino aprendizagem, ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família - comunidade - escola através de atuação em equipe interdisciplinar dentro da escola, assim como administrar conflitos sociais em relação ao sistema de ensino e ao planejamento curricular geral a nível de macro sistema educacional.

9 b)Assessor e Consultor: prestação de serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais e orientando programas de apoio administrativos e educacionais como profissional independente. c)Ergonomista: desenvolver estudos e analisar as relações homem ambiente físico- material quanto ao processo ensino- aprendizagem e produtividade educacional; Ecólogo: desenvolver programas visando à qualidade de vida e aos cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas. d)Modificador de Comportamento: implementar programas para alterar comportamentos e hábitos mal adaptados no contexto escolar, além de desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e desenvolvimento humano

10 e)Avaliador: atuar não somente na avaliação do processo ensino-aprendizagem usando e validando instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos, mas também fornecer subsídios para o replanejamento e reformulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe escolar, avaliação da eficiência dos programas educacionais. f)Pesquisador: pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos visando desenvolver o conhecimento científico.


Carregar ppt "O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO Aula: 03. Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991), Entende por psicólogos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google