A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Próstata.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Próstata."— Transcrição da apresentação:

1 Próstata

2 Glândula exócrina. Exclusiva do sistema reprodutor masculino. Uma próstata humana adulta saudável é um pouco maior que uma noz, pesa cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.

3 Vista Anterior da Próstata

4 A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen. O Resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides. Relações anatômicas: Anterior: Inferior: Uretra Posterior: Reto. Superior: Bexiga urinaria. Lateral: fibras anteriores do músculo levantador do ânus.

5

6 Vascularização: artéria pudenda interna, artéria vesical inferior e artéria retal média.
Drenagem venosa: veia ilíaca interna Inervação: plexo hipogástrico inferior Drenagem linfática: linfonodos ilíacos externos, linfonodos ilíacos internos.

7

8 Regulação: Para funcionar adequadamente, a próstata necessita de hormônios masculinos (andrógenos), que são responsáveis pelas características sexuais masculinas. O principal hormônios masculino é a testosterona, que é produzida principalmente nos testículos. Alguns hormônios são produzidos em pequenas quantidades nas glândulas supra-renais. Entretanto, o hormônio que regula a próstata é a dihidrotestosterona.

9 A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.
Músculo liso é um tecido muscular de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas. As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o cancro de próstata.

10

11 G R A C I A S


Carregar ppt "Próstata."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google