A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PROCESSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PROCESSOS
EQE 489 ENGENHARIA DE PROCESSOS 14 de outubro de 2015

2 Apresentação dos Alunos
(aguardando o SIGA)

3 CURSO N EQ EB EA QI EAC

4 Periodização 10o 9o 8o 7o < 7o

5 Pré-Requisitos Recomendados
EQE Termodinâmica I EQE Cinética e Cálculo de Reatores EQE Operações Unitárias II

6 Apresentação do Professor

7 Carlos Augusto G. Perlingeiro Sala E – 211
eq.ufrj. br / docentes  carlos

8 CARLOS AUGUSTO GUIMARÃES PERLINGEIRO
(1938, Castro, Paraná) 1957 a 1961 Graduação na Escola Nacional de Química Universidade do Brasil (Praia Vermelha) O mais antigo professor em atividade no CT !!!

9 Aparelhos e Operações Industriais (APOPIND)
1961 Monitor Aparelhos e Operações Industriais (APOPIND) Prof. Alberto Luis Coimbra, M.Sc. (“Guloso”) Um “scholar” (um acadêmico): organizava um Mestrado em Engenharia Química para formar professores de dedicação exclusiva (eram todos de Tempo Parcial) e engenheiros criativos para a indústria.

10 Mestrado em Engenharia Química
1961 Formatura em Química Industrial e Engenharia Química Aprovação em Concurso para a PETROBRAS MAS ... 1962 Renúncia à PETROBRAS em favor do Mestrado em Engenharia Química “tiro no escuro”

11 PETROBRAS 1962 Av. Rio Branco Av. Presidente Vargas

12 PETROBRAS 1962 Av. Rio Branco Av. Presidente Vargas

13 Mas o início do Mestrado foi adiado para 1963
Enquanto isso ... Bolsa de Iniciação Científica (Filtração) e estudo individual como preparação para o Mestrado (na Sala do Prof. Coimbra) E um evento muito importante para minha formação...

14 Participação no Seminário “Use of Computers in Engineering Education”
Promovido pela National Science Foundation Incentivar o uso de computação no ensino de engenharia !!! 2 meses de verão na Universidade de Houston Programação com exercícios em Cálculo Numérico (cerca de 50 professores de Universidades USA e estrangeiras) Substituindo Prof. Coimbra (motivo de saúde)

15 MARÇO DE 1963 INÍCIO DO MESTRADO

16 1963 – Entrada do Prédio de 6 andares da EQ na Praia Vermelha
Donald Katz, Jayr Augusto de Miranda, Liu Kai, Túlio Bracho Henriques, Walmir Gonçalves, Carlos Augusto G. Perlingeiro, Paulo Ribeiro, Nelson Trevisan, Gileno Barreto, Edgard de Souza Aguiar Vieira, Alberto Luiz GalvãoCoimbra, Affonso Carlos Seabra da Silva Telles, Giulio Massarani. Prédio da Escola de Química, Praia Vermelha. Primeira Turma do Mestrado em Engenharia Química, que deu origem à COPPE. Março de 1963

17 (primeira Tese computacional da UFRJ)
Mestrado “Configuração do Escoamento Axissimétrico por Computador Digital” (primeira Tese computacional da UFRJ) (primeira Tese sobre a futura CFD). Como bolsista de Mestrado, colaborava no ensino de graduação da Escola de Química: uma turma de Cálculo Numérico.

18 “Introdução à Comunicação com
Introdução de Computação como matéria obrigatória no currículo da Escola de Química (primeira na UFRJ, talvez no Brasil). Autor de “Introdução à Comunicação com os Computadores Digitais” Primeiro texto estruturado em português sobre Programação para Computadores.

19 “Destilação de Multicomponentes”
1964 Ingresso no Corpo Docente do Mestrado organizando e ministrando a primeira disciplina de “Destilação de Multicomponentes” em nível de pós-graduação, já com enfoque computacional.

20 1965 a 1968 Doutorado no Stevens Institute of Technology, NJ, USA. “Non-Equilibrium Thermodynamics and the Stability Analysis of Continuous Stirred Tank Reactors”. Enquanto isso, foi iniciado, pelo Prof. Coimbra, o Mestrado em Engenharia Mecânica. Foi então criada uma Coordenação. Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Assim nasceu a COPPE !!!

21 1969 em diante - Escola de Química: 90 turmas e alunos de graduação - COPPE: 45 turmas e 390 alunos de pós-graduação - COPPE: 37 Teses de Mestrado e 2 de Doutorado orientadas Introdução da área Engenharia de Processos no Brasil (1976) - Graduação (EQ): Planejamento e Projeto (eletiva). - Pós-Graduação (COPPE): Síntese de Processos e primeiras Teses.

22 ENGENHARIA DE PROCESSOS “Análise, Simulação, Otimização e Síntese de
1969 em diante Livro ENGENHARIA DE PROCESSOS “Análise, Simulação, Otimização e Síntese de Processos Químicos” (Editora Edgard Blücher, 2005)

23

24 Coordenador do PEQ/COPPE (1969-1974 e 1995-1996)
Administração Coordenador do PEQ/COPPE ( e ) Vice-Diretor da COPPE (1975) Diretor Adjunto da Escola de Química (1971 – 1974) Gestão Profa. Hebe Martelli (responsável pela mudança para a Ilha do Fundão) Diretor da Escola de Química (1998 – 2001)

25 Professor Emérito da UFRJ (1997)
Emerência Professor Emérito da UFRJ (1997) Laboratório Dedicado Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ) Profs. Eduardo Mach e Fernando Pellegrini

26

27

28 Professor Colaborador Voluntário ministrando ENGENHARIA DE PROCESSOS
ATUALMENTE Professor Colaborador Voluntário ministrando ENGENHARIA DE PROCESSOS Na Graduação e na Pós-Graduação da Escola de Química Pesquisador Visitante (PV) do Programa de Recursos Humanos PRH-ANP/MCTI na Escola de Química (PRH-13)

29 ATIVIDADES EXTRA - CURRICULARES

30 Passado Futebol de praia (1955-1964)(Leblon) : goleiro
ESPORTES Passado Futebol de praia ( )(Leblon) : goleiro Voleibol: recreio do Sto. Agostinho, Botafogo, praia. (Guilherme & André (meu filho) primeira dupla brasileira a vencer uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e a mais jovem: 19 anos! Atualmente... Voleibol: Piraquê (3as), praia (S & D), Torneios de Masters

31 André entre Smith (amarelo) e Stocklos (azul)
Os Reis da Praia na década de 1990 Seus maiores adversárrios com Guilherme

32 Bárbara (esquerda) e Ághata (à direita) Campeãs Mundiais
Representarão o Brasil na Olimíadas 2016 Treinam na minha rede no Leblon...

33 Semana da Escola 29 de Agosto de 2008 !!! Com equipe de ex-alunos
Campeão da Taça Gibbs-Duhem de Volei da Semana da Escola 29 de Agosto de 2008 !!! Com equipe de ex-alunos

34 Torneio Gibbs-Duhem 2008 Equipe de Ex-Alunos Campeã
Mário Dunlop, o Mário “Cavalo” Hexa-campeão carioca pelo Botafogo e da Seleção Olímpica de Ex-CENPES.

35 Torneio Gibbs-Duhem 2008: Campeão 2013: 3º lugar (Destaque...)

36 Mais uma competição retornando, a Copa Gibbs-Duhem de Vôlei!
2015 Não houve... [ESPORTES] Mais uma competição retornando, a Copa Gibbs-Duhem de Vôlei! A competição mais democrática da Escola de Química está de volta em formato um pouco reduzido devido a problemas com locação de quadra mas se faz presente em mais um ano! Manchete, toque, joelhada, orelhada... vale tudo pra passar a bola pro outro lado! Poderão participar estudantes, funcionários e docentes da Escola de Química. Será reservada uma vaga para equipe de professores/funcionários da Escola de Química.

37 ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
CLIPPER (Ataulfo de Paiva com Carlos Góis, Leblon) Alunos convidados para o Chope do Mestre !

38 PASSEMOS AGORA A COISAS SÉRIAS...

39 CONDUÇÃO DA DISCIPLINA

40 EQE 489 - ENGENHARIA DE PROCESSOS - Turma A
LOCAL/HORÁRIO Sala E-221 – 2as. e 4as. das 10:00 h às 12:00 h. PROFESSOR Carlos Augusto G. Perlingeiro Sala E–211 eq.ufrj. br   INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes

41 As aulas são ministradas com o auxílio de projeções que
permanecem disponíveis no "site" do Professor, permitindo a sua revisão a qualquer momento.

42 As projeções são baseadas no livro - texto
MATERIAL As projeções são baseadas no livro - texto “Engenharia de Processos” (Editora Edgard Blücher, SP), de autoria do Professor. Programas de computador, criados pelo Professor, serão explicados em sala de aula e em aulas práticas no Laboratório de Computação deverão ser utilizados pelos alunos na resolução de problemas.

43 Os assuntos e as datas das aulas, bem como das
ROTEIRO Os assuntos e as datas das aulas, bem como das avaliações, constam no Roteiro divulgado no "site" do Professor. O Roteiro é atualizado no decorrer do Período. O Roteiro é exibido no início de cada aula proporcionando uma visão permanente do contexto geral da disciplina.

44 A avaliação consta de duas Provas e de um Exame Final
realizados no horário das aulas e sem consulta. As datas são definidas antes do início do Período e constam no Roteiro. Não cabe Segunda Chamada para Provas, apenas para o Exame Final, mesmo assim mediante requisição formal. Aos alunos que faltarem a uma das duas Provas ou ao Exame Final, será atribuída a Nota Zero. Esta nota poderá ser substituída pela nota obtida no Exame Final abrangendo toda a matéria ministrada no período.

45 Enunciados e gabaritos são divulgados no "site" logo após as
avaliações. As notas também são divulgadas no "site". SITE

46 RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNOS
Novo Paradigma Segundo as mais recentes tendências reveladas em congressos internacionais sobre ensino de engenharia, a absorção do conhecimento deixou de depender primordialmente do empenho do professor em ensinar para depender primordialmente do empenho do aluno em aprender Assim, nesta disciplina:

47 Cabe ao Professor - expor a matéria de forma clara e organizada; indicar material e exercícios complementares para a fixação dos conhecimentos; - prestar assistência fora da sala de aula no esclarecimento de dúvidas; avaliar o desempenho dos alunos. - proporcionar aos alunos uma passagem agradável e produtiva pela disciplina. agradável  boas lembranças produtiva  aprendizado, aprovação

48 CONQUISTAR A SUA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA !!!
Espera-se do Aluno - assistir às aulas com atenção, assiduidade e pontualidade; estudar: rever o material exposto em sala de aula, resolver os problemas propostos e levar as suas dúvidas ao Professor (se possível, antes da aula seguinte). avaliar o Professor na sua forma de ministrar as aulas e de conduzir a disciplina, oferecendo-lhe sugestões construtivas; CONQUISTAR A SUA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA !!! D = 0,3 Da + 0,7 De D: desempenho na disciplina Da: dedicação nas aulas De: dedicação no estudo complementar

49 Participação dos Alunos nas Aulas AULA NÃO É SESSÃO DE CINEMA !!!
Aula é uma atividade interpessoal ministrada pelo Professor a cada um dos alunos presentes e não às paredes e às carteiras. É falta de respeito para com o Professor dividir a atenção da aula com celulares. O aluno será convidado a se retirar da sala de aula. Nesta Disciplina não há reprovação por falta. A frequência é aferida à vista de todos para fins de conceito. As faltas eventuais podem ser justificadas ao Professor

50 Atendimento Extra - Classe
O Professor atribui elevada prioridade ao atendimento aos alunos fora da sala de aula. Dada a disponibilidade total do Professor no decorrer do Período, não se justifica o acúmulo de dúvidas às vésperas das Provas.

51 Atendimento Extra - Classe
Atenção especial poderá ser dedicada aos alunos que pretendem concluir o Curso ao final do período Alunos nessa condição e com dificuldades, devem procurar o Professor logo no início do Período. E não aparecerem no final do Período com fatos consumados.

52 Apesar de estar em atividade desde 1962
(já se vão 53 anos de Tempo de Residência... Professor de neto de colega...) o Professor mantem o mesmo entusiasmo de sempre. Ainda mais com ...

53 E com ...

54

55 Ao final do Período vocês poderão opinar !
UmA das DISCIPLINAs MAIS IMPORTANTEs da Escola Por quê ? Ao final do Período vocês poderão opinar !


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PROCESSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google